quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Veja aqui a tabela de horarios de voos da SOL Linhas Aéreas



O primeiro voo da Sol Linhas Aéreas, empresa regional com sede em Cascavel, vai decolar no dia 12. A Sol é mais nova empresa aérea regional do Brasil criada pelo empresário Marcos Solano Vale de Cascavel. As primeiras cidades a serem atendidas serão Cascavel, Foz do Iguaçu, Curitiba e Maringá e não necessariamente nessa ordem. A data para o início das operações foi anunciada hoje durante um café da manhã no Aeroporto Municipal de Cascavel com direito a sobrevoo tudo. Os convidados conheceream os planos da empresa e o prefeito de Cascavel, nosso ex-secretário de Indústria e Comércio, Rubens Bueno comprou a primeira passagem. Clique na imagem para ver os horários dos voos e as rotas.

Nota e correção! 1.Out.2009
Lapso e erro! Quem comprou a primeira passagem da SOL em Cascavel foi o prefeito Edgar Bueno e não Rubens Bueno. Consegui a foto da ocasião. É Edgar e não Rubens que está comprando a passagem. Obrigado, Marcelo!
Opa!

Recebendo Prêmio!


Neumari Cristhine Bristes de Moraes recebeu Prêmio Ava Guarani que homenageia a um egresso de cursos de turismo da região Oeste do Paraná. O Prêmio Avá Guarani é concedido pelo curso de Turismo da Uniguaçu de São Miguel do Iguaçu. Neumari é o caso de egressa que está na área. Ela trabalha no Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu onde é, posso dizer, o braço direito. Atas, registros, convocações, trabalhos, documentação, estudos. UM trabalho árduo! Parabéns Neumari!

sábado, 26 de setembro de 2009

Dia do Turismo: Festival Gastronômico no Centro de Artesanatos de Foz do Iguaçu II


Foto Marcos Labanca

Você ainda pode ir ao Festival Gastronômico e Cultural que está acontecendo no Centro Gastronômico de Foz do Iguaçu, em frente ao Hotel Bourbon até amanhã Dia Mundial do Turismo. Há barracas de comidas de Missal, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena e outros municípios que pertencem ao roteiro Caminhos do Lago de Itaipu. Há também danças, música e apresentações italianas, alemãs, polonesas mas tudo daqui (não é da Alemanha não). Esse pessoal está se organizando turisticamente. E turisticamente aqui significa que traga público à região e gere negócios e rendas.

Há uma entidade chamada Instituto de Turismo e Eventos dos Caminhos do Turismo Integrado ao Lago Itaipu. Nome grande, né? Deixe-me explicar: esse é o nome que está no papel. É a pessoa jurídica. O nome fantasia é Caminhos ao Lago Itaipu Convention & Visitors Bureau. Se você não entende ainda o que é Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) de Foz do Iguaçu talvez entender o CLI-CVB seja difícil.

Mas não precisa. É uma entidade que congrega empresários interessados em fazer "explodir" o turismo na ex-Costa Oeste incluindo Foz do Iguaçu. E turismo não é só uma coisa ondes poucos ganham. Turismo é negócio. Mas é também cultura, valorização das coisas locais, injeção de orgulho das coisas locais e muito mais. E todos devem ganhar com isso. A diferença é que Foz do Iguaçu, agora como Destino Indutor do Desenvolvimento Turístico-econômico de 45 municípios do Oeste, entre eles Cascavel, é parte desse movimento. Antes não. Antes Foz do Iguaçu era um Planeta independente firmemente localizado no Limbo.

Por isso, nesta semena do turismo, se voce puder vá visitar a Feira Gastronômica e veja o que os municípios oferecem em comida, bebida, dança, indústria, educação e outras possibilidades. Permita-se captar o espírito da coisa. Finalmente, cada Dia do Turismo tem um tema que dura até o próximo dia do turismo no ano seguinte. Assim amanhã, dia 27, é dia de comemorar a diversidade e o turismo é apresentado como veículo. Turismo: celebrando a diversidade! Esse é o tema do turismo hoje. Abra o olho para ver (e gostar d')a diferença.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Makro oferece Capacitação em Outubro:




Por onde começo? É o seguinte, clique nas duas figuras acima e você vai entender 70% deste assunto. A Acifi, o Provopar Foz, O Sesc e família akém de SindiHotéis, Iguassu Convention Buereau, a Bunge, Sanepar, o Lions, a Nordeste Alimentos e o chocolate Garotos estão ofrecendo ou apoiando este especial entre 6 e 10 de outubro. Pelo que entendi, no momento eu sei tanto quanto você é que vai haver palestras e aulas na área da alimentação. Por enquanto é só. Eu vou levantar mais dados e já volto ou melhor volto quando der certo.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Pela Duplicação da BR 277: Outdoors na pista


A Campanha BR 277 – Duplicação pela Vida, lançada em Cascavel terá atos públicos em São Miguel e Santa Terezinha nesta quinta-feira, dia 24, e encerra em Foz na sexta-feira.

Lideranças empresariais, políticas e representativas da sociedade civil de municípios da região Oeste continuam a mobilização em prol da duplicação da BR 277, no trecho entre Medianeira e Cascavel. A Campanha BR 277 – Duplicação pela Vida foi lançada na semana passada em Cascavel. Naquele município foi inaugurado o primeiro dos 19 painéis da campanha, com 36 metros cada, que estarão dispostos nos municípios de abrangência entre Foz e Cascavel.

Na seqüência, foram inaugurados outdoors nas cidades Santa Tereza do Oeste; Céu Azul; Matelândia e Medianeira. A série de lançamentos dos painéis para a campanha prossegue nesta quinta-feira, dia 24. Os coordenadores da campanha desencadeada por oito associações comerciais e industriais da região, pela Caciopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná,a Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, e o Sistema Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná estarão nas cidades de São Miguel do Iguaçu, às 9h30, no trevo de acesso a Aurora do Iguaçu, e em Santa Terezinha de Itaipu, às 11 horas, na altura do quilômetro 706 da BR 277.

Em Foz do Iguaçu, o ato que culminará no lançamento do último painel da campanha acontecerá às 8 horas, nas margens da BR 277, no pátio da empresa Acquavitalle.
Conforme destaca o presidente da Caciopar, Guido Bresolin Júnior, o movimento visa sensibilizar as autoridades para que atendam uma solicitação de mais de 20 anos dos moradores e das forças produtivas da região Oeste. Eles reforçam o movimento da sociedade civil organizada pela duplicação da rodovia.

Dos 140 quilômetros de rodovia existente no trecho cuja concessão – manutenção e cobrança de pedágio – pertence a EcoCataratas, apenas 70 estão duplicados – compreendendo a ligação entre Foz do Iguaçu e Medianeira.

Fonte: ACIFI

Programação do Festival Gastronômico de Foz, Lindeioros e TriFron



O 1° Festival Gastronômico que acontece nesta semana por causa da Semana Mundial do Turismo vai abrir sexta-feira, dia 25. Esta e outras atividades foram coordenadas pelo Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos e o GT 3 do COMTUR Foz do Iguaçu. Veja a programação abaixo:


Sexta Feira – 25/09



10h às 11h Abertura do Festival
Solenidade de abertura a autoridades, trade turístico e imprensa
Apresentações culturais de Marechal Candido Rondon, Guaira e Santa Terezinha de Itaipu
Degustação da gastronomia regional

11h às 22h Feira da gastronomia regional
Argentina
o Picadas de fiambres argentinos
o Empanadas argentinas
Foz do Iguaçu
o Tilápia Tarobá
Marechal Candido Rondon
o Eisben
o Bisteca suína ao molho de castanha
o Chopp artesanal
Medianeira
o Frango assado e desossado
Missal
o Produtos de Café colonial
Santa Helena
o Costelão inteiro assado em fogo de chão
o Costela no disco

11h às 22h Apresentações Culturais
11h às 14h:
Marechal Candido Rondon
o Trio de Cordas
Guairá
o Galvão
14h às 15h:
Foz do Iguaçu
15h às 19h:
Itaipulandia
o Gaiteiros, Capoeira
19h às 22h:
Medianeira
o Circulo Italiano, O menestrel

11h às 22h Feira de produtos regionais
Produtos coloniais e orgânicos, bolachas, geléias, compotas, chocolates, cachaça e orquídeas

13h às 18h Atividades para crianças
Trilha Jovem – Instituto Polo Iguassu
o Atividades lúdico-educativas

20h Entrega do Premio Ava Guarani pela UNIGUAÇU




Sábado – 26/09




11h às 22h Feira da gastronomia regional
Argentina:
o Picadas de fiambres argentinos, Empanadas argentinas
Foz do Iguaçu:
o Tilápia Tarobá
Marechal Candido Rondon:
o Eisben, Bisteca suína ao molho de castanha, Chopp artesanal
Medianeira:
o Frango assado e desossado
Missal:
o Produtos de Café colonial
Santa Helena:
o Costelão inteiro assado em fogo de chão, Costela no disco

11h às 22h Feira de produtos regionais
Produtos coloniais e orgânicos, bolachas, geléias, compotas, chocolates, mel, cachaça e orquídeas

11h às 22h Apresentações Culturais
11h às 12h30: Foz do Iguaçu
12h30 às 16h: Entre Rios do Oeste
o Grupo Polonês Lajkoonik,
o Grupo Italiano Nostro Banbini
16h às 19h: Missal
o Balé Municipal – danças folclóricas e clássica,
o CTG – Danças típicas e canto
19h às 20h: Argentina
o Grupo Musical-Cultural "Trío Iguazú",
o Solar Del Che
20h às 22h: Foz do Iguaçu

16h às 20h Atividades para crianças
Programa Nandeva – FPTI
o Aulas de artesanato

Domingo – 27/09

11h às 21h Feira da gastronomia regional
Argentina:
o Picadas de fiambres argentinos, Empanadas argentinas
Foz do Iguaçu:
o Tilápia Tarobá
Marechal Candido Rondon:
o Eisben, Bisteca suína ao molho de castanha, Chopp artesanal
Medianeira:
o Frango assado e desossado
Missal:
o Produtos de Café colonial
Santa Helena:
o Costelão inteiro assado em fogo de chão, Costela no disco

11h às 21h Feira de produtos regionais
Produtos coloniais e orgânicos, bolachas, geléias, compotas, chocolates, cachaça e orquídeas

11h às 21h Apresentações Culturais
12h às 13h: Marechal Candido Rondon
o Grupo de Dança germânica Raízes
14h30 às 18h: Pato Bragado
o Grupo de Dança Folclórica Alemã - “Fortschritt Ohne Grenzen”,
o GTG – Os Tropeiros do Sepé,
o Grupo de violões
19h às 20h: Argentina
o Grupo Musical-Cultural "Trío Iguazú",
o Solar Del Che
20h às 21h: Santa Helena
o Banda Versus Gargamel

16h às 20h Atividades para crianças
Programa Nandeva – FPTI
o Aulas de artesanato

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Wal-Mart (BIG) Maxxi Atacado:obras em Foz, atualizando




Não é a melhor foto do mundo. Minha maquiniha é humilde. E o tempo estava claro mais com complexo de nublado. Os trabalhos avançam apesar da chuva. Primavera em Foz! A primavera não é verão e há uma pequena tendência a que seja bem chuvosa em Foz do Iguaçu. Como choveu! Apesar da chuva e do barro os trabalhos continuam. A paisagem da região está mudando. O novo prédio já começa a ser coberto, já aparecem as paredes, oestacionamento está pouco a tomando forma. É só esperar. O Blog de Foz tem um boa coleção de fotos da obra. É tudo parte do Projeto Bairronauta. Não oficialmente, estima-se que a obra esteja pronta em novembro.

1° Festival Gastronômico na Semana do Turismo 2009 na TriFron



Coloco aqui o cartaz do Primeiro Festival Gastronômico como parte das atividades alusivas à Semana Mundial do Turismo O Festival vai acontecer no Centro de Artesanatos de Foz do Iguaçu, na Avenida das Cataratas, em frente ao Hotel Bourbon e ao lado do Bristol Viale Cataratas. O primeiro festival é o primeiro em várias categorias. É o priemiro a ser parte daPromoção da Semana do Turismo, o primeiro a acontecer no Centro de Artesanatos e o primeiro a aprsentar um Festival que não é só de Foz do Iguaçu. É um evento integrado que inclui Foz do Iguaçu e os muicípios da Costa Oeste ou seja dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e à rota Turística Camnhos de Itaipu. Participam também municípios da TriFron argentino=brasileira.

Todo Noticia Iguazú Jornal Eletrônico do Mario Antonowicz



Fotos do TNIguazu de Mario Antonowicz. Destaque à homenagem do Vasco da Carrocinha.

Recebi por e-mail e já saí correndo para divulgar aqui, o jornal eletrônico de Mario Antonowicz, colega de Puerto Iguazu, jornalista, radialista, ativista cultural e cidadão multimidia atenado da fronteira. Se chama Todo Noticia Iguazú e, pelo que ma pareceu, preenche lacunas importantes na comunicação transfronteiriça.

Graças ao TNIguazu fiquei sabendo de coisas que, vergonhosamente, fiquei por fora. Por exemplo a 7ª Regata Internacional Puerto Iguazú – Posadas que partiu de Puerto Iguazu ontem. Daí eu me pergunto, como é que eu não fiquei sabendo? Peço por gentileza que separem um lugar para mim e já me ponham na lista dos participantes da 8ª Regata no ano que vem. Eu ainda levou pelo menos umas cinco pessoas comprometidas com o remo quer seja em kayak ou canoa e ainda faço vir uns colegas de Buenos Aires.

Graças ao TN Iguaçu fiquei sabendo que o Cataratas Rugby Club é vice-campeão provincial. Mas, o que me deixou realmente contente foram duas iniciativas importantes. O reconhecimento póstumo ou homenagem ao "Vasco de la Carretilla" ou "Vasco da Carrocinha", um personagem que fez história no lado argentino da TriFron. O nome dele era Guillermo Larregui cuja vida transcorreu entre Pamplona (nascimento) e Puerto Iguazú (morte). E ainda os trabalhadores da imprensa de Puerto Iguazu fizeeram um show para levantar fundos e mandar para os desabrigados da região de San Pedro, Misiones, onde um vendaval deixou muitas vítimas. San Pedro faz fronteiras com o Brasil.

domingo, 20 de setembro de 2009

Muffato da República Argentina aumenta estrutura


Foto 'bairronauta'
Bem, passei pelo Muffato, vi movimentação construtiva e fiz a foto acima. O supermercado da Avenida República está fazendo uma extensão. Os clientes que estavam ao meu lado falavam da obra e diziam que no novo espaço será instalado alguma coisa ligada à área gastronômica. Como disse nada é oficial. Só ouvi. O bairronauta trabalha assim. O que se escuta, é importante. Vou procurar informações oficiais.

sábado, 19 de setembro de 2009

Pesquisas na Tríplice Fronteira: Seminário na Unioeste




A região conhecida coom Tríplice Fronteira está na mídia. Pelo turismo, por causa da Itaipu Binacional, por causa de particuaridades suas, por causa das acusações de ilicitos vários entre outros motivos. Mas, desconhecido para a maioria de nós é o espaço que a região ocupa na área de pesquisas científicas que buscam entender as coisas dessa fronteira tri. Para mostrar isso, pesquisadores de diversas faculdades e universdades estarão em Foz do Iguaçu nos dias 25 e 26 participando de um Seminário no Campus Foz do Iguaçu da Unioeste. Clicando nas images acima dá para visualizar e ler a programação, saber sobre as palestras e os estudos sobre a nossa região transfronteiriça e seus problemas.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Comunicação democrática? Participe desta conversação



Em dezembro haverá a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Antes da conferência nacional que busca achar um norte para a democratizção da comnicação no País. Mas antes de chegar em Brasília, há etapas a vencer. Há etapas municipaisa para dezembro em Brasília, a Confecom será precedida por etapas municipais, etapas regionais e etapas estaduais. A etapa paranaense vai acontecer nos dias 6, 7 e 8 de novembro. Nesta postagem você está vendo um cartaz e uma programação. São convites para uma reunião na Câmara de Foz do Iguaçu para debater e levantar propostas para a etapa paranaense. Se você acha que a comunicação é direito vai lá! Veja o site paranaense da Conferência para entender o que está acontecendo.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bairros de Foz: Três Bandeira recebeu Câmara Itinerante


Sessão na Escola Três Bandeiras - Foto Assessoria da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

As principais reivindicações foram nas áreas de saúde, urbanização, educação e esporte


Oito vereadores participaram ontem (15) da primeira sessão da Câmara Itinerante, realizada no bairro Jardim Três Bandeiras, onde os cidadãos da região puderam contribuir com sugestões, reivindicações, reclamações e denúncias. Entre os edis que participaram estavam o presidente da Casa de Leis, Carlos Juliano Budel, além dos vereadores Sérgio Beltrame, Rodrigo Cabral, Hermógenes de Oliveira, Paulo Rubio, Zé Carlos, Gessani da Silva e Edson Narizão.

Ao todo foram 24 cidadãos que fizeram uso da tribuna e expuseram opiniões. As principais reivindicações foram feitas em torno de melhorias nas escolas, ruas, esporte, lazer e saúde da região. Para a professora Tânia Cozer, diretora da Escola Municipal Três Bandeiras, onde ocorreu a reunião, existe grande necessidade de uma reforma e ampliação na instituição de ensino, regularização do estacionamento na rua, construção de calçadas nas proximidades e profissionais que vigiem o prédio.

O vice-diretor do Colégio Estadual Cataratas, Wagner Cipriano, pediu maior dedicação também para os Colégios Estaduais da região. Adriel Rodrigues, aluno do mesmo colégio, chamou a atenção dos vereadores para a falta de apoio às indústrias e comércios do local. “Queria que prestassem algum apoio para este setor porque existem muitas empresas fechando ou indo embora”, disse.

O morador Oliveirsa Santos reclamou principalmente da situação da saúde no bairro. “A saúde em toda a cidade está um caos e ela deve vir em primeiro plano. A minha proposta é que vocês, uma vez por mês, levantem cedo e vejam nossos postos de saúde”, reclamou.

O tema foi colocado em evidência também por outros cidadãos. O pastor Rodrigues, que representou a Associação de Moradores do Jardim Ana Cristina, ressaltou que o Programa Saúde da Família deveria contemplar também aquele bairro, o que não está ocorrendo. O morador Agenor Miranda reclamou que existe três postos de saúde na região, mas nenhum funciona como deveria. “Faltam médicos no atendimento. Eles atendem por um período e depois vão para o Morumbi. Isso é uma discriminação com a comunidade daqui”.

Outro aspecto bastante mencionado foi a questão da revitalização. Entre os principais pedidos dos moradores e comerciantes estão revitalização das praças e pontos de ônibus, iluminação, sinalização, asfaltamento e recapeamento de vias, redutores de velocidade, construção de calçadas, fechamento de bocas de lobo, entre outros. “Tem pontos de ônibus com buracos enormes no asfalto que quando chove enchem de água e barro e fica uma sujeira. Toda a cidade deveria estar asfaltada por se tratar de um destino turístico”, acredita o comerciante Valdir Dalanora.

O esporte foi tratado por vários inscritos. O cidadão Élio Ferreira afirmou que as crianças do bairro jogam bola e brincam nas ruas de paralelepípedos ao invés de terem um espaço destinado para as práticas esportivas. “As crianças, inclusive meus filhos, ficam chutando bola nas pedras. Elas precisam de quadras, campos de futebol e áreas de lazer para se divertirem.

Existe pouca valorização do esporte”, destacou. Outro cidadão, Iracir de Melo, concordou dizendo que não vê as ações da Secretaria de Esportes. “Não existe Secretaria de Esportes e se tem não nos atende. Nosso bairro está abandonado”. O Diretor de Esportes da Pasta, que também vive na região, defendeu dizendo que existem sim ações na área, mas o Orçamento destinado à
Secretaria é muito pequeno, cerca de R$3 milhões apenas.

O morador João Carlos atentou para um problema enfrentado pelos idosos do local. “Terceira idade não existe aqui porque as atividades foram centralizadas no Jardim São Paulo e nós ficamos sem. Os últimos dois governos de Foz do Iguaçu cuidaram bem dos idosos, mas esse Prefeito se esqueceu de nós. Queremos que vocês olhem por nós”, pediu. O padre Vicente, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, reforçou o pedido de João Carlos para que seja dada maior atenção à terceira idade da região.

Um estudante da região, Rafael Fonseca, reclamou do aumento da passagem de ônibus sem que melhorias tenham sido realizadas no Sistema de Transporte Urbano do município. “Subiu a passagem, são 10 centavos, mas pesa no bolso pra quem usa o transporte todos os dias. A passagem aumentou e os ônibus continuam sucateados, quero saber que providências serão tomadas nesse sentido”, contestou.
Os vereadores ouviram a comunidade e explicaram qual o papel deles enquanto legisladores, afirmando que muitas vezes não podem tomar as providências necessárias para resolver os problemas porque não têm o poder de executar as ações, mas que podem com os recursos disponíveis enviar indicações ao Executivo.
A próxima sessão da Câmara Itinerante irá acontecer no bairro Porto Meira neste dia 23, a partir das 19h, na Escola Municipal Vinícius de Morais.

Fonte: Texo e Foto da AssCom CMFI (na íntegra)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Caderno de Turismo da Gazeta do Iguaçu: 2ª Edição


São 11h47 acabo de liberar a segunda edição do Caderno de Turismo da Gazeta do Iguaçu. E antes de liberar o caderno já estive cobrindo um evento para a terceira edição, semana que vem. Creio que o Caderno saiu em uma hora boa. Há muita coisa acontecendo na área de turismo na região da Fronteira. E como turismo é complexo, muita coisa acontecendo em turismno, significa que a economia em geral está rolando. Daqui a pouco o jornal estará nas ruas de Foz do Iguaçu. Um obrigado a todos que colabararam para que a edição tenha saído. Ao jornal, à diretoria, aos colegas, aos diagramadores e a todos. Amanhã continuo falando! Ah! tenho muito orgulho da entrevista que a Clévia que aparece no canto esquerdo superior me concedeu. Leiam-na com carinho.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Inauguração da Passarela do Salto Floriano: deixei passar em branco



Que cabeça! Não me liguei e deixei passar em branco a inauguração da Passarela do Salto Floriano nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Na data que aparece na placa de bronze (já darei o crédito da foto), quem mora em Foz do Iguaçu se livrou de um grande incômodo. Conte cinco anos, de ré, a partir da data que aparece aí. É o tempo, mais ou menos, que a passarela do Floriano ficou fechada. Foi por causa de uma super enchente. A palavra que mais se ouvia em relação a isso era "vergoha" especialmente na frase "que vergonha! Durante cinco anos a passarela ficou fechada e não apareciam projeto para a reconstrução. Mas finalmente apaeceram o dinheiro e os projetos e a passarela foi feita.

Me lembro de uma nota que fiz colocando os pingos nos i's: A Itaipu doou o Projeto, o Ibama deu a liberação, a Prefeitra de Foz aprovou a obra e a Varig / Rede Tropical de hotéis pagaram a obra.


Mas o que eu quero contar não é isso ainda. Assim aguarde um pouco.Vou ter que consultar os arquivos!Se a placa é do dia 15, a matéria deveria ter saído no dia 16. Não saiu. Me lembro vagamente de que a data da inauguração foi adiada várias vezes.

Atualizando!

Fui aos arquivos e não encontrei nada. Me lembro vagamente de que a data da inauguração foi adiada várias vezes. Eu cobri a reinauguração. O que eu queria contar está ligado com o momento da reinauguração. Havia um turista argentino que seria a primeira pessoa civil, não-autoridade, não-trabalhador da obra, não-bombeiro, não-engenheiro a entrar na Passarela do Salto Floriano Peixoto depois de cinco anos. É uma boa história. Mas não consigo. Estou procurando o nome desse argentino. Ator de Buenos Aires. Mas tenho que acahar o arquivo. Será que a inauguração ocorreu um mês depois? Antes? Estou perdido e a única saída é procurar. Para amentar a confusão, foi ao redor desta cidade que Foz do Iguaçu e Região Internacional venceu um super desafio. Foi a realização do Congresso e Exposição da Associação Brasileira de Agentes de Viagem - ABAV. Foi aberta ao redor desa data pelo Governador Roberto Requião e o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Henrique Cardoso.

Um ano antes, 1992, ano da Conferência Internacional da ONU sobre o Meio Ambiente, a Rio-92, Foz do Iguaçu bateu o recorde em recepção de visitantes oficiais estrangeiros. A princesa de Gales Diana Spencer, chanceleres, ministros, presidentes. Boa idéia! Proponho-me, uma pauta já como 'baironauta,' ao Bosque das Autoridades na Itaipu Binacional. Cada visitante ilustre plantou uma árvore. Já devem estar enormes. Contudo, devo focar na busca e 'achamento' da matéria-evidência da inauguração. Em que data saiu mesmo? Onde?

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Atenção fronteiriços da Tri-Fron: coisas que fronteiriço não pode não-saber


Região Metropolitana de CDE - Fonte REMA-CDE (link abaixo)

Parte Um

Entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú há um rio: Iguaçu / Iguazú. Entre Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Ciudad Presidente Franco há outro rio: Paraná. Mas entre todas há o espanhol que às vezes serve como uma barreira. Assim eu quero primeiramente apresentar umas palavras interessantes. Não dá para ignorar. A primeira é “conurbano”. A segunda é um verbo: “conurbanar” (conurbar). Destaco aqui o particípio passado do verbo: "conurbanada" ou “conurbada”. O “conurbano” existe quando uma região metropolitana está totalmente “conurbanada” ou seja quando entre os municípios não existe mais área rural que as separe. Buenos Aires tem “conurbano”. São Paulo tem “conurbano”. Você não sabe mais quando saiu de São Caetano e entrou em Santo André. Curitiba tem conurbano (RMC). A fronteira entre Curitiba e Pinhais ou S. J. dos Pinhais não existe. Para não ficar sem entender apresento também a maneira como se usa essas palavras. Por exemplo se fala de "conurbano bonaerense" para falar da região metropolitana de Buenos Aires assim com poderíamos falar do "conurbano paulistano" ou "conurbano curitibano"

Parte Dois

Digo isso porque Ciudad del Este já tem uma Região Metropolitana. É chamada Região Metropolitana de Ciudad del Este e a sigla dela é REM-CDE. A REM-CDE abarca 11 municípios e tem uma população de 465.645. A REM-CDE não é conurbada ainda porque em algumas regiões ainda área rural separando municípios. Para quem mora aqui, creio, vale a pena dar a lista das cidades parte da REM-CDE. São: Ciudad del Este, Hernandarias, Presidente Franco e Minga Guazu – o coração da REM-CDE. As outras são: Los Cedrales, Domingo Martínez de Irala, Itakyry, San Alberto, Mbaracayu, Minga Porá y Colonia Yguazú. Todas as cidades possui população de brasileiros. Destaco Colonia Yguazu que é uma cidade que teve inicio em 1961 como uma Colônia Agrícola Japonesa.

Parte Três

A Tri-Fron está mudando. Estudos e projetos não faltam, como Misiones acabou de mostrar em Puerto Iguazú. Vai haver mudanças ainda inclusive no traçado urbano. Ruas serão exclusivas para pedestres etc. O fronteiriço da Tri-Fron não pode não saber que as coisas estão acontecendo. No três lados da Tri-Fron há estudos. Todos mostram uma avaliação que tem um nome estranho pelo menos para brasileiros mas por isso mesmo ninguém vai esquecer. Se chama Análise Executiva FODA! Vou usar essa palavra justamente por isso. É uma sigla. A Análise quer detectar as Fortalezas, as Oportunidades, as Debilidades e as Ameaças de cada região.

Parte Quatro

Seguem abaixo os links dos estudos feitos para os três lados da Tri-Fron. O Ipardes é responsável por um estudo geral sobre o Oeste do Paraná e já alerta para a situação conurbada da Tri-Fron. O Três Lados já são um. O mesmo Ipardes também fez outro estudo sobre a Cadeia Produtiva do Turismo no Paraná que também nos interessa. Já Misiones trabalhou com um Plano Estratégico para o Turismo da Província e outro específico para Puerto Iguazu. O Paraguai fez um levantamento e traçou metas para o turismo no período 2008 – 2018. E a Corporação REMA (Região Metropolitana de Assunção) está fazendo um bom trabalho em divulgar o fenômeno inclusive com os indicadores FODA da REM-CDE. E lembre Foz do Iguaçu também tem uma área metropolitana.

Cadeia Produtiva Turismo / PR: postagem anterior

sábado, 5 de setembro de 2009

Tchau e Obrigado Sede Central do Oeste Paraná Club



Foto 'bairronauta' - Oeste Paraná Clube Foz do Iguaçu. Foz está mudando. Há muita movimentação!

Eu já cobri, como repórter, uma grande quantidade de bailes de carnaval, matiné, soirée, eventos, congressos, cursos, workshops aqui na sede central do Oeste Paraná Clube na esquina das ruas Edmundo de Barros e Marechal Floriano, aqui em Foz do Iguaçu, Tri-Fron, Mercosul, Brasil, Paraná. Aqui conheci a biodança trazida pelo Congresso Internacional de Educação Física da FIEP. Aqui também cobri concursos de Miss Congresso Educação Física, Palestras públicas, shows, coletivas para imprensa com o Zico da Seleção Brasileira entre outras. É o um lugar de muitas lembranças.

As fotos mostram que algo mudou. O Oeste Paraná Club vai funcionar onde hoje funciona a Sede Camprestre na região de Três Lagoas. Lá funciona também a parte naútica, churrasqueira e entre outros o stand de tiro do Clube, onde eu já atirei, fiquei surdo e quaso acerto o meu pé - sempre fui bom de tiro. Bem, o grade club no centro se rendeu aos códigos do silêncio. O velho clube se viu rodeado de casas, residências e escritórios. Ficou barulhento.

Quando eu era mais combativo eu não ousaria em dizer que o motivo real foi o "chilique" de urbanóides urbanizados e passaria para atacar muitas outras qualidades sexuais deles. Hoje, embora eu proteste, reconheço o direito de todos. As coisas mudam e o mundo anda. No local do velho Oeste Paraná Club funcionará a filial centro do Supermercado MAX aquele que começou na Vila A. É um mercado que sai dos bairros para conquistar o centro. Assim, o 'bairronauta' deseja a todos o melhor do mundo. Sorte para todos e que ninguém esqueça que aqui funcionou o Oeste Paraná.

E lá vão as obras do Wal-Mart (big) Maxxi Atacado - Foz



Andei me atravacando esse dias e não pude colocar ou atualizar as fotos da obra. Só lhe digo que as fotos que posto agora já estão desatualizadas. As coisas já mudaram. Eu volto. Até a obra terminar eu vou ter foto suficiente para fazer uma pequena animação.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Como ensinar astronomia no Ensino Médio?


Boa pergunta! E é o que será discutido entre os dias 16 e 19 deste mês (setembro) nas Faculdades Anglo-americano com abertura no Hotel Internacional Mercure. Vi o cartaz do evento em lugares estratégicos de Foz do Iguaçu tipo a Copiadora Ianá na Jorge Samways. Sobre o evento o site diz:"
O I Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) será realizado em Foz do Iguaçu-PR- Brasil no período de 16 a 19 de setembro de 2009. Com o tema “Da Observação ao Ensino no Ano Internacional da Astronomia”, o objetivo do evento é promover o desenvolvimento do saber, propiciando aos professores da rede pública e particular, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, assim como aos demais profissionais de áreas afins, condições para que apresentem suas experiências e trabalhos, debates, idéias e laços de intercâmbio nas diversas disciplinas que trabalham com o estudo da Astronomia. Clique aqui para ver a programação. Quem diria? Apoio e me congratulo com o evento que chega a Foz após uma seríe de novidades como o Polo Astronômico, as Faculdades Anglo-Americano, o ativismo dos professores daárea de geografia e astronomia e muito trabalho. Confira. Espero que o evento pegue e seja anual. Feliz Ano Internacional da Astronomia para você!