quarta-feira, 29 de junho de 2011

Resultados da Cúpula do Mercosul em Assunção

Houve reunião de Cúpula do Mersocul em Asunção, Paraguai. Veja abaixo, as principais Decisões aprovadas na XLI reunião do Conselho do Mercado Comum. Informações do MRE pelo Facebook oficial:


- Placa Mercosul: aprovou cronograma de trabalhos para harmonização das placas automotivas a partir do segundo semestre deste ano. O objetivo é caminhar para uma placa comum do Mercosul, que facilite o trânsito de veículos na região.
- Fundo de Financiamento do Setor Educacional do Mercosul: transformou em permanente o Fundo de Financiamento do Setor Educacional do Mercosul. Até então, o Fundo previa contribuições por um período de 4 anos. O Fundo promoverá a integração por meio de iniciativas como programas de mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores.
- Plano Estratégico de Ação Social do Mercosul: aprovou os Eixos, Diretrizes e Objetivos Prioritários do Plano Estratégico de Ação Social do Mercosul (PEAS) e deu início a etapa de implementação do Plano. O PEAS estabelece um conjunto de políticas sociais regionais, com metas mais ambiciosas do que as contidas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.
- Projeto FOCEM sobre Biotecnologia Aplicada à Saúde: aprovou projeto que viabilizará a cooperação entre os Estados Partes para pesquisa científica aplicada ao setor, com importante aquisição de equipamentos.
- Liberdade de trânsito: trata das disciplinas que regem o livre trânsito para mercadorias e meios de transporte terrestre e fluvial nos territórios dos países do Mercosul.
- Eliminação da Dupla Cobrança da TEC: criou grupo de trabalho incumbido de supervisionar a regulamentação da primeira etapa da eliminação da Dupla Cobrança da TEC. O objetivo é implementar as medidas necessárias para o início da implementação do mecanismo de eliminação da Dupla Cobrança da TEC em 2012.
- Assimetrias: serão fortalecidos mecanismos e medidas para mitigar as assimetrias entre os Estados Partes, a fim de criar condições para que os países menores possam integrar-se de forma competitiva na economia regional. Para tanto, foi criado grupo com objetivo de elaborar plano estratégico, que deverá levar em conta a experiência bem-sucedida do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM).
- Parlamento: aprovou recomendação do Parlamento que estende até 31 de dezembro de 2014 o prazo para a realização de eleições diretas de seus membros.
- Contratações Públicas: foi estendido, até o final deste ano, o prazo para a conclusão dos trabalhos de revisão do Protocolo de Contratações Públicas. Uma vez concluído, dito instrumento abrirá novas oportunidades de negócio e de investimentos para empresas e fornecedores da região, evidenciando a importância das compras do Estado para o crescimento e a geração de empregos na região.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Pausa para organização

O Blog de Foz está devagar nos últimos dias. O motivo é que estou reorganizando o menu (ao lado), buscando informações, fotos, vídeos e isso leva tempo. Ao longo desses dias muita coisa aconteceu. A principal foi a entrada do inverno que chegou com muito frio. Mas logo volto com tudo inshalláh!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Transportes Urbanos de Foz: mudanças a partir de amanhã


Amanhã, 22 de junho, o Foztrans - órgão oficial do trânsito e transportes de Foz do Iguaçu, faz o segundo lançamento do novo sistema de transporte da cidade. Desta vez, com os pés no chão. Entra em vigor a primeira parte: o eixo Norte - Sul com três linhas a 101, a 102 e a 103. No norte fica a Vila C e a Itaipu. NO Sul de Foz fica a região do Porto Meira. As três linhas unirão a Vila C com a Sohab, Profilurb e Jardim das Flores. Amanhã e depois entra em ação o 'bairronauta' para explicar e divulgar as linhas.

sábado, 18 de junho de 2011

Blog de Foz na 2ª Mostra de Turismo no Festival deTurismo de Foz do Iguaçu

Aqui estou eu recebendo uma camiseta da campanha Vote Cataratas. Foto de Adilson Borges

Fui conferir a 2ª Mostra do Turismo Sustentável e de Base Comunitária que acontece (até logo mais) em Foz do Iguaçu e é parte do 6º Festival de Turismo das Cataratas. Me concentrei nesse evento pois para mim se trata de assunto querido que é o (difícil) conceito de “sustentabilidade” e o “de base comunitária". No momento é o que mais me interessa. Pois aqui estamos pensando em “sustentabilidade de comunidades”. Assim faço uma lista de estandes que visitei e de material que peguei.

1) Ecoturismo de base comunitária em Curuçá – na Amazônia Atlântica do Pará. A Comunidade fica à beira do mar paraense, frente à Ilha de Marajó.

2) Ecoturismo de base comunitária no Parque Estadual de Monte Alegre, Pará (Instituto Peabiru) Um projeto levado a cabo na região de Santarém.

3) Asscociação Costarriquenha de Turismo Rural Comunitário – Actuar, Costa Rica. O material inclui um mapa do país com todos os empreendimentos rurais que são beneficiados pelo turismo consciente.

4) Brasil Rural Operadora, São Paulo.
Agência de turismo de São Paulo que trabalha com o campo. Oferece aventuras e vivências no Brasil e fora dele.

5) Vale Europeu – Santa Catarina onde peguei os roteiros de cicloturismo e mochileiro. O Vale Europeu é uma das 10 regiões turísticas de Santa Catarina. Peguei somente o material ligado à experiências nas estrada rurais como bicicleta e caminhada.

6) CEAEC – Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – Balneário Bionergérico Otimizador de sua Autopesquisa CEAEC – Foz do Iguaçu. Foi uma grata surpresa ver o CEAEC participando na mostra de iniciativas da comunidade. No material de diulgação se avisa que visitantes são benvindos. É necessário pré-agendar. Vale a pena conhecer o CEAEC no bairro Cognópolis de Foz do Iguaçu.

7) Ação Comunitária do Brasil – Camisetas, Tie Dye, Batik e Serigrafia! Estava no estande a iniciatva carioca da ONG na favela da Maré. O estande exibia camisetas feitas por moradores da Maré que aprenderam técnicas de serigrafia, batik e tie dye batik - batik torcido, digamos acima. Projeto imitável nas comunidades de Foz do Iguaçu.

8) Acolhida na Colônia (SC) onde peguei vários impressos entre eles: GeneroSidade, Turismo Pedagógico e Cicloturismo na Colônia.

9) Palestina - Embaixador da Palestina estava no estande que teve a participação comunitária dos palestinos de Foz do Iguaçu via Sociedade Árabe Palestina Brasileira. Um jornal especial foi distribuído para divulgar a Palestina. Na abertura do evento, o embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Al Zeben, presenteou o prefeito de Foz, Paulo Mac Donald, a imagem artesanal feita em Belém por palestinos-árabes cristãos. A técnica tradiconal responsável pela sobrevivência da comunidade tem 900 anos.

10) Centro Cultural Árabe – Popular e localmente a notícia espalhada foi: a Mesquita está com um estande na feira. Estava lá o Centro Cultural Beneficente Islâmico responsável pela Mesquita Osman Ibn al Khatab que está em proceso de tornar-se um atrativo oficial com direito a Centro de Visitantes e atendimento profissional.

11) ITCP / A Incubadora Tecnológica de Cooperativa Populares da Universidade Federal do Paraná tem projeto de turismo rural comunitário ou simplesmente comunitário em Foz do Iguaçu e região: CITUR - Circuito Iguaçu de Turismo Rural já tem cinco empreendimentos rurais; Associação VemSer formado por artesãs e cstureiras das Vila Cs (velha e nova); Itepa fica em São Miguel do Iguaçu e tem sede no Assentamento Antônio Companheiro Tavares (MST). As propriedades de Foz que fazem parte do CITUR são: Berlanda Colonial, Recanto da Paz, Recanto Gaúcho, Recanto das Artes e Associação Madre Terra Oreundici.

12) Educare – Empresa de Foz do Iguaçu localizada no Parque Tecnológico de Itaipu; trabalha com educação para projetos, programas e serviços em várias áreas com o turismo incluído.

13) O turismo de São José dos Pinhais marcou presença na Mostra com o roteiro comunitário Caminhos do Vinho
com visitas à cantinas, chácaras e santuários gastronômicos. Peguei também um livrinho de poucas páginas chamdo Receitas com Pinhão.

14) Abeta - A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura estava divulgando cursos presenciais e a distância que fazem parte do programa Bem Receber Copa.

15) Rede de Agroecologia - Ecovida Peguei um folheto que servirá como ponto de partida para aprender mais sobre agroecologia e
certificação de produtos orgânicos com a chancela do MAPA - Minstério da Agricultura Agropecuária e Abastecimento. Deixo-lhes o link acima.

16) O Roteiro de turismo rural Doce Iguassu de Capanema estava com um estande na 2ª Mostra. Capanema é uma cidade pela qual tenho muito carinho. Fui ao estande para obter informações sobre como anda o processo de finalização de algo chamado Plano de Uso do Rio Iguaçu no Município de Capanema. Descobri que as conversas locais entre ICMBio e comunidades havia sido concluído e que havia sido enviado para Brasília para aprovação. Toda a rota do Doce Iguassu está à espera da aprovação de Brasília e eu estou de olho pois tradicionalmente iso vai terminar contra a população local. Mas aguardemos!


17) Visitei os amigos do site H2Foz que estavam com um estande na Mostra. Fui bem recebido e surpreendido. Adilson Borges me fotografou recebendo uma camiseta da campanha Vote Cataratas para ser uma das sete maravilhas naturais (foto acima). Os colegas do H2Foz e parceiros estão colocando no ar (online) o antigo jornal Nosso Tempo em Foz. É uma contribuição histórica deverasmente porreta. Toda força!

18) O Instituto Tecnológico Iguazú, o ITEC de Puerto Iguazú Puerto Iguazú, Argentina, esteve na feira divulgando seus cursos. São quatro cursos técnicos de nível superior com duração de três anos: técnico superior em gastronomia; técnico superior em turismo com foco em ecoturismo; tecnico superior guia de turismo com fopco em ecoturismo e técnico superior em gestão e adminsitração hoteleira. O ITEC está interessado em brasileiros. Um colega meu, Claudio Salvador, que ensina na área de gastronomia, me disse que um dos problemas detectados na fronteira e que impedem que iguaçunses estudem no ITEC é o transporte urbano. Vergonhosamente os ônibus que fazem a ligação oz do Iguaçu-Puerto Iguazu é encerrado às 19h. Então, o aluno vai de ônibus e como volta? Atenção empresários do transprte coletivo de Foz-Puerto Iguazu, os senhores estão perdendo dinheiro: Viação Itaipu, Celeste, Tres Frontera e Crucero del Norte!!!!

19) O Arroz amigo do Rio Grande do Sul estava na Mostra. Coloquei o site acima para que você dê uma olhada e em futuras publicações coloco a receita de carreteiro do Arroz Amigo.

20) A Prefeitura Municipal de Cianorte aqui no Paraná enviou pessoal para divulgar o roteiro de turismo rural do município. Cianorte é a Capital Paranesne do Vestuário com 600 marcas e sete shoppings com eventos especiais de moda, desfiles e glamour mas não quer tirar o pezinho do Rural.

21) PTI Empreendedorismo - PTI EMP Eis uma ferramenta que os iguaçuensaes necessitam aprender a explorar. Você tem alguma ideia de negócio ou proposta e sozinho não consegue decolar nem com vento bom, desconfio que lá é o local.

22) BNDES O BNDES em evento de turismo de base comnitária? É verdade, eu vi. No evento houve palestra e apresentações que eu não cheguei a tempo. Mas, colhi material na Mostra que mostram o BNDES está envolvido com o programa "ProCopa Turismo". Você deveria pesuisar mais sobre os cartões BNDES para a pequena empresa na área do turismo o que envolve turismo rural-comunitário.

23) São Miguel do Iguaçu, Paraná, foi representado na Mostra pelo Sitio Colina, Recanto Scheffer, Sítio Arruda e Sítio Fonte do Macuco. Conheci João Elias Scheffer do Recanto Schefer e Luiz Arruda. Scheffer oferece em seu sítio almoço, café ou jantar rural e passeio a cavalo. Já Luiz Arruda,produtor orgânico, vende ao Scheffer boa parte dos produtos orgânicos que ele serve.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ballet de Cuba no Brasil apresenta a lenda da Água Grande

O Ballet Nacional de Cuba vai fazer três apresentações no Brasil da obra "La leyenda del agua grande" ( A Lenda da Água Grande) no mês que vem. Como você deve ter notado o tema é a Lenda das Cataratas que conta a História Naipi, Tarobá e Mboi que na versão do ballet ganha o nome de Mboi tuí. A estreia cubana foi em abril de 2010. Estão previstas apresentações do ballet em Brasília, Salvador e São Paulo. A direção é da prima ballerina assoluta Alicia Alonso. Venho acompanhando o desenrolar da peça desde o anúncio em 2010. Descobri, na época, que havia esforço e participação de brasileiros na inspiração,da peça e até entrei em contato com uma das participantes brasileiras, Tayná Candido. Posto isso aqui para opinar que considero uma perda muito grande para a região das Três Fronteiras se a obra não for vista aqui. A questão é: o que é necessário fazer para trazer a obra para Foz do Iguaçu e promover uma apresentação trinacional?

domingo, 12 de junho de 2011

Duty Free Iguazú será ampliado diz Moodie Report

Já estão em estágio adiantado de estudos as futuras obras de ampliação do Duty Free Puerto Iguazú. A informação foi dada ao Moodie Report pelo diretor comercial da London Supply, Francisco "Paco" Heredia. As mudanças ocorrerão até o final do ano. O motivo é que o movimento anda bem e o local cheio de brasileiros. Vai haver mudanças positivas também no Free Shop Atlantico Sur en Ushuaia, Tierra del Fuego. Confira noticia completa.

BNamericas destaca contrato da Kammer com Sanepar em Foz

A Kammer Construtora começara obras de saneamento em Foz do Iguaçu no final de junho. O Anúncio foi feito pela Sanepar a Busines News America. Confita a notícia internacional original no site da BNAmericas e veja Foz do Iguaçu geranado notícias econômicas. Na matéria se lista obras de saneamento planejadas na região de Três Lagoas, Ouro Verde, Beira Rio, Jupira and Iate Clube. Estão falando dos R$ 7 milhões em contratos assinados entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Sanepar que subcontratou a Kammer. Veja noticia original!


Falaram da Região! É uma novo serviço do Blog de Foz destando notícias sobre Foz do Iguaçu e região que apapreceram na mídia estrangeira mundial!

Falaram da Região: a Tri-Fron (BR,AR,PY) e o Quadriponto (USA)


Esta imagem das Cataratas do Iguaçu apareceu neste site.
O que me chamou a atenção além da beleza da foto foi o fato do autor do texto que a acompanha dizer que a beleza das Cataratas do Iguaçu (na Tri-Fronteira) ultrapassa, de longe, a beleza do "quadriponto" americano; local onde se encontram quatro estados americanos (Utah, Colorado, Arizona, Novo Mexico). O local é conhecido também como Four Corners ou Quatro Esquinas. A maior parte do território do Four Corners é formado pelas nações semiautônomas dos Navajos, Hopis e outras. A foto é oferecida como wallpaper (papel de parede) para computadores. O Ministério do Interior mantem parques nacionais nos quatro estados - todos com a temática do deserto, das montanhas, Há também parques nacionais como o Monument Valley além de vários parques estaduais. Me pareceu uma nova visão da região de fronteiras que se encontram.
A região de imensas vastidões é destino de pessoas que buscam o espiritual como acontece também nas Cataratas do Iguaçu, apesar de um predomínio de uma visão única ou monovisão de destino de turismo de massa.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aniversário de Foz do Iguaçu: 97 anos (I)

Olá mundo! É feriado hoje em Foz do Iguaçu. A cidade celebra 97 anos de autonomia – conquistada de Guarapuava em 1914. Na data, o primeiro prefeito Jorge Schimmelpfeng recebeu a missão de administrar um território que tinha 54 mil quilômetros quadrados. Incluía tudo entre Foz o Iguaçu e Guaíra inclusive Cascavel. Na semana do aniversário acontece tradicionalmente a festa chamada FARTAL – Feira de Artesanato, Alimentos e Cultura que este ano está na 35ª edição. Ontem, dia 9, houve show de Luan Santana. Hoje será a vez do show de Amado Batista. Pela manhã, houve desfile cívico, inauguração de obras municipais inclusive as obras do Hospital Municipal. A cidade está cheia de atividades. Ontem, por exemplo, houve jogo no Estádio do ABC, onde o Foz do Iguaçu Futebol Club enfrentou o Sport Campo Mourão. A Fartal roubou espectadores do jogo. Na mesma avenida onde está o Estádio ABC, está armado o Circo Bremer – que competiu por e conseguiu uma fatia de clientes. Eu estava lá porque o circo está perto de casa e eu estava de folga. Levei as crianças. Todos adoraram o espetáculo. Por fim, o frio é mais um personagem que chegou na cidade – ontem a cidade amanheceu envolta em neblina e uma temperatura de 6 graus centigrados. Na foto 1, visão da arena de show da Fartal. Na, 2, fãs iguaçuenses de Luan Santana Fotos de Marco Labanca para a Fundação Cultural / Assessoria de Daniela Valiente)

sábado, 4 de junho de 2011

Foz Futebol é notícia em Malta: sobre Campagnoli

Deu no jornal The Malta Independent: o Foz do Iguaçu Futebol Club assinou contrato com Carlos Emanuel Campagnoli que jogou na última temporada para o Vittoriosa Stars. Confira a nota original Me pareceu muito importante ver o Foz Futebol fazendo notícia mundo afora. E para não deixar passar batido registro aqui. O Blog de Foz detectou a noticia no clipping do Google que aparece na coluna de notícias do Google, à esquerda, mais abaixo! Se a noticia procede ou não não sei. Como disse o importante é que Foz está no meio!

Dia do Meio Ambiente: órbita da terra já está poluída

Como amanhã celebramos o dia do Meio Ambiente aqui embaixo,na Terra, tive a ideia de publicar algumas fotos. Elas mostram que a destruição do "meio ambiente" não se limita à superfície do nosso planeta. As fotos chamam a atenção para o problema do lixo espacial. Uma nave qualquer que se aproxime da terra, corre o risco de se chocar com milhões de pequenos e grandes pedaços de objetos de fabricação humana todos viajando a velocidades altíssimas como, por eemplo, 24 mil quilômetros por hora. Além de pedaços de foguetes e satélites, há muitos parafusos, garfos,ferramentas, prendedores de cabelo e outros objetos que "caem" no espaço. O cartão de visita da humanidade não tem boa aparência. Concepção artística - onde tamanho dos destroços são exagerados em comparação com o tamanho de Gaia ou seja a Terra.

Já imaginou o impacto contra a fuselagem de uma nave que seja atingida por uma garfo que cruze a 24 mil km /hora? Esse já é o medo de países com presença no espaço e já é alvo de ameaças e encrencas diplomáticas. O problema já está na lista das ameaças aos interesese de países como os EUA ao lado do terrorismo.
Estou fazendo postagem graças a um grande número de satélites em órbita na região mostrada na foto 1. Voltarei com links e créditos.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Assassinatos em Foz: o custo de um homicídio

Olá amigo e amiga do Blog de Foz! Não escrevo desde 24 de maio. Mês trágico para Foz do Iguaçu. A cidade que escolhi para viver, cidade de muita beleza, amigos, de energias cósmicas maravilhosas bateu o recorde em assassinatos e além disso, assassinatos de jovens. A idade esteve na casa dos 20 anos (20- 29). Me chocou a morte da professora Carla Rejane – que me inspirou a colocar a foto dela no menu lateral do blog até que a solução apareça. Outro crime chocante ocorreu ao vivo em uma Lan House. Veja este video da Tribuna da Massa, programa local, que mostra imagens das câmaras que registraram o crime. Isso me faz lembrar de que recentemente saiu nos Estados Unidos uma pesquisa sobre o custo dos crimes. Matt DeLisi, sociólogo da Universidade Estadual de Iowa, monetizou ou seja deu valor econômico a várias espécies de crimes. Quanto ao homicídio que é a praga de Foz do Iguaçu, o resultado do Estudo está dando o que falar. Um homicídio, segundo a pesquisa, custa aos Estados Unidos US$ 17.25 milhões. O cientista leva em consideração os custos do homicídio para a vítima, para a Justiça Criminal,quanto à produtividade perdida tanto para a vítima como para o criminoso e, um quesito interessante, a disposição do público a pagar (DAP) e bancar a prevenção da violência. Fiquei curioso e me pus a pensar quanto custou para o Brasil, para o Paraná e para Foz do Iguaçu os homicídios deste mês. Quanto custou o homicídio da professorar Carla nos quesitos acima sem contar ainda os custos emocionais, constrangimentos e danos morais para família. A mesma pergunta, faço em relação ao rapaz da Lan House e a todos os outros que tiveram as vidas interrompidas.Verdadeira catástrofe emocional, econômica, social. Voltarei ao assunto!