sábado, 8 de agosto de 2015

Sem problema de glúten em Foz: Restaurante Miss Laura

Há poucos dias o presidente do Iguassu Convention and Visitors' Bureau de Foz do Iguaçu, Fernando Martin me comentou sobre  um restaurante vegetariano que além de vegetariano ainda é "gluten free" e "dairy free". Ou seja o cardápio segue receitas livres de glúten e de lactose. O restaurante fica na Rua Tarobá, 719, no centro da Terra das Cataratas, região central, perto de tudo e se chama Miss Laura. Fomos lá conferir. As fotos foram tiradas por Fernando utilizado o seu smart phone. 

A Feijoada vegetariana
O glúten é um composto de duas proteínas: gliadina e glutenina que juntas, por motivos químicos, causam intolerância para muitas pessoas especialmente aos que são celíacos. A ciência ainda trabalha para entender o que realmente acontece com a digestão do glúten. O problema é que o trigo, a malta e o mosto estão presentes na maioria dos cardápios gostosos. O trigo é o alimento básico de 35% da população do mundo e ocupa 17% de toda a terra cultivada no planeta. 
Quem tem rejeição ao glúten tem que cuidar muito e seguir dietas estritas. O restaurante, Miss Laura, facilita a vida de moradores e visitantes em Foz do Iguaçu. Por isso, Miss Laura é uma boa notícia. Além do glúten, o Miss Laura elimina também a lactose - o "dairy" que aparece lá em cima. No dia em que fui lá encontrei muita gente que adotou o restaurante mesmo sem ter problemas de saúde e porque o lugar é bom e serve tanto a quem tem problema com o glúten e a quem não tem.  É um ponto de encontro. 




segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Guia Meditativo para o Templo Chen Tien (Budista) de Foz do Iguaçu

Esta é a primeira de uma série de postagens que decidi chamar de guia meditativo para visitas aos atrativos turísticos e culturais de Foz do Iguaçu. 


天寺 承 
 Sua visita começa aqui: deixe tudo para trás. Viva o momento!

O budismo tem três grandes escolas mundiais: Theravada, Vajrayana* e Mahayana. O Templo Budista de Foz do Iguaçu pertence ao Budismo Mahayana aquele com grande presença na China, Japão e outros países da Ásia. Dentro do Budismo Mahayana, o Templo Budista Chen Tien de Foz do Iguaçu pertence à escola Budista da Terra Pura. A Terra Pura é o lugar criado pela mente do Buda Amithaba a quem o Templo é dedicado. O Buda Amithaba (Amitaba) é um Buda Celestial, existente como ser iluminado há eras e outros sisitemas de mundo muito antes mesmo do aparecimento de Sidharta Gautama,  Buda Sakhyamuni - o Buda Histórico que fundou o Budismo em tempos recentes (Cerca de três mil anos). *Por erro de digitação o termo "Vajrayana" foi grafado "Virajayana" nesta postagem. (Mil desculpas)