terça-feira, 23 de agosto de 2016

"Rohayhu che ñe’e” - Semana da Língua Guarani no Paraguai

Confira a agenda bilingue da SPL (para acostumar os olhos)


Começou nesta segunda-feira, 22 a campanha "Uma Semana em Lingua Guarani" com o slogan “Rohayhu che ñe’ẽ" ou "Amo a minha língua". A iniciativa da Secretaria de Políticas Linguísticas (SPL) é que durante a semana os paraguaios deem preferência a falar em guarani. A semana vai até o sábado, 27. A campanha busca ganhar espaços e aliados "a favor da promoção, revalorização além do uso oral e escrito da língua guarani em todos os âmbitos da interação social", destaca nota divulgada à imprensa. Apoiam a campanha os 15 Governos Departamentais (estaduais) Municípios e Secretarias de Educação dos três níveis de governo, 41 Institutos de Formação Docente entre outras instituições. Dentro do período coincidem as comemorações do Dia do Folclore, Dia do Idioma Guarani e o Dia da Guarânia. Os paraguaios,  amigos do exterior e curiosos também são convidados a participar.  Vale destacar que o Guarani é Língua Oficial no Mercosul. Confira o convênio de cooperação entre o Parlamento do Mercosul e a Secretaria de Políticas Lingsticas em espanhol e em guarani.  


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Coisas da fronteira: como se diz cárcere privado em espanhol?

Cárcere privado em espanhol se diz "privación ilegítima de la libertad" segundo o artigo 141 do Código Penal Argentino. No Artigo 124 do Código Penal do Paraguaio o crime se encaixa na família da  "Privación de libertad" de acordo com o site Tereré Jurídico do advogado Francisco Aveiro. No Brasil segundo o Artigo 148 do Código Penal Brasileiro, o cárcere privado que não é tão incomum no Brasilzão é punido com prisão de 1 a 2 anos e fica pior se o encarcerado for cônjuge. Mas na Tri-Fronteira onde tudo é "tri" vivemos debaixo da jurisdição de Tri-códigos, Tri-Justiça, sob Tri-Bandeiras e infelizmente o Tri-Trambique. No dia 13 de maio deste ano na pequena localidade da província argentina de Misiones, chamada Pozo Azul, um senhor, 45 anos, ex-marido sequestrou - não se sabe como, a ex-mulher e a trouxe para o Brasil, contra a vontade, mas exatamente para Santa Terezinha de Itaipu. 

Nem precisava de todas essas cores para ser bonito

Do blog Aves do Brasil em Hakai. Blog da gaúcha Elisa Zambenedetti residente na Bahia. Ela mistura amor pela poesia e letras com o interesse pela avifauna brasileira. Ela destaca que o Brasil tem 1.832 espécies de aves identificadas o que faz do Brasil o segundo lugar no mundo em variedade de aves. Destaca ainda que cada Haikai do blog contém, pelo menos, uma informação implícita ou explícita a respeito da Ave. Confira o Haikai deste pé-vermelho. Fontes e créditos no blog. Saudações ao mundo alado!


domingo, 21 de agosto de 2016

Aqui está o meu certificado de Revezador da Tocha: Obrigado Mundo

Clique para ampliar
Enquanto a cerimônia de encerramento da Olimpíada Rio 2016 ainda está em andamento aproveito para compartilhar o meu Certificado de Condutor da Tocha - sem dúvida enviado a todos os 12 mil revezadores da Tocha no Brasil. Foi uma surpresa muito grande. No último dia dos Jogos receber um certificado que tanto uma lembrança como um documento de participei nesse momento único no Brasil. Que tive alguma importância na concretização dos Jogos que significaram a primeira participação da América Latina no clube fechado de países que podiam sediar os Jogos do Olímpio. 
Os Jogos foram realizados. O Brasil teve que vencer uma verdadeira guerra dos países ditos mais "civilizados" com  destaque para os Estados Unidos, o Reino Unido e outros. Foi uma verdadeira campanha de difamação para que o Brasil não se destacasse e não procurasse encontrar seu lugar no mundo segundo suas aspirações e sua busca por uma inserção maior no mundo segundo sua visão e não simplesmente aparecer no "rebanho" daqueles que querem ditar quem pode ou não pode ter acesso a uma vida melhor. 
De minha parte - como um cidadão normal e um virtual "zé-ninguém"  agradeço ao Comitê Olímpico Internacional pela coragem ousada de levar os Jogos para fora do território conhecido, certeiro e demarcado, acreditando no Brasil e na aspiração de sua liderança, na época o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a população brasileira que apoiou a candidatura. 
Agradeço aos atletas, homens e mulheres de todos os países que aceitaram o convite do Brasil, para vir e passar uns dias no Brasil, competindo em nome da Paz e do Espírito Olímpico sob a proteção e a garantia de segurança que o Brasil pôde e pode dar a todos os que vierem a usufruir do nosso país.  Obrigado. Tendo o Brasil realizado, com sucesso, o maior evento esportivo do Mundo, não deixe de acreditar que poderemos tranquilamente receber qualquer evento existente no Planeta. Podemos também sair da situação atual o que inclui sairmos de um governo provisório, vergonhosamente empossado sem o mandato dos votos da população. Podemos sim, podemos tudo. Obrigado ao mundo! 

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Serviços de Parques Nacionais dos EUA: 100 anos

Celebrando o primeiro século de uma instituição


O Serviço de Parque Nacional (National Park Service) - assim mesmo no singular - está completando 100 anos na quinta-feira, 25 de agosto de 2016. O Serviço - a entidade para cuidar dos parques nacionais nasceu no dia 25 de agosto de 1916. Por coincidência, mesmo ano em que foi dado o primeiro passo para a desapropriação das 1.008 hectares de terra ao redor das Cataratas do Iguaçu, aqui no Paraná, abrindo caminho para o Parque Nacional do Iguaçu, mais tarde. A celebração do primeiro centenário do NPS começa na segunda-feira, 22. 
Entre 25 e 28 deste mês os americanos poderão entrar gratuitamente em todas os 412 parques nacionais sem pagar ingresso (free admission).  A programação de atividades para a semana está aqui. O National Park Service foi adotado como modelo para a maioria das instituições que cuidam de parques nacionais e é parte do Departamento (Ministério) do Interior. Parabéns ao SPN / NPS pelos 100 anos e que venham mais 100 garantindo a continuidade dos sistemas naturais representados.       




sábado, 13 de agosto de 2016

Pira Olímpica na Candelária no Rio 2016


O Blog de Foz está meio silencioso. Há muita coisa acontecendo em setores tão diferentes como economia, esportes, política, politicagem e manipulação. Destaque para o período são os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Aqui no Blog estamos felizes e orgulhosos dos Jogos no Brasil. É o maior evento do mundo e o Brasil mostrou para o mundo que tem capacidade de organização e "entrega" do que promete. Se isso aconteceu com os Jogos Olímpicos pode acontecer em qualquer outro setor. A foto mostra a Pira Olímpica no centro do Rio de Janeiro. A escultura é do artista Anthony Howe que conquista o coração dos visitantes e cariocas. Na foto perfeita de Alex Ferro para a Rio 2016, um casal procura o ângulo também perfeito para eternizar o momento.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Tem onça namorando no Parque Nacional Iguaçu - Iguazú

Para celebrar! Um casal de onças pintadas foi visto em pleno dia no Parque Nacional do Iguaçu. A imagem (um vídeo feito por uma guia de turismo) amplamente divulgada nas redes sociais e portais na internet gerou muitos comentários positivos. É realmente muito bom saber que nosso domínio "viralizado" do planeta ainda deixou um espaço para as onças. Outro vídeo, desta vez, feito pela equipe do Projeto Carnívoro que estuda oficial e cientificamente os grandes carnívoros também filmou o casal à noite. 

Invasão holandesa detectada em Foz do Iguaçu: comboio laranja passou rumo ao Rio 2016


O radar do Blog de Foz registrou a passagem por Foz do Iguaçu de um comboio de veículos 4 X 4 todos "laranja". Pelas investigações do blog o comboio* pernoitou na Terra das Cataratas. A foto foi clicada na Avenida JK. Infelizmente não foi possível capturar uma foto do comboio inteiro - pelo menos 12  veículos.  Não precisa muito esforço para descobrir que uma torcida ou viagem organizada caracterizada  pela cor laranja é da Holanda. Esta é a quinta expedição mundial do Oranjie Trophy ou Troféu Laranja organizada, segundo informações deste site com base em duas paixões: aventura e eventos esportivos mundiais como Jogos Olímpicos, Campeonato Europeu ou Copa do Mundo. Não precisa dizer que o destino são os Jogos Olímpicos Rio 2016 e que o laranja chega para apoiar e torcer pelos atletas, times e equipes da Holanda.