segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Este blog e as religiões afro-brasileira em Foz


Na foto a Cabocla Jurema

Este blog aqui já abordou temas variados sobre Foz do Iguaçu e região Tri-Nacional. Na área de religiões, já falou sobre várias delas e incluiu vários aspectos dessas religiões na lista do que se pode ver ou fazer em Foz do Iguaçu e nas Três Fronteiras (também chamada de Tríplice Fronteira). No que se refere as comunidades religiosas de Foz do Iguaçu, ainda falta muita coisa. Mas vou tentar fechar a brecha trazendo a este espaço a religião afro-brasileira em suas variedades umbanda e candomblé - além de outras variedades internas chamadas linhas e origens.

Eu já estava programado para tratar deste assunto, mas o ponta-pé inicial foi dado quando andando, a pé, por umas das ruas atrás da Avenida República Argentina, no Jardim Panorama, encontrei o quadro acima jogado em um terreno baldio próximo à rua. Eram por volta das 15h de um dia em que havia chovido forte. O quadro estava inchado pelo excesso de água. Fiz a foto do quadro (foto). É um quadro antigo, exemplo da arte religiosa afro-cabocla-brasileira. Achei que esse quadro no lixo seria um desperdício. Mesmo assim continuei o meu caminho.

À noite, ao voltar para casa, decidi voltar a pé para resgatar o quadro se ele ainda estivesse jogado. Depois de muitas voltas, o localizei, no mesmo local. Peguei-o e o escondi. Pega mal (né?), pegar algo no lixo e sair com ele andando. O que pensariam as pessoas? Mesmo assim, caminhei publicamente com o quadro ao longo da Avenida República Argentina. Trouxe-o para casa. Coloquei-o a secar. Agora está na parede. Logo farei uma recuperação nele. Bem, o quadro apressou o começo desse trabalho com os muitos grupos e espaços de Foz do Iguaçu dedicados à umbanda, candomblé, xangô e outros.

Acabo de começar uma lista dos espaços afro-brasileiros (umbanda e candomblé e afins) em Foz do Iguaçu e Três Fronteiras. Confira.

2 comentários:

Anônimo disse...

informações Awesome, muito obrigado ao escritor do artigo. É compreensível para mim agora, a eficácia ea importância é incompreensível. Mais uma vez obrigado e boa sorte!

Anônimo disse...

Realmente blog informativo aquí mi amigo. Sólo quería hacer un comentario y decir que mantener el trabajo de calidad. He marcado tu ahora y voy a volver a leer más en el futuro de mi amigo! También bien elegidos los colores sobre el tema que va bien con el blog en mi modesta opinión:)