quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

As 12 Regiões de Foz do Iguaçu




Foz do Iguaçu está dividida em 12 regiões. Cada região recebe o nome de um bairro, que pode ser o mais velho da região. Porém cada região da cidade tem um certo número de bairros. Bairros em Foz do Iguaçu tem uma caracteristica interessante. Alguns só têm tres ruas. Isso acontece, parece, porque cada loteamento recebeu o nome de "bairro". Muitos moradores de bairros por onde eu tenho passado, fazendo esse levantamento, reclamam. "Eu tenho um mapa de Porto Alegre onde os bairros são imensos. Aqui a cada três, quatro ruas há um bairro novo", disse um morador.

Um morador, da Região do Parque Imperatriz deu outro exemplo. "Eu moro no Jardim Aurora II. Do outro lado da rua é Jardim Aurora I e ali, no outro lado da rua, mas mais para a esquerda, a partir daquele muro é Parque Três Bandeiras". E assim vai. Outro morador destacou ainda que todo bairro de Foz se chama Parque ou Jardim. "Isso se deve aos loteamentos, cada loteamento era Jardim ou Parque", concluiu.

Assim voltando as Regiões de Foz vale a pena apresentar uma lista. Na lista, você vai notar que cada Região é identificada por nome, como já disse do bairro mais antigo ou mais influente e por número. Veja a lista (que logo receberá links):

Região de Três Lagoas ou Região 01 (R 01)
Região da Vila C ou Região 02 (R 02)
Região do São Francisco ou Região 03 (R 03)
Região do Porto Meira ou Região 04 (R 04)
Região do Jardim São Paulo ou Região 05 (R 05)
Região do Jardim América ou Região 06 (R 06)
Região do Parque Impereatriz ou Região 07 (R 07)
Região da AKLP e Vila "A" ou Região 08 (R 08)
Região do Centro / Vila Yolanda ou Região (R 09)
Região do Campos do Iguaçu ou Região 10 (R 10)
Região do Carimã ou Região 11 (R 11)
Área Rural ou Região 12 ( R 12)

Você deverá ter notado algumas curiosidades: o centro não é "região um"; a Região 12 é a área rural da cidade e está dividida em duas áreas. Uma, a que margeia a cidade e inclui as áreas ao longo dos limites do Parque Nacional do Iguaçu, Aparecidinha, Lote Grande, Rem anso Grande e outros bairros contíguos ou pegadinho à cidade e um outro pedaço de área rural iguaçuense que ficou perdido lá atrás depois de Santa Terezinha e enclavado no território de São Miguel do Iguaçu. É a área que se chama Vila Bananal e que já andou sendo chamada de Malvinas ou as Malvinas de Foz do Iguaçu.

Por que essas postagens?

Meu propósito ao postar sobre os bairros de Foz do Iguaçu (e logo sobre as cidades do "Aglomerado Transfronteiriço" é subverter a situação atual onde as pessoas não se dão conta de que vivem em bairros. Você vive em Foz, ma seja lá como for, você vive em um bairro. Isso levaria a uma maior atenção das autoridades com os bairros. Não é o que acotece hoje. Por isso, eu tenho pregado a "bairrização" de alguns problemas municipais assim como a "municipalização" mudou a forma de resolver problemas estaduas e nacionais.

Tenho pregado a "bairrização" do turismo, por exemplo. Como a vida acontece nos bairros - os bairros devem ser olhados de maneira diferente. A Itaipu Binacional é do Brasil, é do mundo, mas está em um bairro de Foz do Iguaçu. O Marco das Três Fronteiras está no Porto Meira. O Hotel Rafain está no Parque Imperatriz. O Hotel Recanto está no Parque Presidente. O Aeroporto está em um bairro da Região Carimã de Foz do Iguaçu. Tudo isso deve ser valorizado.

Nota: A imagem número um não é um daqueles mapas de "cortes de carne" que a gente vê em açougues. É um desenho "criativo" das regiões de Foz. Os números destacados em laranja indicam os números de bairros de cada região. A imagem abaixo é de mapa de ruas da Prefeitura de Foz- Secretaria de Planejamento.
Veja perfil oficial das populações de Foz. Números e dados da Publicação Foz em Nùmeros de Darcilo Webber (In memoriam), 2003. O material sui generis de Webber, parece ter sido fonte também para o perfil acima.

8 comentários:

Jaisson disse...

Olá, venho acompanhando seu blog há algum tempo, e acho os assuntos abordados sobre nossa cidade(não sei se você mora em foz)estão excelentes.Parabéns pelo blog.
Também te aconselho a se cadastrar no site http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=272
para dar notícias sobre a cidade ou discutir sobre varios assuntos do Brasil do Paraná e até de Foz. Você pode colocar notícias ou assuntos como esses do seu blog la no fórum PR notícias para o pessoal discutir, e se você quiser pode fazer uma seleção de fotos de Foz ou de outra cidade e abrir um thread. Mas para você saber melhor só entrando no site pra ver como funciona. Até agora tem 2 representantes de Foz: eu e +1. Por isso a cidade não é tão retratada lá. Cidades como Cascavel já tem 7, Maringá, 14 e espero que você também participe. Até mais.

Unknown disse...

Ola!!!
Muito interessante um blog sobre as regioes e bairros de Foz. Adorei a ideia!
Parabens!
Nereida

Michel disse...

Deixa eu ver se entendi corretamente :)

Esta lista de 12 regiões é de sua autoria, uma proposta sua? Ou é algo usado em Foz cotidianamente?

Eu estou desenvolvendo um portal de classificados e nele vou criar seleção de imóveis por bairro.

O problema é que foz tem muitos bairros, achei que ficou chato de procurar. Antes achava que minha lista estava errada mas, depois de ler seu post, acho que está certa sim...

Jackson Lima disse...

É oficial, Michel.
Creio que é melhor apresentar o imóvel por região - Região São Francisco > Morumbi; Região Parque Imperatriz - Jardim Nacional, etc.
Jackson Lima, "bairronauta". Mas não há regra. Bairros em Foz é materia complicada!
Jackson

Michel disse...

Olá Jackson,

Eu acabei deixando os bairros como no oficial, vou ver como o portal se comporta, de repente eu mudo e listo apenas as regiões.

A propósito, se quiser conhecer o portal, pode acessar o link abaixo:

http://portaldoclassificado.com/

Anunciar no Portal do Classificado é grátis! Infelizmente não tenho anúncios de Foz ainda mas é só questão de tempo ;)

Anônimo disse...

Concordo plenamente com sua exposição do problema dos multiplos bairros da cidade. Sou de Minas Gerais, atualmente moro em Curitiba e serei obrigada a me mudar para Foz do Iguaçu no fim deste mês, a trabalho. Quando me mudei para Curitiba , foi extremamente facil escolher o bairro onde morar, pois aqui são poucosa e bem caracteristicos. Entretanto, para escolher um lugar na sua cidade está sendo realmente dificil. Esta exxplicação a respeito dos bairros e regiões certamente ajudará bastante!

Anônimo disse...

Adorei conhecer mais sobre Foz! Obrigado pelo post e pelo blog, sempre muito bom.
Saudações!

Anônimo disse...

Estou querendo mudar pra Foz, estou tendo dificuldade em alugar casa, por não saber a distância dos bairros ou regiões até o centro e até a ponte da amizade. Ajudaria muito se colocasse a distância. Obrigada