segunda-feira, 30 de junho de 2008

Travel Destination Review no ar

Está no ar o blog Travel Destination Review de autoria de um grupo de "blogueiros" da India, Alemanha, Europa e até do Brasil. Quero destacar que a primeira postagem do blog foi dedicada a Foz do Iguaçu. Além de um vídeo, a postagenm foi ilustrada também, como uma galeria de fotos maravilhosas. Blog Além de falar sobre as coisas que o passageiro vai encontrar no que se refere à belezas, passeios há também informaçõe úteis para quem viaja. Clique para ver o blog. O campo da informação para os viajantes é imenso. Vi no Travel Destination Review uma postagem especial sobre as tomadas elétricas e voltagens no Brasil. Parece besteira. Mas não é. É exatamente por isso que o Brasil está veiculnado na TV a padronização das tomadas no Brasil até 20l0.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Foz antigamente... Cartões Postais e Cataractas





As imagens acima foram "scanneadas". Trata-se da capa de um álbum que os turistas compravam. O álbum trazia fotos das Cataratas do Iguaçu, das Cataratas ou Saltos das Sete Quedas e outras imagens da região. O que eu gostaria de destacar é o seguinte: até a formação do Lago de Itaipu, e o fim das Sete Quedas, o turismo de Foz do Iguaçu, vendia excursões opcionais à Guaíra para ver as Sete Quedas.

Eu mesmo, na minha época de guia de turismo, levei vários grupos de turistas ao Parque Nacional de Guaíra para ver as Cataratas. A primeira que fui ao PN Guaíra, eu "guiava" um grupo de holandeses. No passeio, me perdi. Guaíra tinha uma anatomia muito complicada. Felizmente me "achei". É uma pena que o Parque Nacional de Guaíra tenha sido "apagado". Deixou de existir. Agora, aposto muito no Parque Nacional de Ilha Grande que protege o trecho do rio Paraná, acima de Guaíra - o último trecho do rio Paraná livre das cicatrizes na forma de hidroelétricas.

Me imagino também quanto Foz do Iguaçu perdeu em dinheiro com o fim do "opcional" Sete Quedas. Como estaríamos hoje se ainda houvesse um Parque Nacional de Sete Quedas e os Saltos das Sete Quedas? Será isso que a Itaipu quer recompensar com seus investimentos no Complexo Turístico? Conto que no primeiro domingo de maio, fui "conhecer" Itaipu Binacional com meus filhos da geração século XXI. Uma filha do século XX também foi. Todos gostaram do passeio. Fomos bem atendidos. Todos querem voltar para ver o Refúgio Biológico. Também já estão ansiosos para ver o Planetário que está em construção. É isso aí.


Preste atenção na imagem que mostra a parte posterior (costas) de uma cartão postal enviado a alguém de Foz do Iguaçu. Se lê: "Muendas felicidades, Dia de Dres Reis". O texto para mim é muito rico. Quem escreveu era imigrante alemão e tentou "Muitas felicidades" - tentando colocar no papel o som do português brasileiro que é mais ou menos assim "Muintas Felicidades". Nota-se que quem escreveu trocou o "T" pelo "D". Já em Dia dos Três Reis", de novo se trocou o "T" pelo "D". Aí quem confundiu já foi a língua. Três em alemão é "Drei". A data de toda essa experiência foi 1930. O cartão está assinado.

Foz do Iguaçu, 94 anos





Como um tributo aos 94 anos de Foz do Iguaçu, coloco aqui essas fotos antigas. Mais virão, nos próximos dias. Essas que estão aqui são das Cataratas e do Parque Nacional do Iguaçu. Alguma coisa mudou?

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Que rua é essa mesmo?



Rua Otto Ernesto Gottilieb - este (com um "i"zinho a mais), é o nome da rua segundo a placa mais humilde que aparece primeiro - quer dizer a de cima. Na segunda placa, a que parece oficial, o nome da rua passa a ser Otto Ernesto Gottiberb. As duas são nomes da mesma rua. O problema é que a palavra em alemão deve ter sido escrita manualmente, e alguém, na hora de digitar, não conseguiu entender a letra feita no estilo "letra de médico" que outros, segundo o folclore, chamam de "garrancho". De qualquer maneira essa é uma rua muito agradável na região do Jardim Tarobá antigo bairro COHAPAR I. Este não é a única rua onde tal tipo de confusão acontece. Sei de outras e já passarei por elas para fotografar.