quarta-feira, 3 de maio de 2017

Horários de ônibus interurbano transfronteiriço das Três Fronteiras (Foz do Iguaçu / Puerto Iguazú / Yguazú)


Ônibus da Crucero del Norte em Foz vindo de Puerto Iguazú
Se você estiver ou morar em Foz do Iguaçu e quiser ir a Puerto Iguazú, a primeira cidade argentina na fronteira, você pode escolher se vai de carro, o seu ou alugado, ou se vai de ônibus do transporte coletivo. Ir de carro pode ser melhor, é o seu carro, você vai dirigindo, você pode fechar os vidros, ligar o ar, colocar uma música e usufruir do conforto de seu veículo particular. Mas há um porém:  Dependendo do dia, você vai amargar uma longa fila. E não adianta reclamar. A fila ocorre porque cada carro terá que parar em uma das guaritas para fazer o trâmite migratório para entrar na Argentina. Neste caso se chama “dar entrada” na Argentina.  Quem vai de ônibus leva vantagem. Número um:  a passagem custa R$ 4.00 ou 20 pesos.


Número dois: o ônibus tem canaleta especial para chegar ao balcão de migração que se encontra no centro de migração onde pode haver até 15 funcionários de plantão. Quarenta passageiros podem ser liberados em até 15 minutos. Se você não está indo para a Argentina para abastecer (quando o câmbio compensa), deixe o carro em casa. Atenção: tem que levar todos os documentos certinhos. O que significa RG ou passaporte.  


Documentos - Não são aceitos documentos emitidos por organizações de classe ou organismos como Carteira de Policial, Carteira da OAB, do CREA, do Exército, Marinha, Aeronáutica. Certa vez, Roberto Requião quando era  governador do Paraná,  foi barrado por não ter em mãos a RG. Carteira de Governador (existe?) também não é aceita. E a exigência é recíproca. Atenção: recentemente foi incluída a Carteira de Motorista. Ninguém entra na Argentina sem que as autoridades de migração registre os dados para  quem vai até Puerto Iguazú. Quem vai só até Puerto  Iguazú não recebe nenhum cartão ou “tarjeta” comprovando a entrada. Tudo fica registrado no sistema. A permanência autorizada é de horas, um dia ou dois dias. 

Caso a pessoa se destine a qualquer outra cidade além de Puerto Iguazú, como Andresito – fronteira com Capanema (PR) ou Wanda onde existem minas de pedras preciosas, deve avisar ao funcionário no posto que emitirá um cartão com a entrada registrada e onde consta a permanência autorizada.

Certidão de Nascimento de crianças não são aceitas para fins migratórios. Assim, crianças de qualquer idade devem ter RG. Se alguém  disser que vai até Puerto Iguazú e de lá desejar seguir viagem para qualquer outra cidade argentina, vai ser barrado ou barrada no Posto da Gendarmeria localizado a uns 20 quilômetros de Puerto Iguazú antes de chegar à hidrelétrica Urugua’í.   
A sugestão de ir de ônibus não é válida para quem decida voltar à noite pois o transporte coletivo urbano transfronteiriço para até as 20h00.   Confira, abaixo, os horários de ônibus Foz do Iguaçu – Puerto Iguazú e retorno. É possível  ir de Foz do Iguaçu  às Cataratas Argentinas de ônibus a partir de Foz do Iguaçu.

Uma foto melhor virá (dá para ver a Aduana BR-PY)
Trajeto - Oficialmente,  o ponto de partida e chegada (terminal / ponto final) dos ônibus que fazem a linha Foz do Iguaçu (BR) Puerto Iguazú (AR) é próximo à cabeceira da Ponte Internacional da Amizade, a poucos metros da estrutura brasileira de aduana, migração e controle fitossanitário. É o destino de muito dos passageiros argentinos que se dirigem ao Paraguai para fazer compras. Descem aí e atravessam a ponte a pé. Muita gente também desce aí para comprar nesse bairro, Vila Portes, onde os preços são atrativos. Este é também o ponto de embarque de paraguaios que vão a Puerto Iguazú para comprar ou visitar parentes. Saindo daqui, no final da BR-277, o ônibus percorrerá as Avenidas JK, passando ao lado do TTU, Jorge Schimmelpfeng, Avenida das Cataratas, Avenida Mercosul e daí entrando na Argentina via Ponte da Fraternidade (Tancredo Neves). Na Argentina, o ponto final e ponto de partida é a Rodoviária (Terminal) de Puerto Iguazú. (Preço da passagem R$4.00 ou $20 pesos).  

Abaixo estão todos os horários dos ônibus das linhas circulares do Transporte Interurbano Transfronteiriço antes conhecido como Linha Internacional Circular Urbana. O tempo passa e as coisas vão mudando. Hoje deixa-se a palavra internacional para as relações entre países. Note, na lista, a presença da sigla PM que significa Porto Meira. No caso da Viação Itaipu, dá para ver os horários em que os ônibus passam pelo Porto Meira que é um bairro em si e o nome de uma região de Foz do Iguaçu conhecida por a Grande Porto Meira que congrega muitos bairros. É o bairro que faz fronteira com o Puerto Iguazú, a cidade argentina e, do outro lado do rio Paraná, a cidade Presidente Franco no Paraguai. O Porto Meira é o bairro onde está a foz do rio Iguaçu que deu o nome à cidade; é aqui onde está o Marco das Três Fronteiras brasileiro. Há um comércio atraente para os argentinos especialmente da cidade fronteiriça na Avenida Morenitas no bairro.  Embora  só apareça a sigla PM na lista da Viação Itaipu, as empresas argentinas também estão fazendo o trajeto seguindo o mesmo protocolo.  



Chamo a atenção para o horário das últimas viagens, tanto do Brasil para a Argentina como da Argentina para o Brasil. O transporte é encerrado por voltas 19h e 19h30. Isso terá de ser corrigido em um futuro próximo. O Blog já recebeu reclamações de escolas de gastronomia, turismo e hotelaria de Puerto Iguazú que consegue manter alunos brasileiros pela falta de ônibus. O mesmo é verdadeiro quanto à instituições brasileiras em Foz como o SENAC e o centro de Treinamento gastronômico do Sindicato de Hotéis, por exemplo.       




O Transporte Transfronteiriço é autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Assim é uma concessão do Governo Federal e não do município como as demais linhas de Foz do Iguaçu. Na lista aparece uma empresa argentina chamada 3 Fronteiras. Ela não existe mais. Foi comprada pela empresa Rio Uruguay que está fazendo a linha. Como sendo concessão federal nos dois lados da fronteira as negociações são feitas entre Brasília e Buenos Aires.
v

Nenhum comentário: