terça-feira, 13 de março de 2012

Continua a reforma no TTU de Foz

O pessoal da Calhas Sul estava dedicado a tarefas como lixar, soldar a estrutura, substituição de calhas de lâmpadas aqui no TTU. A empresa tem sede no Loteamento Comercial e Residencial Cataratas do Iguaçu, aquele bairro ao lado do complexo aduaneiro, migratório, fitossanitário e epidemiológico da Ponte Internacional Tancredo Neves ou seja da "Aduana com a Argentina".
Uma vista das obras do lado de fora do TTU pela Travessa Luiz Gama. É aquela onde está uma fileira de barzinhos e onde está o ponto de ônibus da Linha Metropolitana que faz a viagem entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Um daqueles pontos de ônibus bem sofridos. Seria interessante ver se este precário ponto de ônibus estaria na lista dos pontos que receberão nova estrutura financiada pelo Ministério do Turismo.



Estação Tubo no TTU com entrada e saída pela Travessa Luiz Gama com destino ao Morumbi. Está fora de operação há muito tempo. Aproveitem para vê-las o mais rápido possível pois esses são os últimos dias delas no famoso logradouro púbico. Gosto dessa palavra "logradouro" parece que tem a ver com "lograr" no sentido de mais um exemplo de que o povo foi logrado. Por isso logradouro. Sobre logradouro, alguém escreveu no Yahoo Respotas: "...é o lugar onde vc escolheu para morar e ser logrado...". Outro, respondeu: "O que é ou pode ser fruído por alguém; passeio público; pastagem pública para o gado"




Esta Estação Tubo iguaçuense localizada no mesmo "logradouro" tinha como destino a Vila C via Ponte da Amizade. Não mais! Ela nunca mais embarcará gente para a Vila C e muito menos para a Ponte da Amizade. A estação fica no lado que dá acesso à Rua Mem de Sá, aquela do Bar Corujão. De lá, da rua, saem os ônibus para Puerto Iguazú e São Miguel do Iguaçu com conexões para Itaipulândia, Missal, Marechal Cândido Rondon entre outros municípios.

Trabalhadores da Vital Engenharia Ambietal, empresa do grupo Queiróz Galvão, podam árvores no TTU. A perigosa operação é sempre vista com muita curiosidade pelo público de Foz do Iguaçu que utiliza o famoso local. Como você sabe a população reclama pela pouca opção de lazer na Terra das Cataratas.

Passageiros da pioneiríssima Linha Metropolitana Foz do Iguaçu-Santa Terezinha de Itaipu aguardam o ônibus nesse moderno e interessante ponto de ônibus. Eu diria que 10 entre nove iguaçuenses não sabem onde fica o Ponto Final e portanto Ponto Inicial da linha Foz-Santa Terezinha ou Santa Terê-Foz. O desconhecimento se deve em parte ao fato da maioria não necessitar de ônibus, de ter carro ou de preconceito pela rua. Durante o dia, o lugar é tão seguro quanto possível. À noite, é outra coisa. E isso inclui o TTU inteiro!


Quem está sentado no banquinho do ponto de ônibus Foz - STI, está na frente da Barraqinha da ZZ que estava fechada na hora em que o local foi clicado. A ZZ vende cerveja, refrigerantes, salgadinhos entre outras coisas. A ZZ, com seu estilo, dá algumas dicas para quem pense em assaltar o local em busca de pertences e mercadorias quando o estabelecimento estiver fechado. Eu volto ao TTU com mais.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá boa tarde, do lado de cá pró lado de lá, bom dia.

Foi c/ um misto de pena e "orgulho" que li este artigo e fotos que o compõem.
C/ pena porque acho que o "ônibus", por cá se diz - autocarro - é um meio de transporte c/ futuro, seja pelo menor impacto ecológico (menos combustível por passageiro, menos CO2), seja pelo facto de permitir reduzir o trânsito (menos carros) numa cidade. E por ai se estar a deixar de o usar, logo o Brasil que é um pais que usa o ônibus como meio de transportes de massas!
C/ Orgulho, pois vi que a cidade Foz do Iguaçu, usa o "tubo" do sistema de Curitiba (ponto abrigado, dando comodidade ao utente e sistema de transbordo muito mais rápido), sistema pioneiro mas pelos vistos está ao abandono...
Sou de uma província muito turística de Portugal, e agora com o fenômeno das companhias áreas low-cost (baixo-custo) aliada à sensibilidade ecológica, este tipo de turistas prefere usar os transportes públicos, em que o ônibus é o preferido por excelência.
Face aos desafios de hoje, do novo milénio e as alterações climáticas, nós habitantes do planeta Terra, devemos de dar o nosso contributo. Por isso população da Foz do Iguaçu faço votos que continuem no caminho certo que aliás uma parte já está feito... é só dar continuidade e valor ao que já têm!

Luís César / (Faro) Algarve-Portugal