sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Mas quem foi o Padre Germano Lauck? O pequeno Museu do Hospital Municipal

O pequeno Memorial

O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI) se chama oficialmente Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Germano Lauck é o nome de uma padre católico membro da Congregação verbo Divino enviado para Foz do Iguaçu nos anos 1960.
Detalhe da coleção
Dentro do hospital há uma Capela que também leva o nome dele. Antes da entrada da capela, à esquerda dela, há um armário portas de vidro dividido em quatro partes horizontais, com u total de oito divisões  que servem, na prática,como um pequeno museu dedicado à Memória do Padre que nasceu em 1933 em uma pequena cidade alemã chamada Hasborn. De Hasborn para Foz do Iguaçu.

No pequeno museu há livros em alemão, objetos de trabalho sacerdotal como estolas, cálices, castiçais e itens de uso pessoal como talheres em geral. Lá está também a cadeira de rodas que ele utilizou desde 1975 após um acidente que o deixou paraplégico. Juntas, a capela e o espaço da memória, formam um cantinho especial tanto para quem conheceu o padre germano como para quem o está conhecendo agora.     

  

Alguns dos livros de leitura pessoal
Mais uma visão geral
A Capela com a foto do Padre

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Aventura em Foz do Iguaçu em um feriadão prolongado. No meio de um grupo do Rio Grande

O consórcio é o mesmo: vai chamar a Polícia?
Os hotéis da Avenida das Cataratas e Rodovia das Cataratas notaram no sábado, dia 3, que muitos empregados chegaram atrasados. Antes de darem advertência a seus colaboradores, leiam isso para descobrirem o motivo do atraso. É simples: o ônibus da Linha 50 que faz a rota Vila A - Terminal de Transporte Urbano (TTU), bateu no Ônibus da Linha 120 - que faz a rota TTU - Parque Nacional do Iguaçu via Aeroporto. Os dois se estranharam e se chocaram dentro do TTU, portanto ninguém se feriu até porque os dois estavam quase parados. E continuaram  parados à espera de solução. O 120 estava lotado. Durante os primeiros minutos da confusão todo mundo permaneceu no ônibus aguardando informações sobre o que se devia fazer. Como as informações não chegavam, chegaram os boatos: o ônibus vai ser recolhido (desceu a metade). Não o ônibus vai continuar (a metade que desceu, voltou a subir).