quinta-feira, 27 de abril de 2023

Uma foto na Praia das Pedras Brancas e Negras e o chamado ao Geoturismo

Eu precisava de inspiração para escrever sobre o Império das "Pedras Negras" ou Rochas Basálticas. Até que apareceu a foto da colega jornalista na Praia das Pedras Brancas e Negras em Barra Velha SC 
 

A colega jornalista e radialista Adriana Cardozo, a Drica Cardozo,  publicou a foto acima tirada na praia das Pedras Brancas e Negras, em Barra Velha (SC). Mal a foto apareceu no Facebook, enviei uma mensagem pedindo permissão para publicar a foto. A permissão dela, eu disse, seria uma contribuição inestimável para o Geoturismo brasileiro. E além de trazer a palavra e conceito do Geoturismo, somos convidados e convidadas a pensar também em "geopreservação", "geodiversidade" e "geocoscientização".

A Drica permitiu o uso da foto e enviou outras fotos sugerindo que talvez sem ela aparecendo ficasse melhor. Agradeci.  Mas disse que ela fazia a diferença pois ela era parte do cenário. Fantástica a iniciativa dos gestores colocarem essa moldura  para que as pessoas pudessem se fotografar. Neste mundo é impensável não pensar em facilitar espaços "instagramáveis". Tudo perfeito, o vermelho, o azul do mar, as pedras, poesia e ciência. 

As pedras (rochas) brancas (metamórficas) e negras (magmáticas) na praia do mesmo nome em foto do trabalho Imagens da Planície Costeira de Santa Catarina


Fui correndo atrás de informações sobre as pedras da Praia das Pedras Brancas e Negras. Encontrei muita informação de turistas usufruindo a maravilha. Alguns  diziam que era única do Brasil e que era especial pois tinha 2 milhões de anos. Encontrei várias imobiliárias louvando o lugar. Tratando-se de Santa Catarina e imobiliárias fiquei um pouco agitado. Mas as imobiliárias estavam divulgando e não encontrei nenhuma querendo vender terreno nas pedras. 

Detalhe da foto acima pela equipe da Geocost UFSC As "pedras negras" são da idade das Cataratas do Iguaçu, Moconá, Monday, Ñacunday, Cachoeira do Carimã e outras 



Daí assumi o linguajar da geologia. Troquei pedras por rochas. "Não existe pedra, existe rocha", -  Me "coiceou" um geólogo no início de minha "curiosice" geológico-jornalística amadora. Não demorou caí no site do Laboratório de Geologia Costeira da UFSC onde há uma lista das estações geológicas da costa catarinense sob a direção do professor Norberto Olmiro Horn Filho, doutor em Geologia Marinha e onde a praia esta na área sob o nome de Complexo Granulítico de Santa Catarina, que não se reduz à praia. 

Domínio das Pedras Negras. Barco passeia sobre as Cataratas do Iguaçu. À direita do piloto, o Cânion do Rio Iguaçu cavado no basalto onde as águas caem  


Na foto a Drica aparece ao lado de duas pedras brancas e se não são brancas são meio brancas que parecem ter sido colocadas ali carinhosamente por um paisagista tipo o Burle Max. É justamente como elas chegaram aí que é a grande pergunta.   

As "pedras brancas" são muito mais velhas ou antigas que as negras nesta praia. As negras são muito mais novas. As negras são rochas magmáticas quer dizer rochas que nasceram de derrames de magna como a maioria das rochas que nós vemos em lugares como as Cataratas do Iguaçu, Cambará do Sul, Itaimbezinho, Serra do Rio do Rastro e até nas praias de Torres, da Ilha do Mel e outras. Um dia esse magma extravasou e cobriu superfícies anteriores algumas delas muito antigas como os granitos. Então o normal é que as pedras brancas estejam debaixo, escondidas sob a cobertura de basalto. Mas então como as pedras brancas da Praia de Itajuba, ficaram por cima? 

Pedra Negra (Basalto) no Parque da Guarita, Torres RS (Foto de Adriano Daka, peço permissão Adriano)

Basalto / Pedra Negra no Rio Uruguai Salto Moconá / Yucumã em El Soberbio (Argentina) e Derrubadas / Tiradentes do Sul (RS)
 



E que história é esta de ficar por baixo ou por cima? As pedras brancas são "rochas metamórficas" quer dizer que são rochas que passaram por uma grande metamorfose (mudança) induzidas por duas forças. A primeira é o "calor", pode chutar 700 graus centígrados e a outra é a pressão. As duas pedras que estão ao lado da Drica existiram lá embaixo no Período Proterozóico. Lá embaixo de quê? De seus pés!

   
Note uma língua de rocha escura encrustada na pedra mais clara na Gruta das Encantadas na Ilha do Mel, um pouquinho à direita sobre a cabeça de dois minúsculos visitantes de camiseta branca (Reprodução)


Tudo debaixo dos seus pés. As pedras brancas vêm do "proterozóico"
. As negras da era "Mesozóica" 
Pedras Negras (Basalto) nas Cataratas do Iguaçu. Vista do cânyon da passareka; Lado direito, Brasil. Lado esquerdo, Argentina. 


Geoturismo
Agradeço a colega Drica Cardozo por dar a oportunidade ou o gancho, como se diz no jornalismo brasileiro, para trazer o geoturismo ao público do Blog de Foz. As praias do Brasil são destinos de sol e praia. Não aproveitamos o que o mar, o ambiente costeiro com sua complexidade oferece. Predomina a tentação da exploração imobiliária ou turística com ênfase em resorts, na implantação de empreendimentos,  da moda de "engordar" praias  em áreas de restinga, mangues, sambaquis, encostas, falésias, estuários e outras que necessitam cuidado e proteção. O gancho oferecido pela foto, parece um convite a dar uma oportunidade ao turismo que inclua diversidade geológica (Geodiversidade) e traga ao brasileiro o conhecimento da necessidade da "geoconservação" pois nem só para detonação servem as rochas.
  
   

LINKS 
Laboratório de Geologia Costeira de SC 
Artigo no Blog do Marcos Junghans sobre a praia
Aulas da USP sobre ambientes costeiros (Playlist)
Geoturismo (Para acadêmicos (PDF)
Geoturismo (Agência de Turismo / Geoturismo)
Geosítios (SIGEP) Obs.: As Cataratas do Iguaçu é um geosítio do Brasil 




Nenhum comentário: