Uma pose para uma foto onde se pode ver a escultura de Leônidas, Rei de Esparta com o seu Hoplon ao lado de convidados |
O local visa tornar-se um produto à disposição do turismo receptivo de Foz Iguaçu. Por isso neste evento de abertura foram convidados jornalistas, apresentadores de TV, blogueiros, "influencers" e contou com a presença de alguns agentes de viagens que possuem laços com os profissionais de imprensa.
"É um espaço inspirado na história", contou uma das diretoras do show apresentado. Logo na entrada, uma parede é coberta com um texto que começa falando do Rapto de Europa, uma linda mulher, por um toro que na verdade era Zeus disfarçado. "Não estou entendendo pensei que era a história do Paraguai", pensou alto uma colega. "Eu disse calma, vai chegar lá". E dito e feito o autor do texto e parte do projeto é um espanhol que ama a história. A mesma colega continuou: que nome difícil, Hoplon! A explicação veio da Maria Iriarte, agente de marketing sobre o show e o enredo da casa. "Hoplon é o escudo de Leônidas", explica. "E quem é Leônidas?
É aquele guerreiro da escultura ali no meio do salão principal térreo. Leônidas foi um rei naquela parte da Grécia atual que se chamou Esparta. Ele entrou na história porque com 300 homens "detonou" o exército persa que vinha do Oriente e pretendia invadir a Europa. Ou, pode-se dizer, raptar a Europa de novo. A bravura dele e de seus 300 soldados protegidos por seus "hoplons" salvou a Europa continente preservando a cultura ocidental e seus valores entre eles a democracia.
Esta coisa, a democracia, viajou pelo Mediterrâneo e chegou à Espanha onde influenciou o menino espanhol que um dia escreveria o texto da parede mencionada acima, em Ciudad del Este. E assim a ideia chegou ao Paraguai. Quem está no Hoplon Club está "como se estivesse" dentro das muralhas de uma Esparta moderna onde são convidados a passar bons momentos onde aí sim, toda a história que começou na antiga Esparta chega ao Paraguai.
O Hoplon promete ser o único lugar de Ciudad del Este onde diariamente haverá, após a apresentação do tema espartano (leia-se grego) show de danças e músicas paraguaias como a "dança da garrafa" ao som de galopera e polcas paraguaias de raiz. O Hoplon moderno é um escudo contra a tristeza. Nos diferentes ambientes se serve buffets e pratos em porções de comidas paraguaias como o vori-vori, queijos variados, sopa paraguaia e outras. O Hoplon é um empreendimento assinado pela empresária Elva Figueredo criadora entre coisas do City Tour de Ciudad del Este. O site no link acima traz os diferentes cardápios de bebida, comida e ofertas para empresas e grupos interessados em fazerem seus encontros ou comemorações no estabelecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário