Entre um "escudo" e outro uma "bacia sedimentar" |
É muito difícil escrever sobre algumas áreas de fronteira, especialmente quando essa área de fronteira é também parte de uma região natural como por exemplo: Patagônia, Orinoquia, Amazônia, Pantanal ou quando a região é herderira de algo histórico compartilhado como "Região Missioneira", ou antigas nomes como Guairá, Itati e Tape.
O que esses lugares têm em comum é que eles são compartilhados por vários países. A Amazônia é compartlhada por nove países, a Patagônia por dois, a Orinoquia por dois, o Pantanal por três.
Uma outra dessas regiões se chama Guiana compartilhada por seis países (ver mapa acima).
Guiana é um nome dado a uma região que foi dividida entre cinco antigas potências: britânicos, holandeses, portugueses, espanhois e ainda tiveram penetras como os suecos na Região Barima-Waini (ver mapas no final)ou Região 1 antes das independências. Mas qual é a característica principal do ambiente chamado guiana?
São várias. Entre elas grandes montanhas e elevações que nascem no meio de uma florestas extensa. E essas montanhas são granses fontes de águas. A irresposnabilidade e arrogância dos europeeus é tão grande que ainda hoje as enciclopédias dizem frases como: em línguas indígenas "guiana" significa Terra das Muitas Águas. Mas que negócio é esse de línguas indígenas? Qual é a língua? Nas buscas que ando fazendo para escrever este texto só uma fonte sugere que a língua é o pemón. Mas até hoje não vi ninguém dividir a palavra em pedaços e dizer onde em Guiana estão as partes que significam "terra", "muitas" e "águas".
De qualquer forma Terra das Muitas Águas é parte da cultura que adotei. Por isso em Foz do Iguaçu meu livro "Na Terra das Muitas Águas" publicado em Foz roubava o termo da Guiana. Mas não era mentira por que Foz do Iguaçu e região trinacional é terra de muitas formas ou de águas em formatos variados: cataratas gigantescas e marvilhosos, dezenas de mini cahoeiras, olhos d'água, córregos e nos lados do Paraguai e Argentina o festival de saltos continuam. Então é uma Terra de Muitas Águas. Mas voltando ao entendimento de Guiana o que é a Guiana natural? O que a região da Guiana tem e onde começa.
Este é o Escudo da Guiana no Parque Estadual da Serra do Aracá onde está a cachoeira mais alta do Brasil. |
Quero que voce se veja em Manaus. Lá dois rios se encontram. Se você segue o Rio Solimões (que para mim já é outro caso de confusão de nome), você estará em uma planície (sedimentar) de pouca altura, sem rochas e pedras, a tal ponto que uma das queixas de antigos boletins de ocorrências policiais era roubo de pedra para amolar faca. Isso vai de Manaus até Tabatinga e daí entra no Peru e na Colômbia.
Agora se em vez de subir o Solimões você sobe o Rio Negro, aí logo você vai se encontar em terra de rocha, rochedos e pedras. Subindo o rio Negro, o horizonte do seu lado direito terá montanhas à vista. Na realidade é um paredão que os geógrafos chamam de escudo. Escudo da Guiana.
Um bom lugar para começar a ver isso é Barcelos que servirá de ponto de partida para uma expedição ao Parque Estadual da Serra do Aracá onde, na borda do escudo Guianês despenca a cachoeira mais alta do Brasil, o Salto Eldorado com 350 metros de altura. Cachoeiras altas não faltam no escudo guianês. Destaco os Saltos Kaiateur na Guiana com 226 metros e o Salto Angel na Venezuela com 979 metros de altura, o mais alto do mundo.
Paisagem publicada por Mike Millie do "Escudo Guianês" dentro da área que a Guiana chama de Essequipo e a Venezuela chama de Guiana Essequiba |
Monte Roraima Brasil, Guiana e Venezuela se encontram aqui. Área de influência do povo Pemón |
Outra palavra que aparece muito nas partes brasileira, venezuelana e guianesa do Escudo Natural é Roraima. No Brasil é um estado. Antes foi um território. Roraima também é o nome de uma montanha. Mas Roraima pode ser o nome de tudo desde sorveteria até linhas aéreas. Neste caso, o guianês pode nem saber que Roraima é um estado no Brasil embora saiba o que é Boa Vista. É muito provável que a palavra Roraima venha da língua Pemón. Ao falar em pemón, preciso fazer uma homenagem a uma Pedra de alto valor ancestral e espiritual chamada Kueka. Ela é considerada a Avó (abuela) de todo o povo pemón na Venezuela.
Cerimônia de recepção da Pedra Avó (FONTE) |
Esta pedra foi levada para a Alemanha em 1998 e exposta no Parque Tiergarten de Berlim como parte de uma coleção de pedras de todo o mundo idealizada pelo artista plástico alemão Wolfang von Schwarzenfeld. sob o nome de Global Stone na intenção de promover a Paz Mundial.
A pedra havia sido doada pelo governo venezuelano de turno como uma contribuição venezuelana ao projeto alemão sem a devida consulta ao povo que venerava essa pedra e cuja ausência significava miséria e dificuldades para esse povo.
O povo pemón começou a pressionar e exigir a devolução da pedra. O conflito envolveu os governos da Venezuela e da Alemanha. Depois de uma longa batalha que envolveu toda a comunidade pemón, o patrimonio cultural, artistas, diplomatas, a Pedra chegou de volta à Venezuela no dia 17 de abril de 2020.
Vou concluir com duas outras palavras para ajudar a entender o universo daquela Guiana Natural de rochas, água, núvens, rios, cachoeiras e rochas. As duas palavras são: Makunaíma e Macuxi. Macuxi é um povo da região. São maioria na Roraima brasileira com presença também na Guiana e Venezuela. Um dia um jovem pemón se apaixonou por uma linda moça macuxi. Macunaíma, o Deus (já ouviu a palavra) não gostou da ideia. "Pemón deve casar com pemón e macuxi com macuxi", era a ordem. Como o amor foi mais forte o casal fugiu. Makunaíma foi atrás. Encontrou os dois, amaldiçoou e o os transformou em uma pedra conhecida hoje como Kueka, a avó de todos e pemóns e meio parente dos macuxi também (mas isso quem está dizendo sou eu).
Roraima Airways tem voo para toda a Guiana; Voa para cidades brasileiras como: Boa Vista, Bonfim e Normandia |
Montanhas Tumucumaque / Tumuc Humac |
No extremo leste do Escudo Guianês natural se encontram as Montahas do Tumucumaque ou Tumuc Humac para os franceses que fazem a fronteira entre Brasil e Guiana Francesa. Nessa fronteira está o maior parque nacional brasileiro, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque com 3.846.429 hectares. No lado francês o parque prossegue com o nome de Parc Amazonien de Guyane. Há muita colaboração e trabalho conjunto com o parque brasileiro.
Mapa da Guiana (república) ex-inglesa com os nomes das 10 regiões (províncias) |
Mapa da Republic of Guyana com os números das regiões. A cidade de Lethem fronteira com Bonfim (RR / Brasil) fica na Região 9 |
Pico da Neblina o ponto mais alto do Brasil fica no Escudo Guianês dentro do Paque Nacional Pico da Neblina |
Nenhum comentário:
Postar um comentário