Ônibus da antiga RYSA - Rapidos Yguazu SA linha São Paulo-Asunção via Foz do Iguaçu e Puerto Franco chegando ao Porto Oficial de Foz do Iguaçu |
Série "Cutucando a Memória"
Escrevi este editorial para o jornal Gazeta do Iguaçu em fevereiro de 2015. Jornal cuja existência chega a ser negada. Ao falar-se de Porto Oficial, nem a Inteligência Artificial consegue resgatar dados. Ao procurar Porto Oficial aparece EADI, Porto Seco, MultiLog, Porto do Rio Iguaçu mas nada do antigo Porto Oficial. O editorial cobrava o projeto de reativação do porto que contou até com licença ambiental expedida nas gestões Samis da Silva- Roberto Requião para o projeto. Se contarmos desde o início do projeto chagaremos a 2001. Republico só para que você saiba que esta conversa existiu.
A entrega da licença incluiu as devidas assinaturas das diversas autoridades estaduais presentes. No pacote também autorizava-se a construção da Torre do Marco das Três Fronteiras que todos ouvimos falar. A entrega da licença coincidiu com o desaparecimento de noticias sobre o assunto.
Hoje,14 anos após o início das conversas e 11 anos após a entrega da licença, continuamos sem o Porto Oficial reaberto. Os problemas que levaram à discussão sobre a reabertura do porto são os mesmos de hoje entre eles o congestionamento da Ponte Internacional da Amizade. O que aconteceu com o projeto?
Escrevi este editorial para o jornal Gazeta do Iguaçu em fevereiro de 2015. Jornal cuja existência chega a ser negada. Ao falar-se de Porto Oficial, nem a Inteligência Artificial consegue resgatar dados. Ao procurar Porto Oficial aparece EADI, Porto Seco, MultiLog, Porto do Rio Iguaçu mas nada do antigo Porto Oficial. O editorial cobrava o projeto de reativação do porto que contou até com licença ambiental expedida nas gestões Samis da Silva- Roberto Requião para o projeto. Se contarmos desde o início do projeto chagaremos a 2001. Republico só para que você saiba que esta conversa existiu.
Porto Oficial de Foz do Iguaçu
Editorial Gazeta - 04.02.2015
Que fim levou a licença do Porto Oficial?
Na quarta-feira, dia 17 de novembro de 2004, o então governador do Paraná Roberto Requião entregou ao então prefeito de Foz do Iguaçu, Samis da Silva, a licença ambiental do terminal alfandegário do Porto Oficial. O documento permitia ao município construir, no local, o prédio onde atuariam os órgãos de fiscalização alfandegária e controle de pessoas. Era parte do chamado Projeto de Reativação do Porto Oficial iniciado em 2001.
Havia certo ânimo no ar para a reativação do antigo porto de Foz fechado na década de ’60 década em que foi inaugurada a Ponte Internacional da Amizade. Na época da entrega da licença que permitia Foz do Iguaçu construir a estrutura foi informado à imprensa que a Receita Federal apoiava o projeto e alfandegaria o prédio. A Prefeitura estava animada tanto que o prefeito informou que o município havia realizado a pavimentação poliédrica do acesso ao porto e estaria pronta para construir o prédio que abrigaria os órgãos de fiscalização na fronteira.
A entrega da licença incluiu as devidas assinaturas das diversas autoridades estaduais presentes. No pacote também autorizava-se a construção da Torre do Marco das Três Fronteiras que todos ouvimos falar. A entrega da licença coincidiu com o desaparecimento de noticias sobre o assunto.
Hoje,14 anos após o início das conversas e 11 anos após a entrega da licença, continuamos sem o Porto Oficial reaberto. Os problemas que levaram à discussão sobre a reabertura do porto são os mesmos de hoje entre eles o congestionamento da Ponte Internacional da Amizade. O que aconteceu com o projeto?
Hoje continuamos a cobrar a reativação do Porto mesmo que haja a segunda ponte para que fosse uma alternativa a mais e que fosse a ligação da cidade com o rio e assegurasse a continuidade da tradição iguaçuense da navegação de lazer, de transporte e turismo. As obras deveriam ter sido concluídas até o final de 2004.
Nota
A entrada ao local ado antigo Porto Oficial está nas proximidades do Senac e da sede da Marinha. Veja ESTE VIDEO curto sobre o acesso estrelado por Francisco Amarilla. Créditos ao H2Foz / Secret Falls
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