quinta-feira, 31 de julho de 2025

Minha Missão - o que quero com esse trabalho?

Assim deve ter parecido a Missão Jesuíta Santa Maria del Iguazu. Reprodução do filme The Mission / A Missão, fundada nas Cataratas há 400 anos
1626 - 2026 

Jackson Lima

Com o trabalho de divulgação da história das Missões Jesuítas entre os Guaranis na região conhecida como Paraquária, o que eu desejo é trazer a Foz do Iguaçu e às Três Fronteiras a consciência de pertencimento da região a esta história.

Como resultado, gostaria de ver Foz do Iguaçu, pelo lado brasileiro, sendo um "portão de entrada" para os 30 Povos das Missões oferecendo atenção especial às expedições que tenham início ou terminem nas Cataratas.

Isto significaria ter agências de viagens, operadores, guias, equipes preparados para fomentar, incentivar, promover e realizar excursões, expedições aos legados desses antigos 30 Povos. Hoje a organização de viagens ou expedições a estas área ainda se recente da falta de informações e de sentido de pertencimento.

Os ministerios, Secretarias e organismos do turismo dos quatro países, já tem propostas rotas e roteiros que necessitam dessa injeção de pertencimento e uma nova visão. 

Dos 30 povos, oito estão no Paraguai, 15 na Argentina e sete no Rio Grande do Sul. Todos eles foram fundados por missões jesuítas e ocupavam uma área que ia do extremo Oeste do atual Paraná (antigo Guairá), o Paraguai, via Argentina, até redondezas de Porto Alegre,  entrando no Uruguai, ao leste. Eram povos com suas estâncias e ervais associados. 

Hoje, em Foz do Iguaçu não existe disponibilidade ou oferta de organização de visitas ou até informação ordenada sobre as rotas levando, como consequência a concentração de visitas apressadas só ao complexo arqueológico de San Ignacio Mini, na Argentina ou a escolha de um entre os oito, sitios arqueológicos do Paraguai.  Visitantes individuais ou famílias são obrigadas a contratar taxis ou traslados bate-e-volta com puco tempo de espera.

Hoje os 30 Povos das Missões correspondem, grosso modo, a 30 municípios localizados no Brasil (Rio Grande do Sul), Paraguai, Argentina e Uruguai. 

Já existe uma "Associação dos 30 Povos" no modelo multilateral com presidência pró-têmpore rotativa no estilo Mercosul que trabalha para chamar a atenção para a cultura, história, espiritualidade da região criadas nos úlimos 400 + anos,  que unem os povos nos quatro países com patrimônios que conversam entre si e com os das missões jesuítas na Bolívia. 

Tudo ajuda a formar aquela estrutura que apoia a  formação de uma identidade missioneira bem mais extensa que as interpretações atuais e separadas da riqueza da cultura gaúcha, missioneira, ligadas ao trabalho jesuíta. 

Este mês, no domingo logo após o 16 de agosto, os argentinos da Diocese de Iguazu, participam de uma peregrinação ao Santuário da Santa María del  Iguazú ou Santa Maria do Iguaçu, comemorando assim os 400 anos da fundação da Redução Jesuítica Santa Maria del Iguazu nas Cataratas do Iguaçu. Confira cobertura da peregrinação no ano passado em link no final da página.


Orquestra e Coro da Capela de Música de San Ignacio Guazú, um dos 30 Povos das Missões nas Cataratas do Iguaçu. A visita dos músicos anunciou  uma série de atividades que acontecerão em Foz do Iguaçu com participação extensão a Puerto Iguazu, Franco e Hernandarias em 2026. San Ignacio foi o primeiro dos 30 Povos   

Notas:

Relembre a cobertura da Peregrinação de Santa Maria del Iguazu 2024 

A lista dos 30 Povos

Brasil - RS:

São Miguel Arcanjo  

São Lourenço Mártir 

São Nicolau

São Francisco de Borja 

Santo Angelo Custódio  

São Luiz Gonzaga

São João Batista 


Paraguai:

San Igacio Guazu

Santa Maria de Fé

Santa Rosa de Lima

Santiago Apóstol

San Cosme y San Damián

Itapúa 

Santísima Trinidad del Paraná 

Jesus de Tavarangue


Argentina:

Corpus 

San Ignacio Mini 

Loreto

Santa'Ana

Candelarias

San Carlos

San José de Itacuá

Martires del Japón

San Javier

Santa Maria la Mayor

Concepción

Apóstoles

Santo Tomé

La Cruz

Yapeyu

  

Nenhum comentário: