sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Olimpíadas 2016

Acaba de ser lançada no Rio de Janeiro a logomarca das Olimpíadas Rio 2016. O lançamento foi na praia de Copacabana. O símbolo será utilizado para todos os fins de divulgação desse evento que junto com a Copa 2014 estão dominando as conversas no Brasil. (Fonte Terra.com.br)Foto: Comitê Organizador Rio 2016/Divulgação

Feliz Ano Novo em várias línguas

Ilufio ètussé
Güets nëies johr
عام سعيد (aam saiid) / sana saiida
З новым годам
честита нова година (chestita nova godina)
Bon any nou
Happy new year
Feliĉan novan jaron
Onnellista uutta vuotta
Bonne année
Feliz aninovo
გილოცავთ ახალ წელს (gilocavt akhal tsels)
Ein gutes neues Jahr / prost Neujahr
שנה טובה (shana tova)
Selamat tahun baru
Felice anno nuovo
Felix sit annus novus
سال نو مبارک (sâle no mobârak)
Szczęśliwego nowego roku
ਨਵੇਂ ਸਾਲ ਦੀਆਂ ਵਧਾਈਆਂ (nave saal deeyan vadhaiyaan)
C Новым Годом (S novim godom)
Goredzva rakanaka
Feliz año nuevo
Mwaka mzuri / heri ya mwaka mpya
నూతన సంవత్శర శుభాకాంక్షలు (nuthana samvathsara subhakankshalu)
สวัสดีปีใหม่ (sawatdii pimaï)
Chúc Mừng Nǎm Mới / Cung Chúc Tân Niên / Cung Chúc Tân Xuân
Unyaka omusha omuhle

Fonte

Foz do Iguaçu 2010: Melhoras para 2011 Parte II

O Amado Storch de Teresina, conversando comigo, disse a mesma coisa e eu dei razão a todos. Lá na Itaipu, tudo é muito organizado. Embarca-se em um ônibus double deck e logo após passar a fronteira (barreira), há um monumento que parece de mármore branco. Foz do Iguaçu tem aversão a monumentos. Mais adiante, o lago do complexo Piracema e Canoagem – aquele sonhado por Jaime Lerner, aparece cheio de capivaras. “A guia diz, ponham o cinto porque há animais na pista e o motorista pode ter de freiar”. O asfalto salpicado de cocô delas. Todo mundo acha bonito. É real, cocô existe! Daí, mais um monumento, a Unila e o novo mirante, um dos quatro vertedouros estava aberto, o mirante dois e, à frente os condutos forçados da usina. Logo entra-se no Paraguai por um túnel debaixo dos vertedouros e daí já no topo da barragem, a vista do alto. Na minha frente dois croatas ou sérvios, atrás americanos, ouve-se inglês, espanhol, português. Ao entrar em Foz do Iguaçu de volta, estamos de volta ao passado. Pode ser que Foz do Iguaçu não tenha um monumento à nada? Poderia ter ao colono, à mulher, à criança, à preguiça, à capivara. E fontes? Vamos ver se fazemos uma em 2011 – uma fonte que jogue água pra cima e que nesse calorão refresque as carecas. Os hotéis tem: Mabu e Bourbon. O Hotel Carimã acaba de colocar um equipamento no laguinho que joga água pra cima. E estátuas? E isso sem falr de ciclovia tanto aquela que o Plano de Manejo exige, sugere ou suplica lá dentro do Parque Nacional do Iguaçu e que era para ser feita desde 2000 e agora estaría nas mãos do Hotel das Cataratas Orient Express; como poderia ser uma ciclovia que atenda aos iguaçuenses e que dê continuação aos cotocos de ciclovias que a cidade tem: Avenida General Meira, Avenida das Cataratas, BR 277 a baixo de Três Lagoas. Isso evitaria que iguaçuenses morram atropelados como aconteceu essa semana – a última do ano na Avenida Felipe Wandscheer ou Estrada Velha de Guarapuava. Ainda bem que a Polícia Civil graças a denúncias anônimas encontrou o motorista, recolheu a camionete e passou a mensagem de que existe um problema. Resumido eu desejo que Foz do Iguaçu em 2011 seja mais humana, gere empregos, estude e crie APLs, torne-se uma cidade turística que para mim significa que será gostosa para os turistas e gerará rendas até para mim. Hoje o turismo é de poucos. Que 2011 mude isso!

Foz do Iguaçu 2010: Melhoras para 2011

Hoje é sexta-feira, 31 de dezembro de 2010. Um ano repleto de alegrias e problemas. Enchentes, deslizamentos, terremotos, maremotos e outros desastres. O clima, nem se fala! Que loucura! Foz do Iguaçu, onde vivo e de onde escrevo este blog, teve uma surpresa: a população diminuiu. Em vez de 320 mil habitantes fechamos o ano com 250 ou 254 mil. Houve diminuição de população em varas cidades do Brasil. O que significa que a população migrou. O chefe do IBGE local explicou: algumas cidades ganharam população. Especialmente aquelas que têm APLs ou seja Arranjos Produtivos Locais. Foz do Iguaçu não tem ou não sabe o que tem. Esperei, com a boca fechada, até hoje só para ter certeza. Em dezembro passado (2009) na inauguração da loja Walmart Maxxi Atacado, o prefeito de Foz do Iguaçu anunciou que até dezembro de 2010, abrir-se-ia uma fábrica em Foz que geraria 2 mil empregos. No programa de rádio dele, ele disse “é mais do que gera um hotel cinco estrelas como o Bourbon”. Não abriu! Pode ser que abra amanhã. Mas até hoje, ao pé da letra, não abriu.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Acordo Trilateral vai recadastrar carros de turismo da Fronteira

A partir de 1º de fevereiro, o Foztrans - Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu vai recadastrar todos os veículos de agências de turismo e de empresas de transporte de turistas dos três lados da Fronteira. São os veículos que trabalham, no que eu estou ouvindo falar pela primeira vez, "Circuito Turístico da Tríplice Fronteira". Hein? Seriam as cidades de Foz, Puerto Iguazú e Ciudad del Este. Estão falando também de um “Acordo Trilateral” que foi acertada entre a ANTT e o Foztrans. Não sei se os equivalentes dos outros países também estão no Acordo. É bom ver até que ponto esse “acordo de recadasstramento” ajuda a impulsionar o “Pólo Turístico Internacional do Iguaçu” criado pela Resolução 41/97 do Mercosul mas ainda não implementado. Aqui está uma pauta a seguir no ano novo! Confira a informação oficial da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu A Q U I.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Convite de Brasília


Recebi este convite do amigo Elianildo nascimento da URI (United religions Iniative) de Brasília. O convite é para a cerimônia de passsagem de ano no Templo Budista Hongwanji de Brasília onde os presentes irão fazer badalar o sino gigante por 108 vezes. Não estarei lá, mas meu coração vai por mim. Um abraço a todos de Brasília que trabalham pelo entendimento entre os povos.

Foi um bom ano: 2010

Em 2010, eu fui à Montevidéu (Obrigado, Pluna) conheci Colonia del Sacramento, Punta del Este onde visitei a Casa Pueblo – a casa de Carlos Paéz Villaró que segundo escutei, inspirou a música Casa Engraçada aquela que começa dizendo “Era uma casa muito engraçada...”. Sabe, né? A casa muito grande para ser casa e muito pequena para ser “povoado”. Estar lá, para mim, foi estar na casa de mestre. Poderia ter viajado mais, mas evitei viajar mais por motivos pessoais – do tipo, queria ajeitar os dentes primeiro. Estou em estado avançado desta meta. Vai ficar para os primeiros dias de 2011. Consegui fazer melhoras importantes na minha residência. Consegui colocar a espécie de telhas que eu sempre quis, e até dei início à construção de um banheiro seco – cuja conclusão ficará para 2011. À lista, acrescento ainda a quase conclusão do Espaço Zorba o Buda. O finalzinho ficou para 2011 também. Tudo isso feito no meio daquela situação conhecida como “desemprego” ou só no bico. O final do ano trouxe uma possibilidade de contrato mais sério. O Universo andou conspirando comigo – pelo qual agradeço – e em Universo incluo todas aquelas “centelhas de vida” ou pessoas que presentes ou não, conscientemente ou não ajudaram no processo. Não estou nessa sozinho, a família está aí ajudando. Minha mulher, filhos, netos, amigos, genros, genras (quer dizer noras) e amigos. Por isso foi um bom ano. Em 2011, espero receber a todos no mini Espaço Zorba – o Buda. Aí sim, conspiração total! Obrigado!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Duty free despede ano com queima de fogos

Por volta das 2h da manhã de quinta-feira, quer dizer de quarta para quinta, Foz do Iguaçu escutou uma queima de fogos. Muito cedo para ser reveillon. Muito tarde para ser uma festa. O som de coisas explodindo parecia vir de longe, para nós que moramos nos bairros. No centro houve o encerramento do Natal das Cataratas, mas não iriam queimar fogos às 2h da madruga. Quem queimaria fogos na madrugada? Lembrei que estamos na fronteira. Na Argentina e Paraguaia é uma hora a menos. Aí caiu a ficha: é a queima de fogos do Duty Free Shop em Puerto Iguazú. O La Voz de Cataratas havia estado anunciando a festa. Duas tonelada e meia de fogos foram queimadas ao som de rock e outras músicas. É a tradicional despedida de ano do Duty Free Shop Iguazu. O tempo estava mal. Houve anúncio de cancelamento mas houve também a promessa de que tentariam até o último minuto. Como se pode ver, neste vídeo, de 14 minutos deu certo.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um dia especial ! Que combinação!

Lua cheia, em dia de solstício (de verão, para nós) e eclípse total da lua - foto da Nasa mostra a Lua encoberta pela sombra da Terra em Arlington, Virgínia EUA. Não vimos eclípse na latitude de Foz do Iguaçu. Primeiro porque estámos muito ao Sul. Segundo, porque agorinha está chovendo. E chovendo gostosamente. Há oito dias, Foz do Iguaçu amanheceu com céu nublado e uma temperatura de 13º C. Ontem, amanhecemos com 33ºC caminhando para a máxima de 36ºC. Hoje fez calor de apimentar a pele. Não caminhei na rua para não me queimar. E à noite, o alívio: choveu. Lua cheia, solstício e eclípse é uma combinação de trincar a cabeça. Viva a combinação! É algo que anuncia mudança. E põe mudança nisso. Tudo vai mudar. Depois me explico. Logo, logo! Por enquanto deixem rolar! Na foto dois, o solsticio em Stonehenge, Inglaterra.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Horizonte Geográfico traz Triplice Fronteira na Capa

Já está nas bancas a revista Horizonte Geográfico deste mês que traz na capa a reportagem Tríplice Fronteira - onde o mundo se encontra. A reportagem é assinada por Natália Marino que esteve na cidade, conversou com muita gente e fez um bom trabalho.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Notas sobre a Cúpula (Cumbre) do Mercosul (II)

Nos 139 dias que durou a presidência pro tempore brasileira do Mercosul sob o comando do presidente Lula, entre 1 de agosto e 17 de dezembro de 2010, foram realizadas 230 reuniões de todos os níveis. A última foi a 40ª Cúpula de Presidentes dos estados Partes do MERCOSUL e Estados Associados brilhantemente realizada em Foz do Iguaçu. Ontem, 17, Lula entregou a Presidência Pro Tempore do MERCOSUL para o presidente Fernando Lugo do Paraguai. Isso significa que nos próximos seis meses, o Paraguai é responsável por tudo que tiver a ver com o MERCOSUL. Significa também que o Paraguai terá a presidência pro tempore de todos as instituições do MERCOSUL o que inclui o Parlamento do MERCOSUL, das Comissões especializadas, das Reuniões de Ministros, de tudo. Coloco em outro lugar uma Lista das Reuniões sob a presidência pro tempore brasileira. Até a 41ª Cúpula, no Paraguai, em 2011 já com a presidenta Dilma Roussef, a Presidência Pro Tempore paraguaia do Mercosul terá que mostrar que ajudou o Mercosul avançar. E o presidente Lugo disse que quer extamente isso. Ele disse na Cúpula que quer melhorar as Instituições do Mercosul especialmente o Parlamento, para que ele seja o fiel representante do povo do Mercosul. Confira a lista que a Preidência Pro Tempore conseguiu aprovar:

1 - Acordo de Defesa da Concorrência do Mercosul
2 - Placa Mercosul para Veículos
3 - Plano de ação para um Estatuto da Cidadania
4 - Acordo de Investimentos Intra-Bloco
5 - Liberalização do Comércio de Serviços Intra-Bloco
6 - Cria Unidade de Apoio à Participação Social
8 - Mercosul Aprova Metas de Desenvolvimento Social
9 - Acordo que Permite a Captura de Pessoas Procuradas Pela Justiça no Mercosul
10 Mercosul Terá Alto Representante

Confira Notas do Itamaraty sobre o assunto. A imagem ao lado mostra a placa unificada do Mercsul. Com a exceção da placa MCLS 001que é de Foz do Iguaçu, as placas serão usadas em caminhões e ônibus a partir de 2016. Carros particulares a partir de 2018. O MCLS 001 pertence ao ônibus híbrido Etanol/eletrecidade da Itaipu Binacional que levou os presidentes até o PTI para encerramento da Cúpula Social do Mercosul. Atente para os detalhes da placa: bandeira do Brasil em umcanto, bandeira do Mercosul no outro, Aaperecem identificados o Estado (PR) e o país (BR) no caso do Brasil.

Notas da Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados


Foto oficial da 40ª Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu. Foto da Gazeta do Iguaçu / Roger Meireles. Da esquerda: Desiré Delano Bouterse (Suriname), Sebastián Piñeira (chile),José "Pepe" Mujica (Uruguai), Cristina Fernandez de Kirchner (Argentina), Luiz Inacio Lula da Silva (Brasil),Fernando Lugo (Paraguai), Evo Morales (Bolivia), Bharrat Jagdeo (Guiana), Angelino Garzón,(Vice-presidente da Colômbia)Não compareceram os presidentes do Peru, Alan Garcia, Equador, Colômbia e Venezuela. Os dois últimos enfrentam problemas internos. A Colômbia tem 1,5 milhão de danificados pelas chuvas. A Venezuela já passa dos 200 mil só na região do Lago Maracaibo.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Boa foto de Roger Meireles com detalhes da mesa na Cúpula do Mercosul que terminou há pouco. O presidente Lula passou a presidência pro tempore do Mercosul para o Paraguai. Aqui está o discurso do Lula - o último dele em uma Cúpula do Mercosul como presidente. E aqui voce pode ouvir a entrevista dele dada no Hotel Bourbon em Foz. Você pode conferir também o Comunicado dos Presidentes e altos representantes de presidentes que não veiram cmo Chavez da venezuela e Santos da Colômbia e uma Declaração sobre a posição dp Mercosul sobre alguns assuntos como as Malvinas, por exemplo.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Porque eu mereço: eu e o Mercosul

A primeira nota, matéria (não chegava a ser reportagem) que saiu no Brasil sobre o Mercosul foi escrita por mim. A matéria era tão fria que o meu editor, Adelino de Souza, a usou como editorial. Foi na Gazeta do Iguaçu (logo a colocarei aqui). O material era sobre o Mercosul. Iria seria assinado em Assunção um tratado, uns 15 dias depois. O então presidente Fernando Collor estaria lá na capital paraguaia para assinar o Tratado de Assunção para a Constituição de um Mercado Comum entre Argetina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Na primeira "matéria" tentei dar uma idéia do que era. Hoje, em Foz do Iguaçu, 20 anos depois, se celebra a 40ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados precedida pela 40ª Reunião do Conselho do Mercado Comum. Para mim um motivo de satisfação. Claro que nem sempre há espaço para que a gente explique e esclareça o Mercosul. Hoje foi anunciado que as placas dos carros do Mercosul serão todas iguais em breve. O que isso significará? Hoje o Mercosul assinou Acordos "Marco" com a Síria, com os Emirados Árabes Unidos e com a Palestina. Ontem assinou os documentos finais de outro Acordo entre 11 dos 77 países do GT 77 de países em desenvolvimento. Vi hoje, em Foz, os ministros de economia desses países além de convidados da Austrália, Nova Zelândia e os presidentes da Guiana e Suriname. Ver o Mercosul chegar até aqui com Parlamento, site e regras próprias me deixa orgulhoso e como eu batalhei por ele, mereço tirar esta foto no local onde os presidentes do Mercosul e Associados tirarão a foto oficial do evento manhã!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Foz vai ganhar memorial aos desaparecidos


Acima está o convite oficial para o lançamento da Pedra Fundamental para o memorial que lembrará os milhares de argentinos, brasileiros, chileneos, paraguaios e uruguaios durante os governos militares no Conel Sul. Não vi ilustração de cmo será o memorial mas já peguei dicas de que o arquiteto se chama Tiago. A cerimônia será amanhá, 16, às 13h, com a presença do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humano, juntamente com ministros deste setor dos países do Mercosul que participarão da Reunião de Altas Autoridades de Direitos Humanos – RAADH do Mercosul. Segundo Aluizio Palmar, na solenidade serão lembradas os resistentes mortos em Foz do Iguaçu e região: o fundador da Vanguarda Popular Revolucionária, Onofre Pinto, os metalúrgicos Daniel e Joel de Carvalho, o escultor Victor Ramos, o sapateiro José Lavéchia, os estudantes argentinos Ernesto Rúggia, Lilian Goldemberg e Eduardo Gonzalo Escobar.
Nota: história é história. Povo sem memorial e memória é povo sem futuro. Este será o primeiro memorial de Foz do Iguaçu à qualquer coisa! Foz agradece! Na foto ao lado, uma placa com os nomes de alguns dos desaperecidos durante o mesmo período na Argentina. Os nomes são de pessoas da Província de Misiones e se encontra na Praça San martin em Puerto Iguazú (clique na foto para ampliá-la). Pena que a placa esteja vandalizada!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Em semana de segurança máxima ...


Foz do Iguaçu em tempo de Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados e com a ocorrência de vários eventos entre eles 40ª Reunião do CMC, Encontro interministerial de países em desenvolvimento o que significa que da Argentina e Australia via Uruguai e Zâmbia todo mundo pode estar na Terrinha das Cataratas, na Terrinha de Eliza Samúdio e milhares de outras pessoas desconhecidas e sem cargo. Na vigilancia dos rios, algo raramente visto, patrulha fluvial, pra cima e pra baixo no rio Paraná com participação de Exército, Marinha, Polícia Federal e outras Forças. Até a Força Alfa da Polícia Militar do Paraná que não tem base em Foz do Iguaçu estava participando em blitz e arrastões em bairros da cidade. Imprensa acompanhando as forças só com capacete e colete à prova de objetos impactantes e perfurativos. Na foto o jornalista e fotógrafo Chistian Rizzi - armado de suas lentes Cannon 200mm e 400mm boca larga foco fixo de grande abertura registrando essa semana histórica. O barco e o militar que vemos na foto petecem aos Fuzileiros Navais.

Resolvido: Lugo vai estar na Cúpula Presidencial

A última postagem que fiz aqui e excluí sem querer, era sobre a possível não participação do presidente paraguaio Fernando Lugo na 40ª Cúpula de Presidentes de Estados partes do Mercosul e Estados Associados que acontecerá em Foz do Iguaçu. Até ontem, ele tinha programado vir a Foz do Iguaçu na quinta-feira, encontrar-se com Lula mas não assistir à Cupula como protesto ao bloqueio a embarcações paraguaias no Porto de Buenos Aires. O bloqueio e boicote foi promvido por uma sindicato de trabalhadores marítimos. Mas, a última notícia é que Argentina e Paraguai conversaram e o sindicato ligado ao sindicalista mais podroso do país, Hugo Moyano, concordou em levantar a medida de força contra as embarcações paraguaias. Por isso Fernando Lugo anunciou que vai vir à Cúpula, quer conversar com Cristina Kirchner, com o presidente Lula, Dilma e cumprir a agenda que inclui receber, em mãos, a presidencia pro tempore do Mercosul. (Foto Presidencia de la República)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Logística da Cúpula (Cumbre) Mercosul

Estamos na semana da Cúpula de Presidentes do Mercosul e Países Associados. Destaco aqui a Rádio Cultura de Foz do Iguaçu que criou esse banner especial para tratar da Cúpula.
E ainda do site da Radio Cultura Foz retiro esta foto que utilizo para exemplificar a logística do evento. A Polícia Rodoviária Federal recebeu 85 motos especiais para a segurança dos presidentes. Até agora, por exemplo, não sabemos ainda quantos presidentes e outras autoridades estão chegando para a Cúpula presidencial de despedida do presidente Lula.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Um tributo ao Iguaçuense João Henrique Romero da Silva

Um tributo à vida curta de João Henrique Romero da Silva, de um ano e oito meses, filho de Oriel Lopes da Silva & Hilaria Romero, que faleceu de causa natural ao não ser naturalmente atendido pelo sistema de saúde aqui na Terra das Cataratas. Isaías 65:

20. Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos ... 21 E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. 22 Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos. 23 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus descendentes estarão com eles.

Nota: Esta é uma maneira bíblica e teológica de condenar a mortalidade infantil e juvenil, a vida infeliz de milhões de adultos, tanto homens como mulheres que trabalham em vão, vivem na miséria e não colhem os frutos de sua labuta.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Bandeiras: encontro internacional discutiu Crescimento Inclusão

Terminou no final de semana, 10, um encontro pequeno mas de alto nível. Foi o Workshop sobre Crescimento Inclusivo promivido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Centro para O Crescimento Inlusivo com sede no Brasil. É interessante destacar que o Centro é uma parceria entre o PNUD e a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. Pelas bandeiras se pode ver que participaram Brasil, India, China e Africa do Sul. Aprendi que quando se fala de Crescimento e Políticas Públicas para o Crescimento só existem duas linhas. 1) As que seguem o Consenso de Washington que visa o crescimento ecnômico sem se importar com a inclusão social nesse crescimento e as 2) Polícas de Crescimento Inclusivo que passam pela distribução ou redistribuição de renda. O Brasil apresentou suas dificuldades e as ferramentas de inclusão como Bolsa Família, Acesso ao Crédito, Uso de bancos oficiais para o incentivo ao consumo e fomento que, segundo os técnicos brasleiros significou a elevação de 30 milhões de brasileiros para a Classe Média. A China falou de seus problemas sobre inclusão especialmente a brecha entre milhões de chineses no campo e o crescimento de 10% ao ano que não chega a eles. A India e a Africa do Sul apresentaram seus programas similares. Não pude evitar de trazer a
discussão para o nível local. Suponhamos que Foz do Iguaçu tenha uma política para a criação de empregos etc, poderíamos chamá-la de "política de crescimento inclusivo" ou usar a palavra crescimento? Caso sim, Foz do Iguaçu estaria seguindo o Consenso de Washington? Ou o do crescimento inclusivo? Pensei isso pois foi extamente durante o vento que saiu aquela embarassante noticia sobre a morte de jovens por falta de oportunidades aqui na fronteira! Entrarei em detalhes sobre o assunto no Blog Jackson Lima, aquele dedicado à ecologia - quer seja ecologia-ecologia como a ecologia humana!

Daniela Guapo: Atendimento no centro e em dois bairros


Daniela Guapo - dentista, com mais de dez anos de experiência em Maringá, Estados Unidos e Foz do Iguaçu atende em Foz do Iguaçu em três consultórios. Um no centro da cidade e dois em bairros. O telefone para obter mais informações sobre os locais de atendimento, agendar ou marcar consulta é 45 998395507

A profissional está no Blog de Foz há mais de 10 anos. Ela foi recomendada por um colega pessoal meu que é amigo de outro colega de Maringá. É uma corrente boca a boca do pessoal da comunicação alternativa. 

Destaco o fato dela ter a capacidade de explicar os procedimentos, deixar o cliente com uma sensação de que existe uma rota com começo meio e fim e de conseguir comunicar em termos comuns as complexidades da profissão.  

A Dra Daniela atende no centro de Foz do Iguaçu e em mais dois bairros. Para informações ou marcar consulta o telefone é o de cima atualizado (45 998395507).   

Daniela Guapo há mais de 10 anos em Foz do Iguaçu

Notas: 

Atualização em 07.08.2020.

 

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Formatando o Turismo para a Gestão Dilma Roussef - Beto Richa


Pedro Novais,80 anos, seis vezes eleito deputado federal pelo Maranhão será o Ministro do Turismo do governo da presidenta Dilma Roussef. Leia mais sobre a notícia. Já no Paraná, o governador Beto Richa escolheu Faisal Saleh de Foz do Iguaçu para ser o novo Secretário de Estado do Turismo. Saleh é o criador e presidente do Instituo Polo Iguassu que tem atuação trifronteiriça e que trabalha pela integraçâo segundo a visão de Produtos Turisticos do Mercosul como as Missões Jesuíticas (Argentina,Brasil,Paraguai), Mundo Gaúcho e o Pólo Internacional Turístico do Iguaçu (PITI). Faisal terá em suas mãos a oportunidade de ajudar a colocar a formatação do PITI na agenda do Governo estadual que necessitará agir na esfera federal e mercosulina e sem esquecer as 10 Regiões Turísticas do Paraná. Na foto Faisal, de costas, conversa com Javier Blanco da Organização Mundial do Turismo em Foz do Iguaçu, quando o Instituto Pólo Iguassu passou a ser membro afiliado da organização.

(Foto de Novais por Diógenes Santos da Agência Câmara. Foto de Faisal Saleh por Blog de Foz 2010)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cúpula (Cumbre) de Presidentes do Mercosul: Segurança

Olá cidadãos de Foz do Iguaçu e da Tri-Fron:
continua a contagem regressiva para a 40ª Cúpula (Cumbre/ Summit) de presidentes do Mercosul, Países Associados que terá convidados de vários países de fora do Mercosul ou como se diz em "mercosulês" países "extra zona". Hoje descbri que o Ministro das Relaçôes Exteriores da Austrália, por exemplo, participará da Reunião de Ministros do Mercosul. Ele está em visita bilateral. Como avisou o General Ajax Porto Pinheiro, comandante da 15ª Brigada de INfantaria de Cascavel, a partir do dia 12, Foz do Iguaçu vai ficar movimentada. Haverá vigilància por rio, por ar, nas esquinas, nos becos, nas ruas e cruzamentos. Só o Exército Brasileiro trará 1.250 homens extras. Haverá homens também das outras Forças inclusive Fuzileiros Navais. Todas as policias serão mobilizadas. Haverá controle total além da cidade ter a oportunidade de ver blindados, tanques, helicópteros (diurnos e noturnos), lanchas e outras máquinas.

As Cúpulas acontecem com tanta frequencia que a Cúpula de Foz é novidade só para a gente e eu aconselho que aproveitemos a experiência. Há quatro dias, terminou em Mar del Plata a Cúpula (Cumbre / Cimeira) de presidentes e chefes de governo Ibero-Americanos quer dizer de todos os países da América Latina além de Portugal e Espanha. Mas eu me diverti ao descobrir algo interessante e corriqueiro para os Governos e suas relações. Mas para gente é nova. Cada presidente trará sua equipe de segurança e cada equipe de segurança estará armada. Nesse momento, todas as equipes estão preenchendo um cadastro de armas para que recebeam a autorização de entrar no Brasil. Cada país está cadastrando os agentes, suas armas e outras ferramentas de trabalho.
Foto ilustração - fonte!

Feira de Sabores, Mostra Gastronômica e Turismo

Uma das grandes sacadas do presidente Lula foi a criação do Ministério do Turismo que lançou entre outros projetos a Regionalização do Turismo no Brasil. Outra grande sacada foi a criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário que teve espaço interno para criar a Secretaria Nacional da Agricultura Familiar.
Ministério do Trabalho criou a Secretaria Nacional da Economia Solidária. No meio disso tudo criou-se espaço para algo estranho: Turismo Rural na Agricultura Familiar. Na prática, o que se criou foi a oportunidade para que participassem secretarias de agricultura municipais e estaduais, secretarias de industria e comércio que trabalhassem juntas com secretarias de turismo e no caso da Região Cataratas e Caminhos ao Lago de Itaipu, com a Itaipu Binacional. O resultado prático foi visto, em dose dupla, em Foz do Iguaçu: a Mostra do agroturismo dos 16 Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e no último final de semana, no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Foi a Feira dos Sabores, a Mostra Gastronômica e a apresentação de Roteiros Turísticos.
Todas as fotos aqui são do meu colega Tonico Lopes e mostram a Feira de Sabores no Centro de Convivência do Idoso. Gostei da iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura de realizar o evento no bairro - com fácil acesso para todos os moradores de Foz. O evento será permamente segundo o diretor da Emater em Foz.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cúpula do Mercosul Foz do Iguaçu 2010: contagem regressiva

Falta pouco para Foz do Iguaçu ser invadida, no bom sentido, por 12 ou 13 presidentes confirmados e mais representantes de países que, no final, totalizarão cerca de 35 países. É a reunião de maior nível político que a cidade já teve. Por isso se chama Reunião de Cúpula ou seja do mais alto. Em português a Reunião ainda pode ser chamada de Cimeira. Em espanhol Cúpula é “Cumbre” – que é o ponto mais alto de uma montanha e, se vierem presidentes da Guiana, do Caribe, Africa, Índia ou Irã valerá acrescentar a palavra inglesa “Summit” – assim bem-vindos todos à Cúpula 2010, Cumbre 2010 ou Summit 2010.
Na contagem regressiva ficará assim – começando do topo:

Dia 17 da 9h às 13h – Reunião de Presidentes do Mercosul e Estados Associados. Dia 16 Chegada da maioria dos presidentes pela tarde. Durante o dia acontecerá a 40ªReunião do Conselho do Mercado Comum – isto é de Ministros da Economia e Relações Exteriores do Mercosul e Países Associados. À noite haverá um churrasco presidencial próximo ao Mirante da Itaipu Binacional. Dias 14 e 15 – Reunião de grupos de trabalho e equipe ministeriais. É o povo que realmente põe a mão na massa para preparar todos os documentos que o CMC vai encaminhar para os presidentes na área econômica e administrativa do Mercosul e Países Associados. A reunião pode começar antes. Entre 13 e 16 e em nível hierárquico menor, na escala, acontece o Fórum Social do Mercosul no PTI em Foz/Itaipu. Reúne autoridades e setores da sociedade organizada.

((Na foto um pico, Cumbre / Summit / Cimeira no Himalaia)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Arroz no Country para o Nosso Canto

Repasso nota divulgada pelo colega Robson Mattje:

No próximo dia 18 de dezembro, será um sábado, ao meio dia, acontece no Country Club de Foz do Iguaçu o evento Arroz Solidário - Nosso Canto em prol da entidade Nosso Canto - Centro de Adaptação Neurológica Total. Durante o almoço será servido uma paella (tradicional prato espanhol) e risoto de bacalhau. Toda a renda do evento será destinada à entidade filantrópica que atua no atendimento a crianças portadores de deficiências mentais e múltiplas. Mais informações sobre o evento com a diretora do Nosso Canto, Elisa Marinho, no telefone (45) 3522-1398.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Paleo 2010 em Cascavel: evento da Unioeste


Alunos de biologia da Unioeste Campus Cascavel estão se preparando para a XII Reunião regional de Paleontologia. Regional aqui se refere à Paraná e Santa Catarina. A abertura será no dia 9, quinta-feira deste mês. Serão dois dias de atividades. A primeira palestra estará a cargo do professor doutor . Atila Augusto Stock da Rosa da Universidade Federal de Santa Maria. O tema é muito interessante tanto para cientistas que gostam do assunto como para quem não entende nada do assunto. Para a segunda categoria, o tema da palestra do Dr. Atila faz rir: “Paleobiodiversidade do Triássico do sul do Brasil: a retomada da vida pós-extinção Permiana e a origem dos dinossauros e mamíferos”. Gabriel Augusto Pinto de Souza, de Foz do Iguaçu é parte da equipe organizadora do evento. Parabéns Gabriel pelo interesse, a ciência brasileira precisa de cabeças. Um abraço a todos os envolvidos na organização do evento e na pesquisa de ciências ainda não populares no País. Se der, eu irei conferir.

Joacir Araújo, deixa Infraero-Foz

Foi confirmada a mudança de comando na Infraero Foz do Iguaçu. Sai Joacir Araújo e entra a tefeense Maria do Perpétuo Socorro das Chagas Pinheiro, ex-Pampulha. Joacir sai de Foz do Iguaçu entrando para a história da Infraero-Foz do Iguaçu. Foi durante sua gestão que o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu-Cataratas passou a ser realmente internacional. Por realmente interacinal quero dizer, passou a receber voos regulares, o que não acontecia há tempo. Só que desta vez, o Aeroporto de Foz Iguaçu-Cataratas passou a registrar o maior número de vôos regulares internacionais de sua história. Aparentemente de repente, Foz do Iguaçu, uma cidade capital de ninguém, passa a ter vôos que chegam de Montevidéu, Santiago e Lima. De repente, o anúncio de novos vôos para a cidade virou coisa comum e a lista de empresas que ligam Foz do Iguaçu-Terra das Cataratas a Aeroportos de capitais da América do Sul e do Brasil também cresce: Pluna (Uruguai), BQB (Uruguai), Lan (Peru e internacional), Trip, Webjet, Gol, Azul ( talvez a partir de 2011). A qualquer momento e não assustar-me-ei, aparecerá em nossa “pista” um avião da Avianca Brasil novo nome da Ocean Air. Joacir Araújo sempre destacou o papel da Itaipu Binacional que há oito anos entrou para influenciar o turismo com seu Complexo Turístico, sua atuação no Fundo Iguaçu e outras ações. Claro que falar em Itaipu Binacional (lado brasileiro) e essas mudanças sem dar créditos hierárquicos aos chefes seria impossível: Presidente Lula e sua forma pessoal de fazer acontecer, Jorge Samek por saber vestir camisas e Gilmar Piolla que soube interpretar o apito lá de cima. O resultado foi unir o trade e reger à orquestra segundo o complexo sistema do turismo nacional pós 2003. Há que dizer que existe um pré e um pós.