quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Congresso de Ornitologia nas Três Fronteiras: - um pássaro na capa do Gazeta Diário

Não é qualquer pássaro: é o Bonito Lindo
É só para registrar a presença de pelo menos 300 participantes no Congresso de Ornitologia das Américas organizado pela Aves Argentinas (Argentina), Sociedade Brasileira de Ornitologia (Brasil) e a Association of Field Ornitologists (EUA). O congresso começou na terça-feira, 8 e prossegue até hoje, 10 de agosto. Mas isso não significa que o fim. As atividades extracurriculares e pós-congresso continuam. Há uma visita oficial ao Parque das Aves e Cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro. Na semana que vem há curso em campo sobre anilhamento de aves - destinado a pesquisadores.    


O Blog de Foz parabeniza aos organizadores por terem escolhido Puerto Iguazú como sede do evento. Sendo realizado em Puerto Iguazú, nossa vizinha, o evento está em casa.  A região conta com mais de 500 espécies de pássaros e já deveria ser um destino super importante de observadores de aves quer cientistas como a maioria que está no congresso ou simplesmente observadores amadores que formam o bojo do turismo de observação de aves. Os amadores cooperam e muito com os cientistas graças as suas anotações e notícias de avistamento. No evento é celebrado os 100 anos da Aves Argentinas.

Livro João Paizão (BCo UFSCar)
Um dos destaques brasileiros no congresso foi o Workshop da professora da Universidade de São Carlos,Sílvia Nassi Dal Lama com o tema Literatura Infantil como Ferramenta para Conservação da Avifauna Brasileira. Ela é autora do livro "João Paizão" sobre o pássaro "Cabeça Seca" (Mycteria americana) lançado em abril deste ano. Destaco também o campo de interesse da cientista paulista Cristina Yumi Miyaki: "Filogeografia dos Pássaros" com foco na biogeografia dos pássaros neotropicais com atenção especial na Mata Atlântica, um dos 15 biomas de maior interesse na terra mas que só 16% sobrevive.    

Nenhum comentário: