sábado, 4 de abril de 2020

Viagens e turismo depois do Coronavírus: Quando as coisas vão voltar à "normalidade"?

Ponte da Amizade entre Brasil e Paraguai (Sérgio Fernandes*)

Blog Lovin'/ World of Wanderlust 
(Esta é uma tradução de um artigo opinião para incentivara discussão sobre a recuperação do turismo e da economia)

Essa pergunta está na ponta da língua de todo mundo: o que acontecerá após o Coronavírus? No momento, em regime de isolamento e com voos internacionais praticamente em terra, é difícil ver os próximos meses. Mas, como qualquer coisa que a história ensina, o mundo vai se recuperar. Mas daí surge outra pergunta: como será  viajar após o Coronavírus?


O que acontecerá com as viagens após o coronavírus?

Quando a poeira baixar, a indústria das viagens mudará para sempre, certo? Não necessariamente. As viagens serão retomadas exatamente de onde pararam, assim que as pessoas sintam que é seguro viajar novamente. Haverá quebradeira no setor de viagens, com algumas companhias aéreas e empresas de cruzeiros certamente com grandes problemas. O setor dos cruzeiros, em especial, será um dos mais atingidos quando se fala em viagens, devido ao estigma agora associado à saúde, à higiene ligado ao fato do viajante estar em um espaço tão confinado por um longo período de tempo.



Como as pessoas vão viajar após o Coronavírus?

Uma grande parte dos viajantes optará por viagens domésticas até o final de 2020. Quando a quarentena chegar ao fim, as pessoas continuarão cautelosas em suas viagens. À medida que as empresas comecem  a reabrir e a economia comece a se recuperar, muitos viajantes vão escolher férias mais curtas mais perto de casa em vez de grandes viagens internacionais. A tendência vai durar apenas um curto período de tempo até que o mundo volte ao "normal" em termos da liberdade de viajar. Onde veremos uma grande mudança será nos níveis de higiene e autoconsciência dos viajantes. Agora, as pessoas estão cada vez mais conscientes da facilidade com que os germes se espalham e se cuidam mais, especialmente no exterior.


Quando poderemos viajar novamente?

Eis a pergunta de ouro! Ninguém pode dizer ao certo, mas pela maneira como a maioria dos países reagiu em tempo hábil, deveríamos ver um retorno à normalidade já em relação a junho e julho para viagens domésticas. Evidentemente, isso não será o mesmo para todos os países e as respostas serão diferentes caso a caso. Não podemos ter certeza de que as viagens internacionais se recuperem o mais rápido possível, embora com países ansiosos para impulsionar as economias também tão rápido quanto possível, não haverá demora desde que viajar volte a ser seguro.


Para quais destinos as pessoas estarão viajando?

É provável que vejamos pessoas viajando para mais perto de casa após o vírus. Com muita gente perdendo o emprego, as viagens vão se tornar de novo um luxo que nem todos poderão  pagar. Muita gente vai optar por escapadelas curtas de fim de semana para locais que ofereçam acampamento mais isolados ou cabanas isoladas sem multidões. As cidades lotadas de repente se tornam menos atraentes em favor de escapadelas tranquilas perto de casa.


Viajar vai ser o mesmo que era antes?


O turismo é uma das indústrias mais resilientes que existe e se recuperará mais rapidamente do que a maioria de outros setores. Logo após as restrições de viagem do Covid-19, os viajantes poderão experimentar destinos que há pouco estavam lotados quase que totalmente só para eles. Isso provavelmente durará alguns meses, na melhor das hipóteses, fornecendo uma janela oportunidades para viajar sem as multidões costumeiras normalmente esperadas nos destinos top da lista dos sonhos.

As empresas de viagens e turismo provavelmente lançarão uma série de promoções para atrair o público  a viajar novamente, embora isso não seja necessariamente uma oferta mais barata, pois nas ofertas poderão estar incluído valores diferenciados. Haverá economia para quem não se importar em viajar logo após o impacto do Covid19 ter diminuído e a vida normal ser retomada.



Conclusão: as viagens serão retomadas após o surto e, embora as pessoas viajem menos no início, o setor vai se recuperar mais rápido do que a gente possa imaginar


* O jornalista Sérgio Fernandes é organizador da Exposição Interativa que comemora os 55 anos da Ponte Internacional da Amizade. A Exposição deveria ter sido aberta no dia 27 de março no Shopping Paris em Ciudad del Este. A exposição, a segunda do jornalista, aguarda a reabertura da fronteira e o fim do isolamento para ser reaberta. 

Nenhum comentário: