domingo, 17 de outubro de 2021

Curiosidades do guarani: "O que o paraguaio sabe sobre o Brasil que o brasileiro desconhece (Segunda Parte) Caso de Pindorama

Parabenizo o Estado de São Paulo, Secretaria de Estado de Educação e o Programa de Educação Escolar Indígena, região de Mirakatu pela divulgação do Hino Nacional Brasileiro em mbya-guarani (link no post)

A pergunta é: "O que o Paraguaio, por exemplo*, sabe sobre o Brasil que o brasileiro,  desconhece?"  A resposta direta e sem rodeios é: que o nome do Brasil em Guarani é Pindorama. A imagem logo abaixo ilustra o artigo guarani sobre o Brasil na Vikipetã (Wikipedia).

A segunda imagem ou arte (logo abaixo) foi retirada da página também da Vikipetã sobre o Mercosul. O destaque aqui são os nomes dos quatro países fundadores do Mercado (Comum) do Sul (Ñemby=Sul, Ñemuha=Mercado). Confira! 

O guarani tem sua maneira de escrever os nomes de países
 

Como não me canso de lembrar, o guarani como língua oficial é soberana e independente. Exemplo dessa soberania é o alfabeto (achegety) guarani. O guarani não possui som do "g" como o do espanhol em, por exemplo, gente ou gemelo (Gêmeo) ou ainda Argentina. Para esse som, o avañe’ẽ (guarani) usa o "h" inclusive em palavras emprestadas do castelhano como "Arhentína", "hente" entre centenas de outras. Confira os nomes dos países do mercosul. Note que o Brasil não aparece na lista. Certo? Errado, aparece sim mas com o nome guarani de origem tupi: Pindorama. 

Pindorama significa, Terra do Pindó. Pindó é uma palmeira também conhecida como jerivá. Árvore nativa da Mata Atlântica com grande presença no Parque Nacional do Iguaçu e Iguazú, nas ilhas do Iguaçu Superior e graças a projetos de urbanização nas ruas de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Miami, Sidney e muitas outras. É uma árvore sagrada para o Guarani Mbya e é, acima de tudo, a palmeira-bandeira das Cataratas do Iguaçu. Para ser terra do pindó, Pindrorama tem também muitíssimas outras palmeiras.     

Vamos aprender sobre a Pindorama moderna, o tetã (país) chamado Pindorama. Primeiro Pindorama é muito grande e é formado pela união (joaty) de vários "tetãvore" (estados). O nome oficial fica assim: Tetã Joaty Pindorama que pode ser trauzido como República Federativa do Brasil. Uma federação não deixa de ser uma união e uma união não deixa de ser uma "joaty". "Ty" significa uma plantação, uma coleção e "aty" lembra uma reunião. 

O lema oficial de Pindorama em português é uma mensagem fria e às vezes usadas como arma "ideológica": Ordem e Progresso. Em guarani a frase parece mais sábia, mais humana e mais fraterna: Tekoitepe ha Ñakãrapu'ã (Vida Correta e Levantemos a Cabeça)!    

A Pindorama moderna tem ainda uma poyvi (bandeira) nacional e uma Purahéi (canção) cujo nome completo é "Vrasil Retã Purahéi"(Canto ou Hino do País Brasil). Note que Tetã (país) virou "Retã" por motivos de eufonia e poderia ser "hetã" em outras ocasiões já que a palavra entra na categoria de "palavra variável".

* Digo "paraguaio por exemplo" porque pode ser o caso de argentinos de Corrientes, Formosa, Misiones, bolivianos e comunidades falam guarani como avá-guarani, mbya-guarani e kaiowa.  

Nenhum comentário: