Principais destaques do Templo Chen Tien (Foz do Iguaçu). Clique na foto para ampliar. Foto acervo do Visit Iguassu |
Boddhisattva Ksitigharba: Bodisatva do grande Voto |
Embora o templo não tenha um programa de divulgação dos princípios religiosos milenares, o desenho do templo em si supre esta necessidade. O templo foi projetado para explicar o caminho budista que é a busca da iluminação. Nos ensinamentos budistas que têm a iluminação como alvo, o templo mostra como funciona este caminho. Primeiro, no budismo os seres iluminados se tornam Budas ou atingem a budicidade. Muita gente chegou ao estado de Buda. O templo cita o exemplo de três: o Buda Sorridente, o Buda Sakyamuni e o Buda Amitaba.
O Buda Sorridente é o Mi La Pu Sa, um Buda que ainda não veio à terra, é um Buda esperado e por isso é chamado de Buda do Futuro ou Buda Maitreia. Já o Buda que no templo é representado pela estátua do Buda Deitado, o Buda Sakyamuni, é o Buda Histórico, quer dizer aquele ex-príncipe indiano que abandonou o reino do pai e partiu para buscar a iluminação. O terceiro Buda é o Buda Amitaba - é aquele que é Buda desde muitos milhares de ano antes do Budismo chegar à terra por meio de Sakyamuni. O Buda Amitaba representado por uma estátua de 10 metros de altura está no topo da hierarquia do Templo Chen Tien. É por isso que o mantra do templo é a repetição do nome do Buda Amitaba que em chinês é Amituo Fo (Fo = Buda). Namo Amituofo!
Mas antes de chegar a ser Buda, o que é possível para todos nós, o devoto tem que passar por duas etapas. Chegar a ser um Arahat, estágio antes de ser Boddhisattva e Boddhisattva em si. Os Arahats estão dentro do templo com acesso restrito. Caminhando pelos jardins do Templo o visitante verá imagens representativas de quatro Boddhisattvas:
1) Avalokteshvara - Grande Compaixão (Kwan Yin)
2) Manjushri - Grande Sabedoria
3) Samantabhadra - Grande Amor e Perfeita Atividade
4) Ksitigharba - O Grande Voto
O desenho autoexplicativo do Templo mostra ainda que a iluminação é possível para todos. Exemplo disso são a menina chamada Ron Ni (Long Nü) e o menino Shan Cai Tong Zi. Ambos atingiram o estado e status de Buda ainda crianças.
Ciudad del Este
Ciudad del Este também tem um templo que no momento funciona no quinto andar do edifício do Shopping Internacional. Ele pertence à ordem Fo Guan Shang traduzida como Buddha Light International Asociations - BLIA com sede em Kaoshiung, Taiwan, país que tem relações diplomáticas plena com o Paraguai. A associação é muito ativa em trabalhos sociais contando por exemplo com um hospital em CDE (hoje com apoio da Itaipu Binacional via Fundación Tesãi) via além de contribuir para campanhas de arrecadação de alimentos para pessoas necessitadas tanto em Ciudad del Este como em Foz do Iguaçu. O novo templo se encontra na etapa final de construção em CDE.
Templo Budista em CDE / Buda Rape Tupao Ciudad del Estepe |
Templo Budista (Buda Rape Tupao) de Colonia Yguazu |
Templo Budista de Posadas, Argentina
Buda de Posadas é o mais alto da América Latina |
Logo depois do fim dos conflitos no sudeste asiático e a vitória de governos comunistas em 1875 muita gente teve que fugir como refugiados. A Argentina recebeu mais de 290 famílias provenientes do Laos. Vieram também alguns vietnamitas e cambojanos. Nem todo mundo permaneceu na Argentina já que sonhavam em se juntar a parentes que foram para países como Estados Unidos.
Os que ficaram fincaram raízes. Entre e marcam presença até hoje em terras "misioneras". Foi esta comunidade que recentemente inaugurou o Templo Budista Laosiano em Posadas. O nome oficial é Templo "Wat Lao Rattanarangsyaram Keosawang". O Templo Budista de Posadas pertence à escola Theravada similar à escola seguida na Tailândia com elementos próprios dos Laosianos.
Agradecimentos e Dica Turística
Obrigado / Gracias / Aguyje à empresa Lleva Tours Operator de Ciudad del Este que providenciou transportes e expertise para a parte de CDE dos templos. Participaram na visita Silvana Canal, Rosa Benítez (coordenadora de social mídias) com a atenção da empresária Elva Figueiredo
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