sábado, 28 de maio de 2022

Católicos nas Três Fronteiras: o que une as Paróquias de San Lucas (CDE) e São João (Foz)

Paróquia San Lucas

A Igreja San Lucas sede da paróquia do mesmo nome no bairro São Lucas em Ciudad del Este tem muito a ver com a Igreja Matriz São João Batista de Foz do Iguaçu.

Detalhes da Paróquia San Lucas

As duas igrejas foram fundadas por religiosos da Sociedade do Verbo Divino (SDV). Os misionários do Verbo Divino se estabeleceram no Alto Paraná em um povoado às margens do rio Monday em 1910. Ou seja 55 anos antes da fundação de Ciudad del Este e 19 anos antes da fundação de Puerto Presidente Franco em 1929. 

Comemoração do Centenário

A chegada dos verbitas no atual Departamento do Alto Paraná ocorreu  13 anos antes da chegada do padre polonês-alemão, também verbita, Guilherme Maria Tieletzek (Tieleczek) em Foz do Iguaçu em 1923. No ano seguinte foi fundada a paróquia São João Batista parte da nova Prelazia de Foz do Iguaçu criada em maio de 1926 junto com as dioceses de Ponta Grossa e Jacarezinho.

 

Igreja Matriz, Paróquia São João Batista. SVD 1924 - 2024! 

A partir daí podemos ver a importância do Verbo Divino no desenho e formação da extensa região das Três Fronteiras, de Posadas a Guaíra; de Guaíra a Laranjeiras do Sul e Guarapuava, de Guarapuava a Foz do Iguaçu e de volta a Posadas com paradas em todos povos ribeirinhos entre a foz do Iguaçu e a capital da Província argentina vizinha.

O que isso tem a ver com Jesuítas?

Simples! Os jesuítas foram expulsos da Espanha, o que significa toda a América sob domínio espanhol em uma operação secreta, organizada e rápida ocorrida entre 31 de março e 2 de abril de 1767. Do dia para a noite todas as missões jesuítas em Itapúa, Paraguai e da atual Misiones, Argentina foram abandonadas com a dispersão dos povos originários que moravam nela e haviam aceito o evangelho. A escuridão venceu, o cristianismo tal como trazido pelos jesuítas foi expulso junto.  Se você conhece as sete cidades paraguaias que abrigaram "reduções" jesuítas você sentirá de perto o poder desta história. A população de guaranis aldeados era de dezenas de milhares de cristãos. Com a expulsão, a região de Itapúa (Paraguai) e Misiones (Argentina) ficaram sem cristãos. Ficou um vazio populacional e cultural que só veio a começar a ser cogitado a partir de 1881 quando a Argentina começou a tomar providência de federalizar o território de Misiones preparando o terreno para a exploração da erva mate. No ambiente religioso a fé católica só começaria a voltar em 1898 por meio da Congregação do Verbo Divino. 

Foi quando o padre da SVD Federico Vogt chegou a Posadas para assumir o trabalho missionário, ele tinha, na prática, a missão de continuar a tarefa de onde os jesuítas pararam 131 anos antes em 1767. 

Durante as tratativas que ofereciam à Congregação Verbo Divino a continuidade do trabalho dos jesuítas nas selvas de Misiones, o padre Arnoldo Janssen, fundador da SVD, hoje canonizado, refletiu escrevendo: 

San Ignacio redescoberta no meio da selva em 1897, um ano antes da chegada dos Verbitas. Restauração só nos anos 1930 foto arquivo Junta Histórica San Ignacio 

"Eu creio que deveriam fazê-lo os padres jesuítas. Se fazemos nós e se obtivermos resultados, é fácil que pareçamos uns intrusos que querem colher onde outros semearam. Opino que devemos deixar-lhes à Companhia de Jesus a honra de não só haver fundado essas missões como de restaurá-las. Seguramente ainda devem estar vivas as antigas tradições dos Jesuítas de modo que a eles tudo seria mais fácil, que a nós".   (Saiba mais

Dica Turística:

A Igreja San Lucas é parte do City Tour de Ciudad del Este da empresa Lleva Tour Operadora (LTO) que possui várias versões de meio dia, vespertina, dia inteiro. Empresas de turismo receptivo de Foz Iguaçu trabalham com a CTO. 

A Igreja São João Batista em Foz está se preparando para celebrar em grande estilo o centenário da Paróquia em 2024 com possibilidade de restauração da Casa Paroquial até lá. Localizada em pleno centro histórico, a Igreja Matriz ex-Catedral de Foz, exibe na torre as imagens das padroeiras do Brasil e Paraguai e do padroeiro da Paróquia São João Batista. A Matriz está no roteiro do City Tour de Foz do Iguaçu.  



  


Nenhum comentário: