Foto 1: A Ilha de San Martín e Salto Fio Dental |
Foto 2: A desembocadura do Salto fio Dental no rio Iguaçu, no andar térreo dos três degraus |
Originalmente postado no Facebook*
Este não é o nome oficial. Nem existe, sequer, nome oficial. Na primeira foto vemos o arco principal das Cataratas (lado argentino) visto do segundo mirante em frente ao Hotel das Cataratas. Na segunda foto vemos o detalhe que mostra a Ilha San Martín e imediatamente na extremidade, à esquerda, da pequena floresta sobre a ilha, um pequeno salto que lembra um fio / hilo que parece estar, no seu ritmo, dividindo/criando a ilha. E está. A terceira e quarta fotos mostram o Salto Fio Dental durante uma enchente quando a vazão atinge 14, 25 ou até 46 milhões de litros de água por segundo.
Foto 3: Fio dental "engorda" em uma cheia significativa |
Foto 4: O Salto Fio Dental de fio dental não tem mais nada. Saltinho explode em volume d água com mais de 40 mil litros de água por segundo |
Imagine você tentando serrar uma rocha com um fio dental. Com paciência, perseverança e tempo (muito tempo) você conseguirá. Do mesmo jeito, o pequeno salto que pouco aparece nas fotos e quando aparece não recebe a devida atenção, está trabalhando.
Daqui a 100 mil anos, já vai dar para ver. Guarde esta postagem para mostrar. Se você é ateu, a explicação basta por aqui. Se você é cristão e vê as Cataratas como uma maravilha de Deus, se ligue na ferramentas que Deus usa para construir maravilhas. Uma delas se chama erosão (que opera para cima, para baixo e para os lados). É por causa da observação dessa ferramente que o ditado português afirma que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
Obrigado
saltinho fio dental, você está fazendo um bom trabalho#valoresculturaisdanatureza #icmbio #interpretacao #interpretacaoambiental #NatureInterpretation #fundaciónbertoni #parquenacionaliguacu #parquenacionaliguazu #geoturismo #geoturismopr #parquemocona #embraturbrasil #cataratasargentinas #cataratasdoiguaçu #hoteldascataratas #turismofoz #reservambarakaju
* NOTAS
"Cataratear" é um verbo de criação livre do autor (2020). Traz a ideia de visitar e ver as Cataratas prestando atenção em seus múltiplos e mínimos detalhes. É uma versão do "waterfalling" em inglês
"Cataratear" es un verbo de creación libre del autor que también propone el mismo verbo en Jopará / Guarani e castellano como "kataratea" que se conjuga asi: akatarateá, rekataratea, okataretea, jakataratea, rokataratea, pekataratea, okataratea (yo catarateo, tu catarateas, él cataratea, catarateamos etc)
Obs.: la idea de "cataratear" fue inspirada en el verbo "to waterfall" que nombra al hobby "waterfalling" de visitar cataratas del mundo practicado por fanaticos casi adoradores de cataratas, cachoeiras, saltos y similares en verdaderos "waterfalling tours".
Ejúmina, rekataratea haguã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário