terça-feira, 29 de agosto de 2023

Alto Paraná pede passagem e impõe postura de Portal de Entrada para o Paraguai

 



No auditório da CETAPAR: Da esquerda para a direita: Concejal Carlos Avalos e Felipe González. Segunda fileira da esquerda: Graciela Gómez, Associação Empreendedores; Vereadora Nilda Venialgo e Luisa Dávalos

CETAPAR - Fundação Nikkei


As comemorações dos 62 anos de Colônia Yguazú no Alto Paraná, Paraguai, durante a 24ª Expo Yguazú serviu de palco para muitas conversações sobre a divulgação do Alto Paraná e seus atrativos lembrando que o Alto Paraná é um departamento (equivalente a um estado brasileiro) cuja capital é Ciudad del Este. 

A visita da ministra do Turismo, Angelita Duarte de Melillo, ao Alto Paraná na primeira semana depois de tomar posse foi um indicativo da importância do Departamento cuja capital é a segunda maior cidade do País. Como as coisas estão, quando se fala em Alto Paraná, vem à mente sua capital, conhecida como um grande destino de compras para um público de maioria brasileira.  Mas, a coisa não para por aí. O Departamento se apresenta como um destino com diferentes atrações e oportunidades de viagens, aventuras, descobertas e convites à exploração cultural. 

Minha redescoberta de Colônia Yguazú (Não ia lá há mais de 20 anos) é um exemplo das surpresas que o departamento reserva. Foi promovida uma conversação importante sobre este Alto Paraná que toma posição para lembrar que é um Portal de Entrada para o Paraguai para setores como o turismo de vários segmentos. O que o departamento quer, pelo que entendi, é que quem viaje para Assunção, saiba que nos dois lados da estrada há inúmeras cidades candidatas a atrair a atenção de setores diversos entre eles o turismo. 

Edgar Figueredo, diretor da CETAPAR: A entidade é auto-sustentável. Não recebe verba oficial


Uma reunião nesse sentido foi promovida pela CETAPAR - Centro Tecnológico Agropecuario del Paraguay. Uma instituição fundada em novembro de 1962 como parte de convênio Paraguai-Japão para o treinamento de agricultores que acabavam de desembarcar do Japão, os primeiros membros da colônia Yguazú. 

Hoje a CETAPAR é um centro de pesquisas, divulgação de tecnologia agrícola e pecuária, possui laboratórios, fornece treinamentos e estágios além de contar com parcerias via convênio com a União Europeia, Japão e empresas de equipamentos agrícolas como a New Holland por exemplo. A CETAPAR abriu as portas para  o apoio de projetos tais como aqueles ligados à aspiração  do setor do turismo. 


Vereadora Nilda Venialgo (Centro) com Graciela Gómez (esq) e Luisa Dávalos (dir) 

O diretor da CETAPAR, Edgar Figueredo recebeu na sede da instituição o conselheiro departamental (Concejal Departamento / Deputado do Departamento do Alto Paraná), Carlos Avalos por Presidente Franco,  a vereadora por Hernandarias, Nilda Venialgo, a presidente da Associação  de Empreendedores do Alto Paraná, Graciela Gómez, a gestora de desenvolvimento Luisa Dávalos e Felipe Gonzalez vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem - Paraná e atual presidente do Visit Iguassu de Foz do Iguaçu. 

Deputado (Concejal) Departamental Carlos Avalos:
 "o turismo pode impulsionar o desenvolvimento"

O deputado departamental Carlos Avalos, destacou a potencialidade de Presidente Franco, especialmente após a inauguração da Ponte da Integração. Felipe González quis saber sobre o Museu Bertoni que estaria fechado. O deputado por Franco confirmou que o Monumento Científico (Categoria oficial) está fechado por ter sido repassado para o Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável (MADES) e que a discussão está na pauta. O deputado (Concejal) disse que se estuda a concessão da administração turística à iniciativa privada com a participação de outros ministérios como o de Cultura, o de Turismo e o Instituto Paraguayo de Artesanías. Felipe González lembrou que o Museu Bertoni já é um atrativo consolidado na visão do turismo de Foz do Iguaçu. 

O deputado que é trineto de Moisés Bertoni, pela linhagem de  uma das filhas do mestre, afirmou que tem todo o interesse de ver o Museu Bertoni reaberto e outras atrações de Presidente Franco fazerem parte do roteiro do turismo regional. Ainda é cedo para falar, afirmaram os organizadores, mas o governador do departamento César Orlando (Landy) Torres tem interesse nas articulações que prometem colocar em evidência os diversos distritos (municípios) com potencial de desenvolvimento e as novas ideias e iniciativas para o turismo. 

O também deputado departamental Nori Sato por Colônia Yguazú também estava na lista dos participantes do primeiro diálogo promovido pela CETAPAR. Mas não pode vir. Ele teve motivo para não comparecer. Além de presidente da Associação de Turismo Sustentável de Yguazú (ASYSTUR) ele é presidente da organização  da Expo Yguazú. A Feira funcionou até as 5h da manhã. O executivo estava pessoalmente à frente da equipe de limpeza e preparação do imenso galpão, que recebeu milhares de pessoas para vários shows,  para receber o público convidado para almoço do dia seguinte com o Festival do Assado. Tudo saiu de maneira impecável. Yguazú está em boas mãos.       

Nenhum comentário: