domingo, 9 de junho de 2024

Turismo religioso ou turismo de motivação religiosa cada vez mais presente no Festival das Cataratas

Imagem de Nossa Senhora e os Três Pastorinhos

É uma pena que a Feira e Exposição de Turismo do Festival das Cataratas dure só dois dias. Percorrer os corredores da  exposição é uma viagem sem sair da cidade anfitriã neste caso Foz do Iguaçu. Nesta nota prestei atenção na presença de propostas de turismo religioso, aquele em que as pessoas viajam por motivação religiosa. Pode ser ou não ligado à peregrinação.   

Registrei com alegria a presença de Juranda que tinha um stand na feira-exposição e nesse stand havia a presença de imagens religiosas. Por quê? A explicação é a ocorrência de um milagre atribuido aos tres pastorinhos de Fátima, Portugal. O milagre de Juranda ajudou na canonização das três crianças que testemunharam as aparições de anjos no campo seguido pela aparição de Nossa Senhora de Fátima. 

Mirta Deringer explicava aos visitantes do stand a história do milagre, o que colocou Juranda na lista de lugares com apelo religioso sem esquecer de falar sobre a "JUranda além do Milagre". Coloco Juranda na minha lista também. A canonização dos meninos aconteceu em 2017 quando o Papa Francisco reconheceu o milagre de Juranda como o terceiro milagre necessário para o processo.        


Mirta Deringer no stand de Juranda 

Stand de Juranda

SStand cedido às comunidades Maka do Paraguai e Mbya de POuerto Iguazu

Também com inspiração religiosa, histórica e cultural foi a participação de Puerto Iguazu que trouxe artesanato indígena e alguns de seus autores maka do Paraguai e Mbya guarani de Puerto Iguazu. Uma bandeira com a cruz jesuíta que lembrava as missões jesuitas. A bandeira é hije um convite integração entre os municípios "misioneros" (missioneiros) beneficiários do legado dos 30 Povos da Missões.      
Nossa Senhora do rocio padroeira de Parabaguá e do Paraná

Nossa Senhora do Rocio (Rocío) é a Padroeira do Paraná e como o Paraná começou em Paranaguá, a devoção a ela começou em Paranaguá. O stand de Paranaguá lembrava que Paranaguá não é só o seu respeitado Porto. O Santuário Estadual da N.S. do Rocio é um dos lugares de alta estima na primeira capital do Paraná. 

Paranaguá tem uma área histórica rica em registros. Entre eles está o antigo Colégio dos Jesuítas construído entre  1740 e 1775.  O antigo Colégio dos Jesuítas é sede do atual Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná. 

Logo após a expulsÃo dos Jesuitas dos domínios de Portugal, cinco anos após a finalização do prédio, a Real Fazenda portuguesa confiscou o edifício que hoje é parte do Patrimônio Histórico e Cultural brasileiro designado pelo IPHAN.

Nenhum comentário: