quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Midiologia aplicada, mural-comunicação




Papo de comunicólogo

Nesta foto eu vejo um muro e uma "escrita" nele. A escrita pode ser chamada de "pixação", se você quiser. Houve época em que isso dava cadeia. Mas ser bruxa também dava pior do cadeia. Bem, no muro está escrito: "RODEIO NÃO É CULTURA, É TORTURA!!!

Até aí tudo bem. Acontece que o pessoal que está desenvolvendo este protesto, está, ao meu ver, dando um exemplo do que Régis Debray, um francês, filósofo, chamou de "mediologie" e em português ficou traduzido como "midiologia". Quer dizer o muro ali passou a ser um "meio de comunicação". Isso pode parecer claro e evidente. Mas não é. A midiologia está interessada na "transmissão". A midiologia quer saber como uma ruptura dentro de nossos meios de transmissão suscita uma mutação ou mudança nas mentalidades e comportamentos e como uma tradição cultural pode assimilar ou modificar uma inovação técnica.

Interpretando, quero dizer o seguinte: é a segunda vez que o pessoal responsável usa o muro para transmitir uma mensagem. Na primeira vez a mensagem foi: Circo Legal não tem Animal. E o Circo dos Hermanos Rodriguez se deu mal. Quer dizer, me parece ver aí uma prova de que esse pessoal causou "uma ruptura nos meios de transmissão" e que pode conseguir mudanças da mentalidade e comportamentos. E coom conseguiram causar uma ruptura no esquema normal de transmissão? Pela utilização do muro como meio de comunicação. E saiu barato, só a tinta, a coragem e aquela coisa que os moveu a agir. O quê? Idealismo? Ideologia? Assim, midiologicamente, dou todo apoio àqueles que tiveram essa idéia. Mantenham o padrão.

Sites sobre midiologia
Site oficial
Já darei mais links...

Nenhum comentário: