quarta-feira, 11 de março de 2009

Região 06 de Foz do Iguaçu, Região do Jardim América. Conheça os Bairros da R-06, Jardim América

O bairro Jardim América é o que dá o nome a essa região sui generis de Foz do Iguaçu. Sui generis por quê? Porque é a região que margeia o rio Paraná, essa é a razão número um. A número dois é que é uma região que abarca desde o riozinho ou arroio Jupira na divisa com a Vila B da Itaipu Binacional até bem próximo do Terminal de Transportes Urbanos na divisa com o Centro de Foz do Iguaçu.

Como a "barranca" do Paranazão (assim o rio é chamado pelos locais) é prática e oficialmente desabitada, abundam as áreas da cidade identificadas pela palavra "imóvel". São áreas que estão à espera. Estão "pinduradas", no sentido de estarem à mercê. De quê? Do que vier. O que vai acontecer? Haverá uma (estrada) Baira-Rio? Haverá pontes novas? Haverá espaço-porto? Haverá uma nova onda especulativa? Enquanto estamos, todos, pendurados, suspensos, no aguardo, a costa brasileira do Paranazão, no trecho entre o Arroio Jupira e a foz do rio Iguaçu, é usada para o contrabando, passagens de qualquer coisa e em lugar de esconderijo ou mocó de qualquer coisa. 

Por isso, embora não haja faixas, cartazes, avisos, os iguaçuenses sabem que a beira do Rio Paraná em Foz do Iguaçu não é lugar onde se pode pegar sol ou seja de bronzeamento natural. Já vimos na TV moradores dizer que as águas do Paranazão são loteadas e que há disparos de arma de fogo do lado oposto do rio, para afugentar os únicos malucos que insistem em ir ao rio: os pescadores.

Com a exceção da região costeira do rio, a Região 06 ou do jardim América é muito interessante. Destaco aqui: a Vila Paraguaia, que ocupa a área entre a Rua Bolívia e a Martins Pena, a Marechal (Mariscal) Francisco Solano López e a Nossa Senhora de Caacupé e onde há ainda as ruas Caaguaçu, Ramón C. Aguayo e a rua Ipacarai (Ypacaraí). Tanto o espanhol como o guarani (avañe'en) ainda são muito usados na Vila Paraguaia.

Como o bairro é Jardim América, não podem faltar as ruas como a Rua Bolivia, Rua das Guianas, Rua Chile, Rua Equador, Rua Uruguai, Avenida Venezuela que ao sair do bairro pan-americano, perdeu o nome e passou a ser chamada Duque de Caxias - onde se monta o Carnaval de Foz do Iguaçu, chamado "Carnafalls" na gestão do prefeito Paulo MacDonald e cultura-man Rogério Bonatto. Na outra pode mudar para Carnacata ou Carnarata - para dizer Carnaval das Cataratas.

Destaque ainda para a Vila Portes - um bairro conhecido como "Area da Exportação". É normal que as mulheres de Foz do Iguaçu saiam de todos os bairros para comprar coisas na "exportação". Ainda farei uma cobertura melhor desse bairro que tem fama de "ter tudo". O bairro é voltado para a exportação ao Paraguai embora argentinos também possam ir lá sem pagar ingressos. As lojas tendem a ter uma especialização: parafusos, pneus, vasilhames, peças, ferramentas, material de construção e assim por diante. A Vila Portes vale uma visita. Depois dos anos 90, com, a entrada do Mercosul, muito mudou na região. Contudo a Vila Portes continua e vem reagindo bem.

Já o Jardim Jupira que era uma continuação da Vila Portes - no outro lado da BR 277, levou um baque maior tanto por causa da adoção do real e de um câmbio que encareceu os produtos brasileiros, como devido a BR 277 ter implantado barreiras que dificultam o acesso ao bairro. Uma das melhores visões da Ponte da Amizade é do Jardim Jupira, embora, infelizmente, a ida aí não seja ainda aconselhável por motivos de segurança. Uma pena!

Confira os bairros da Região do Jardim América:


Jardim América, Jardim Boa Vista, Jardim Central, Jardim Cristina, Imóvel Farro, Jardim Jupira, Parque Monjolo (Comercial das Bandeiras),Jardim das Nações, Imóvel Olaria Fulgêncio, Loteamento Paraguaçu, Vila Paraguaia, Vila Pérola, Imóvel Portes, Vila Portes, Imóvel Porto Alegre, Loteamento Renato Festugatto, Imóvel Rodrigues "A", Imóvel Santo Inácio

Indice das Regiões

Nenhum comentário: