terça-feira, 10 de março de 2009

Região do São Francisco ou Região 03 de Foz do Iguaçu: conheça os bairros da R-03

A Região do São Francisco de Foz do Iguaçu é uma das maiores da cidade. Pode ser a maior fonte de votos nas eleições. É uma região populosa e embora tenha fama de ser carente, há um pouco de tudo. No total a Região do São Francisco tem 21 bairros:

Mutirão 1º de Maio, Vila Borges, Jardim Copacabana, Jardim Europa,Loteamento Residencial (Jd) Itália, Jardim Liberdade, Parque Residencial Morumbi I,Parque Residencial Morumbi II, Parque Residencial Morumbi III, Parque Residencial Morumbi IV, Jardim Pacaembu, Portal da Foz, Loteamento Rincão do Sâo Francisco (Cohapar III), Jardim Sâo Rafael, Jardim São Rafael II, Jardim Tarobá, Jardim Terra e Lar.

A Paróquia Católica se chama São Francisco. A Igreja principal fica na Avenida Mário Filho e pertence aos Freis Cpuchinhos Franciscanos que têm o lema Paz e Bem! Se você vai ao TTU (Terminal de Transportes Urbanos)você verá que há várias linhas que servem à região (1º de Maio que serve ao Jardim Europa e termina no Portal da Foz, Morumbi - que atravessa todos os Morumbis com final no Morumbi IV,Jardim Copacabana, Portal da Foz etc).

Por que Mutirão 1º de Maio? Estou atrás da resposta. Por que Rincão do São Francisco? Porque esse "bairro" de poucas ruas ocupa exatamente um cantinho da região no encontro da Avenida República Argentina com a Avenida Mário Filho. Rincão ou "rincón" (espanhol) significa "canto". Nos tempós antigos quando a discriminação era maior, qualquer coisa que estivesse nessa direção se chamava "Chicão". Os moradores me contam que ir ao centro de Foz e entregar curriculo e ter de dizer que a pessoa morava no Chicão era suicídio ocupacional. O Jardim Europa é bairro recente. A avenida principal se chama Alemanha. Mas há Austria e outros países. O tema do bairro é Europa. O Portal da Foz tem como tema os passarinhos - a Avenida Principal é a Avenida Beija-Flor. Os Morumbi tendem a prestigiar o futebol entre as avenidas estão Mané Garrincha, Palestra Italia, Fonte Nova e Maracanã.

Logo voltamos com mais!

Indice das Regiões

Um comentário:

Casa Oficio disse...

E nós estamos aí... bem no início do Morumbi I, saímos da Vila Maracanã há 03 anos e fomos muito bem acolhidos nesta região!