sábado, 30 de abril de 2016

Falece dona Josephina Schimmelpfeng em Curitiba aos 93 anos

Josephina Schimmelpfeng Fortes - In Memoriam


Encontrar dona Josephina foi um evento
 Tem gente, neste mundo, que a gente realmente tem prazer em conhecer. São pessoas que, o momento em que as conhecemos passa a ser  um evento marcante. É o caso de Josephina  Schimmelpfeng filha do primeiro prefeito de Foz do Iguaçu, Jorge Schimmelpfeng. Conheci dona Josephina no Hotel das Cataratas, onde ela esteve hospedada entre 13 e 16 de maio de 2014 na companhia da nora Neusa Maria Zanetti - um mês antes de ser celebrado o centenário da posse de se pai como prefeito da então Vila Iguassu.  

Ela estava exatamente no local onde, no tempo de criança ficava o “Hotel de Papai”, um hotel de madeira de dois andares. A lembrança mais forte de sua infância neste local eram as portas de madeira que rangiam de noite com a trepidação das Cataratas. Hospedada no Hotel inaugurado em 1958 e hoje gerenciado por  empresa internacional, dona Josephina contou do que sentiu mais falta: da trepidação e a portas não rangem mais". 



O meu colega e fotógrafo Kiko "Francisco" Sierich sugeriu uma foto de dona Josephina com as Cataratas como pano de fundo. Ela aceitou. Atrás dela na foto havia um vaso com flores. Ela prestou atenção nelas. No pátio havia também uma plantinha carregada de pequenas flores. Ela aproximou-se da planta escolheu uma florzinha e disse "minha irmão gostava de apertar porque elas estalavam".  Como a ocasião era super especial tomei a liberdade de aparecer na foto com a dona Josephina. A pequena reportagem foi publicada na edição especial de centenário d'A Gazeta do Iguaçu. Republico o material no blog como uma homenagem. A dona Josephina faleceu no dia 24 de abril em Curitiba aos 93 anos. 








Nenhum comentário: