quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Misão do FMI encerra visita e divulga sugestões para o Brasil de Temer

Algumas adaptações sugeridas pela equipe enviada ao Brasil pelo Fundo Monetário Internacional (FMI)  que correspondem  ao item número 13 neste documento (relatório) divulgado. Segundo a instituição, as sugestões são da equipe ou missão não do FMI. 

Gargalos de infraestrutura. Prosseguir com as melhorias e reformas regulatórias recentemente anunciadas ajudarão a tornar as concessões mais atraentes para os investidores, preservando os altos padrões de governança e a concepção do programa.

Abertura da economia. Reduções nas barreiras tarifárias e não-tarifárias, incluindo uma revisão das políticas em matéria de requisitos de conteúdo nacional, e o prosseguimento com as negociações de livre comércio fora do Mercosul, iriam ajudar a aumentar a concorrência, eficiência e crescimento a médio prazo.


Alocação da poupança. Seria aconselhável a revisão das regras de destinação de crédito e outras distorções para assegurar que as poupanças nacionais se encaminhem para usos mais produtivos.


Reforma trabalhista. Reformas destinadas a facilitar o emprego produtivo e redução dos incentivos à informalidade iria promover de criação de emprego, investimento e crescimento.


Reforma tributária. Uma maneira importante de reduzir o custo de fazer negócios seria simplificar o Imposto de Estado sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). PIS / CONFIS e IPI também deve ser consolidado e substituído por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) federal.

Nenhum comentário: