O veado que é parte do conjunto da obra em 06.05.2017 |
Jackson Lima
A estátua do São Francisco no canteiro central da Avenida Mário Filho, divisa entre o bairro 1º de Maio e Morumbi I é importante para Foz do Iguaçu? Se a resposta for sim, não parece. A estátua construída pelo artista plástico Giovanni Vissotto no final dos anos 90 mostra São Francisco ladeado por dois animais: um quati à esquerda e um veado à direita, para quem bem do bairro em direção ao centro. A passagem do tempo, o descaso e o abandono está causando a destruição do monumento. O veado, que está ao lado São do São Francisco entregou os pontos, desistiu de esperar alguém da manutenção e deixou cair a cabeça para um lado. Na foto abaixo, tirada em maio de 2016, já era possível ver rachaduras na capa de cimento que veste a estrutura em arame. Um morador do 1º de maio chamou a atenção para o problema e disse: "alguém tem que fazer alguma coisa". Nada foi feito.
O veado em 1º maio de 2016 |
Vista da estátua em maio de 2016, com o animal ainda em pé |
Para lembrar: monumento em construção em 1997 |
Para dar ideia da dimensão do monumento: autor da obra com sua criação |
Outros links
O portal H2Foz publicou um material assinado pela jornalista Fernanda Regina Cunha, em 2013 com o título: "Monumentos fazem parte da paisagem de Foz" onde aparece a foto da Coruja, segundo o artigo, assinada pelo escultor Fernando Borba. A estátua do São Francisco já foi alvo de outras postagens neste blog. Uma delas em 2008 inclui a história da concepção da obra pelo escultor Giovanni Vissotto. Vale a pena relembrar. Uma pequena postagem de 2010, destacou o rosto da estátua de São Francisco do Morumbi. Vale a pena conferir. Em extensa postagem que pertence à série "pequenos Guias" sob o nome Guia para a Foz do Iguaçu Católica, inclui a estátua do São Francisco na lista dos monumentos dentro da área da Diocese de Foz do Iguaçu que o inclui a estátua de Nossa Senhora em Itaipulândia e o Cristo Esplendor de Santa Helena. Dê uma olhadinha mesmo que seja só por curiosidade.
* Delapidação / dilapidação são sinônimos. Ambos existem em português. As duas palavras estão corretas com tendência a que "dilapidação" seja mais usada. O uso da forma "delapidação" nesta postagem se dá para explorar melhor o prefixo "de" (de+lapidar). "Lapidar" é o que o artista faz. De+lapidar é o contrário, se desfaz a lapidação pelo descaso, abandono ou a falta de manutenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário