segunda-feira, 29 de maio de 2017

Precedente perigoso para desmatamento no Brasil: estão diminuindo áreas protegidas na Amazônia

Foto Agência Brasil
O coordenador de Políticas Públicas do WWF-Brasil, Michel Santos, alerta que estão abrindo um precedente perigoso que vai estimular a invasão e o desmatamento nas Unidades de Conservação de todo o país, colocando em risco o maior programa de áreas protegidas do mundo, o Arpa, e os compromissos de clima e biodiversidade assumidos pelo Brasil
Aproveitando da enorme crise política que assola o país, o Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (23) duas medidas provisórias (MPs) que reduzem a proteção de cerca de 600 mil de hectares de florestas na Amazônia – uma área maior que o Distrito Federal. O texto segue para sanção ou veto do eventual presidente em exercício.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

ICMBio não está gostando nada da mudança no PL 3729 de 2004

Retransmitindo
Deputado Federal Mauro Pereira (PMDB-RS)
Revogação de trechos da Lei do Snuc, prevista no substitutivo, inviabiliza recursos de compensação ambiental para UCs de uso sustentável, enfraquece o Instituto e põe em risco a integridade das unidades de conservação

Brasília (17/05/2017) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulga posicionamento sobre a versão do Projeto de Lei (PL) nº 3.729/2004 (Lei Geral do Licenciamento Ambiental), apresentada pelo deputado Mauro Pereira (PMDB/RS), relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara do Deputados.

De acordo com nota técnica, a revogação integral do parágrafo 3º do artigo 36 da Lei 9.985/2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação – Snuc), prevista no substitutivo, inviabiliza recursos de compensação ambiental para as unidade de conservação (UCs) de uso sustentável, enfraquece o ICMBio no processo de licenciamento e permite a instalação de empreendimentos dentro de UCs de proteção integral, contrariando frontalmente a Lei do Snuc, entre outras consequências que põem em risco a integridade das UCs.

Leia, aqui em PDF, na íntegra, a nota técnica sobre as repercussões negativas para o ICMBio, para a gestão das unidades de conservação federais e para a conservação da biodiversidade brasileira do substitutivo ao PL 3.729/2004 apresentado no último dia 27 de abril pelo deputado-relator.




domingo, 14 de maio de 2017

Entrou em vigor a Lei da Gorjeta: novo encargo é obrigatório

Começa a valer no sábado, 13 de maio de 2017 em todo o país a Lei da Gorjeta, que será aplicada a bares, restaurantes, hotéis, motéis e a todo tipo de estabelecimento onde os funcionários recebam esse valor adicional.
 
A lei prevê que a gorjeta deverá ser agora registrada na carteira de trabalho dos funcionários como parte do salário deles. O patrão deverá fazer o registro do salário fixo do trabalhador e anotar a gorjeta como um percentual a mais, a ser calculado com o valor médio recebido nos últimos 12 meses. Se houver redução no recebimento das gorjetas, o empregador deverá arcar com o valor registrado na carteira dos empregados.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Lua Cheia do Wesak: quarta-feira, dia 10. Aniversário do Buda Sakyamuni

Representação do Buda Sakyamuni no Templo Budista de Foz do Iguaçu

A Lua Cheia do Buda que também comemora o Aniversário do Buda Sakyamuni (Shakyamuni), ou o Buda Histórico é nesta quarta-feira, dia 10. Templos e associações budistas e culturais em todo o mundo têm datas diferentes para comemoração. O Templo Tzong Kwan em São Paulo, tem programada celebração especial para o dia 21 (Imagem abaixo). 

sexta-feira, 5 de maio de 2017

O Satélite Brasileiro SGCD I já está no espaço

O Satélite Geoestacionário de Comunicação e Defesa (SGCD) já está no espaço. Ele foi o passageiro número um do Voo Ariane (VA) 236 com destino ao espaço. O segundo passageiro foi o satélite Korea Sat-7.  Não vou entrar em detalhes sobre o voo porque, como acompanhei tudo de Foz do Iguaçu pela transmissão oficial, há fontes melhores como a Agência Brasil e o site Telesíntese, só para dar dois exemplos. O que me interessa é a parte emocional, humana do   lançamento, aquela pressão no estômago que denuncia uma vontade de virar  gastrite além da alegria de ver o lançamento e compartilhar do sentimento de quem estava lá envolvido ou envolvida como parte interessada e participante do projeto.           

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Lançamento do Satélite Brasileiro SGDC é hoje às 17h30

Foto Arianespace 03 de Maio 2017
Os passageiros do lançador Ariane 5, os satélites SGDC do Brasil e KOREASAT-7 da Coreia do Sul já estão abordo na zona de lançamento ELA-3 no espaçoporto de Kourou, na Guiana Francesa. A "decolagem" está programado para as 17h31 horário de Caiena / Brasília deste dia 4 de maio. O Satélite Geoestacionário para Comunicação e Defesa (SGDC) está no compartimento superior e será liberado  28 minutos após a decolagem. O satélite coreano KOREASAT-7, que será liberado 36 minutos após o início da missão. Assista o lançamento ao vivo e  mais informações no site da Visiona Tecnologia Espacial ou aqui no site Arianespace

Dona Fortunata e Foz do Iguaçu se preparam para comemorar 103 anos

Gazeta Diário de 2 de maio de 2017
Foz do Iguaçu completará 103 anos no dia 10 de junho de 2017 - daqui a um pouco mais de um mês. Dona Ana Fortunata Moscon celebra o aniversário no dia 7 de julho, menos de um mês depois de Jorge Schimmelpfeng ter tomado posse como o primeiro prefeito de Foz do Iguaçu. Na sexta-feira, dia 26 de abril tive o oportunidade de conversar com dona Fortunata na companhia da filha dela Elisabeth, mais conhecida no bairro como  Elisabeta ou Beta. "O único problema dela é a audição", disse e ajudou na conversa. Fora isso ela não tem problema nenhum como pressão alta, estresse, depressão ou vista. Ela contou que dona Fortunata fez operação de catarata na época em que isso incluía muitas viagens a Curitiba, a operação era feita em duas etapas e necessitava dar pontos, tirar os pontos e fazer Curitiba. A conversa rendeu a matéria na Gazeta, assinada por mim:Dona Fortunata se prepara para comemorar o seu 103º aniversário sob a chamada "Iguaçuense por Opção".  

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Horários de ônibus interurbano transfronteiriço das Três Fronteiras (Foz do Iguaçu / Puerto Iguazú / Yguazú)


Ônibus da Crucero del Norte em Foz vindo de Puerto Iguazú
Se você estiver ou morar em Foz do Iguaçu e quiser ir a Puerto Iguazú, a primeira cidade argentina na fronteira, você pode escolher se vai de carro, o seu ou alugado, ou se vai de ônibus do transporte coletivo. Ir de carro pode ser melhor, é o seu carro, você vai dirigindo, você pode fechar os vidros, ligar o ar, colocar uma música e usufruir do conforto de seu veículo particular. Mas há um porém:  Dependendo do dia, você vai amargar uma longa fila. E não adianta reclamar. A fila ocorre porque cada carro terá que parar em uma das guaritas para fazer o trâmite migratório para entrar na Argentina. Neste caso se chama “dar entrada” na Argentina.  Quem vai de ônibus leva vantagem. Número um:  a passagem custa R$ 4.00 ou 20 pesos.