sábado, 28 de setembro de 2019

Foz do Iguaçu ganhou as primeiras Promotoras Legais Populares da região


juiz Ariel Nicolai Cesa Dias fala às formandas. Na mesa: Danielle Araújo, secretária Rosa Jeronymo, Moema Viezer (Falta identificar a representante do CRAM)

O Auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Foz do Iguaçu (Sinecofi) lotou na sexta-feira, 20, à noite. Eram familiares, amigos, professores e autoridades convidadas que vieram conferir a formatura das primeiras 25 Promotoras Legais Populares (PLPs) da Região Trinacional, fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.  O curso que durou cinco meses teve uma carga horária de 80 horas. “Todos os sábados à tarde nos reunimos no auditório do Bosque Guarani”, explicou uma das organizadoras a professora Danielle Araújo, da Unila acrescentando que o curso foi organizado sem recurso público nenhum.

domingo, 15 de setembro de 2019

Parque das Aves 25 anos: lembrando a inauguração

O Mestre Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo discursa na inauguração do Parque das Aves de Foz do Iguaçu em 7 de outubro de 1984. Mesmo com começo humilde, o Parque das Aves começou com pé direito. Imaginem o tamanho da façanha de tirar o Dr. Roberto Marinho do Rio de Janeiro para viajar até Foz do Iguaçu para inaugurar um empreendimento pequeno, no fim do mundo, lá onde a BR-277 acaba, o Rio Iguaçu se despede do Paraná e  por onde entram as frentes frias. Roberto Marinho veio e não veio só, a Dona Lilly Marinho também veio. Neste fim de semana, 14 e 15 de setembro o parque começa a celebrar a data que já vai ficando para trás.  Para o povo de Foz do Iguaçu a entrada é gratuita hoje e amanhã e até o final de semana do dia 7 de outubro. Parabéns Parque das Aves.  
Foto do arquivo pessoal de Anna Croucamp (Clique na foto para ampliar)

Na foto: Prefeito Dobrandino Gustavo da Silva, homem que assinou o alvará, a primeira dama, o governador do Paraná, Mário Ferreira, Dona Lili Marinho, Anna Croucamp, Dennis Croucamp e o ex-sercetário de Turismo, então  Foztur, Salvador Ramos. Falta identificar três pessoas.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Até o Sete de Setembro em Foz é diferente: o General adorou

Ten-cel Marcelo Pontes (Comandante do 34 BIMec,) General Luna e Silva (Itaipu), Chico Brasileiro (Prefeito) Capitão de fragata, Niemer Gomes Rickmann (Capitania do Rio Paraná) e o Maj. Aviador Luis Otavio Esteves Pardini (Controle Aéreo)  


Publicado propositalmente com atraso
Jackson Lima 
 
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Luna e Silva, o mais faceiro na foto,  disse que se sentiu orgulhoso de ver como o Sete de Setembro é celebrado em Foz do Iguaçu. Eu gostei desse comentário e gostei do formato da notícia. No mesmo palanque, havia outras pessoas que viam o desfile de Foz pela primeira vez. Um deles era Sérgio de Deus Borges, que nem foi anunciado pelo sistema de som do cerimônial. Motivo: ainda faltavam pelo menos oito horas para Sérgio Borges assumir o cargo de Bispo da Diocese de Foz do Iguaçu e passar a usar o nome de Dom Sérgio de Deus Borges. 

domingo, 1 de setembro de 2019

Estão tentando acabar com o TTU de novo! Vai dar zebra?


Enquanto Foz insiste em acabar com o TTU, Cascavel anuncia novos terminais associando-os a mais conforto para os passageiros (clique na foto para ampliá-la)
As autoridades de Foz do Iguaçu vêm tentando acabar com o TTU desde 2007 quando começaram os movimentos por baixo do pano para lançar o ÚNICO. O prefeito Paulo Mac Donald tentou, foi derrotado. Reni Pereira tentou e perdeu. Não é justo que o prefeito Chico Brasileiro consiga. Para mostrar que essa história não é nova peço que leia alguns textos antigos e você  verá que não é necessário escrever nada novo. O passado se repete.  Confira as postagens: Adeus TTU! Terminal vai deixar de ser integrado (2011). Outra postagem que parece ter tudo para se repetir é: Lançamento do único no Morumbi foi caótico e tem ainda esta: Contagem regressiva, começou o único (2010).  

Observação: O que o Blog de Foz protesta hoje é contra a marcação insistente de acabar com o TTU como um espaço fechado. É um local que, quem usa sabe, oferece um mínimo de conforto e comodidade e qualidade de existência. É parte da mania de acabar com tudo e anunciar: agora mudou. É o que acontece com os anúncios de bairro: novo nome Itaipu C, Panorama, não existe mais Jardim São Paulo, o Cemitério Iguaçu fica no Panorama. Foz esta sempre mudando e apagando o passado.

Protesta também contra o aumento das passagens. A partir de não sei quando a passagem vai para R$ 3.99. Isso é caro em tempo de  UBER. Para uma família de quatro pessoas, já compensa chamar um UBER para se deslocar entre diversos pontos da cidade. Até os motoristas e cobradores já predizem que vai haver "perda de passageiros".