quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

História da descoberta do Iturbe Lounge Bar em San Ignacio Guazu

 

Foto enviada por Lourdes Paniagua. A casa* onde funciona o Iturbe Lounge Bar. 

Não recomendo a ninguém (a nadie), que me acompanhe em uma "primeira viagem" de pesquisa a algum lugar. O motivo é que essas viagens são verdadeiras caçadas ao tesouro e inclui caminhadas, perda de caminhos, curiosidade o que leva a bater em portas diferentes para fazer perguntas e conversar com as pessoas. 

Este "post", o quarto na lista de publicação sobre a viagem de pesquisa a San Ignacio Guazu é uma mostra de como a "Serendipidade" é uma companheira. A serendipidade está presente naquelas ocasiões em que quando você procura uma coisa acha outra ou mesmo quando não procurando encontra algo bom de surpresa. 

Parece que vai ter música: "peña" musical 

Na operação pente-fino de descobertas na cidade de 413 anos, eu já estava nas ruas às 6h da manhã. Em Foz, me levanto às 9 reclamando. Por volta das 7h já estava no centro onde estão dois museus, um municipal e um diocesano. Foi nessa ocasião que passei na frente de uma casa antiga que primeiramente não me chamou a atenção. Nessa passagem, escutei música brasileira vindo do seu interior. Era a nossa saudosa Marília Mendonça cantando. Achei interessante mas isso é só uma casualidade. Continuei andando. 

Mais tarde após ter visitado o último museu, passei na esquina onde está a casa mas minha rota não passaria tão perto dela. Daí, outra vez escutei música brasileira. Me pareceu um pagode. Aí entrou em ação o instinto de caçador de novidades, garimpeiro de curiosidades. Me desviei da rota e me dirigi à casa. Vi uma pessoa lá dentro. Chamei a atenção dela e anunciei: "passei pela manhã aqui e ouvi música brasileira, Era uma cantora "sertaneja". A pessoa que até aí não sabia seu nome disse: Marília Mendonça. Continuei dizendo que agora passo e escuto de novo música brasileira. Então pensei vou entrar para ver o que está acontecendo. 

Tudo preparado para a noite

"Qual é a história dessa pessoa que escuta música brasileira a 410 quilômetros da fronteira Brasil-Paraguai? Assim descobri Lourdes Paniagua e o seu estabelecimento o Iturbe Lounge Bar.      

Mas ontem, dia 14, seguindo minha programação para publicações sobre a cidade paraguaia histórica na Rota das Missões Jesuíticas Guarani, a Serendipidade me fez entrar em contato com Lourdes Paniagua solicitando uma foto da casa já que cometi o erro de não ter fotografado. Na conversa descobri que o Iturbe Lounge Bar é um dos lugares mais requisitados da cidade e que ontem, dia 14, Dia dos Namorados no Paraguai e em muitos países haveria programação especial com acompanhamento de violino. 


Jantar com acompanhamento de violino


Expliquei a Lourdes que minha viagem tinha o propósito de descobrir "tesouros escondidos" e que ela e o seu estabelecimento, com sua história, criatividade e simpatia eram exemplos desses tesouros. A especialidade da casa é no Estilo Tapas Bar, onde "tapa" significa petiscos, aperitivos para acompanhar bebidas e drinks ou seja happy-hour com almoços e jantares também dentro das ofertas.


Vi que Lourdes assina bebidas e drinks que ela cria e essa especialização me parece ser não só o cartão de visitas dela como algo do que ela se orgulha. 

*Não deu tempo ainda para pesquisar a história da casa e qual período pertence. Mas esta não é a última abordagem sobre a cidade e sobre o @iturbeloungebar



Nenhum comentário: