Visualização dos 30 Povos das Missões no Paraguai, Argentina e Brasil (Rio Grande do Sul) por cores |
Contexto: Foz do Iguaçu é parte desta história |
A primeira missão desta lista dos 30 povos a ser fundada no Paraguai foi San Ignacio Guazu (1609)**, seguida por Santa Maria de Fé (1647), Santiago (1669) e Santa Rosa de Lima (1698). Estas quatro ficam hoje no Departamento de Misiones no Paraguai.
Em seguida já em território do departamento de Itapúa seguem San Cosme y San Damián, Itapúa, Jesús de Tavarangue e Trinidad del Paraná. Totalizam sete no Paraguai. A oitava, Redução de Itapúa deixou de existir ficava em Encarnación (Encarnação).
Das sete atuais reduções no Paraguai duas são "patrimônio cultural" que constam na Lista da Unesco do Patrimônio Mundial na categoria "Cultural". São elas Trinidad del Paraná e Jesús de Tavarangue.
Das 15 reduções da Argentina, quatro são "patrimônio cultural" que constam na Lista da Unesco do Patrimônio Mundial na categoria "Cultural". São elas: San Ignacio Miní, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María la Mayor.
Das Sete Reduções ou dos Setes Povos no Rio Grande do Sul, Brasil, uma é "patrimônio cultural" que consta na Lista da Unesco do Patrimônio Mundial na categoria "Cultural". Estamos falando de São Miguel das Missões (RS).
Nota importante:
São Miguel das Missões, San Ignacio Miní, Nuestra Señora de Loreto, Santa María la Mayor e Santa Ana são um exemplo raro de um "site ou sítio transfronteiriço. São considerados um patrimônio único. Ou seja quando você visita San Ignacio Miní você está visitando um atrativo único formado por cinco remanescentes de reduções jesuíticas.
* Itapúa foi fundada primeiro em Posadas depois foi trasladada ao lado paraguaio para Encarnação. Porém não sobreviveu ao tempo e às mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário