segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Entendendo os 30 Povos das Missões: trocando em miúdos

Visualização dos 30 Povos das Missões no Paraguai, Argentina e Brasil (Rio Grande do Sul) por cores 


 



A primeira coisa que me vem à mente quando penso nos 30 Povos das Missões é que eles são um conjunto. Formam um todo. A segunda é que eles estão em três países. São oito no Paraguai, 15 na Argentina e sete povos no Rio Grande do Sul.  No total, a obra dos jesuítas guarani foram mais de 80 Povos. Sobraram 30 assim que dá para identificar. 

Entre povos que não vingaram estão o de Hernandarias e o da Boca do rio Monday (PY) e Santa Maria do Iguaçu possivelmente no lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu. A primeira imagem, acima é perfeita para visualizarmos já que estão separadas por cores. 


Vizualisação dos 30 povos das Missões acompanhada por uma lista lateral. 

Já a segunda imagem (acima) mostra a localização de cada antiga "redução" ou "missão". Uma vantagem desta imagem é que ela traz uma lista. 



Contexto: Foz do Iguaçu é parte desta história

A terceira imagem mostra o alcance da Região Missioneira ou seja a
área de ação da Província Jesuíta mostrando seus limites com uma linha pontilhada em vermelho. Os meu leitores de Foz do Iguaçu e Região das Três Fronteiras podem ver que estamos dentro da região jesuítica portanto estreitar os laços entre Foz do Iguaçu e as reduções no Paraguai, na Argentina e no Rio Grande do Sul não são nenhuma "viagem na maionese".  

A primeira missão desta lista dos 30 povos a ser fundada no Paraguai foi San Ignacio Guazu (1609)**, seguida por Santa Maria de Fé (1647),  Santiago (1669) e Santa Rosa de Lima (1698). Estas quatro ficam hoje no Departamento de Misiones no Paraguai. 

Em seguida já em território do departamento de Itapúa seguem San Cosme y San Damián, Itapúa, Jesús de Tavarangue e Trinidad del Paraná. Totalizam sete no Paraguai. A oitava, Redução de Itapúa deixou de existir ficava em Encarnación (Encarnação). 

Das sete atuais reduções no Paraguai duas são "patrimônio cultural" que constam na Lista da Unesco do Patrimônio Mundial na categoria "Cultural". São elas Trinidad del Paraná e Jesús de Tavarangue. 

Das 15 reduções da Argentina, quatro são "patrimônio cultural" que constam na Lista da Unesco do Patrimônio Mundial na categoria "Cultural". São elas: San Ignacio Miní, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María la Mayor. 

Das Sete Reduções ou dos Setes Povos no Rio Grande do Sul, Brasil, uma é "patrimônio cultural" que consta na Lista da Unesco do Patrimônio Mundial na categoria "Cultural". Estamos falando de São Miguel das Missões (RS). 

Nota importante: 

São Miguel das Missões, San Ignacio Miní, Nuestra Señora de Loreto, Santa María la Mayor e Santa Ana são um exemplo raro de um "site ou sítio  transfronteiriço. São considerados um patrimônio único. Ou seja quando você visita San Ignacio Miní você está visitando um atrativo único formado por cinco remanescentes de reduções jesuíticas.    


* Itapúa foi fundada primeiro em Posadas depois foi trasladada ao lado paraguaio para Encarnação. Porém não sobreviveu ao tempo e às mudanças.

** San Ignacio Guazu foi fundada em 1609 no atual Paraguai. Em 1610 foi fundada a San Ignacio Mini no atual Norte do Paraná, Brasil onde hoje fica a Cidade de Santo Inacio (PR). Graças à perseguição dos bandeirantes a cidade foi trasladada para o que hoje é Argentina e é o atual Patrimônio Mundial Cultural de San Ignacio Miní na municipalidade argentina (misionera) de San Ignacio. 


Nenhum comentário: