Urubu-de-cabeça-vermelha, Cathartes aura*, Yryvu akã pytã - Jote de cabeza roja, ou turkey vulture (Portal dos Animais) |
O que dá a Chrostowski o título foi, primeiro, sua dedicação exclusiva ao Paraná. Segundo, ter contribuído com a inclusão de 52 táxons (táxa) na lista de aves paranaenses. Um táxon pode ser uma espécie, gênero, família etc. A foto abaixo é uma de três que ilustram o que Chrostowski fez. Esse trabalho não é a obra completa dele pois o livro é de 1911. Ele morreu em 1923.
A imagem é um recorte do livro publicado em polonês Kolekcya ornitológiczna ptaków paranskich ou Coleção Ornitológica de Pássaros Paranaenses". O táxon em questão é a família. Trata-se do urubu-de-cabeça-vermelha (Yryvu akã pytã, em guarani). Nome científico ou espécie Cathartes aura. A grande sacada do Chrostowski foi anotar a presença dele no Paraná. E especificamente na Colônia, hoje distrito de Paulo Frontin chamada Vera Guarani (Verá Guarani / Brilho Guarani).
Trecho do livro de Chrostowski onde consta local onde o exemplar foi coletado (morto**) e a data 3 de 3 de 1911 (Clique para ampliar) |
Uilizando o Goggle tradutor dá para garimpar parte da anotação, Depois de dizer que havia um caos nas descrições e nomenclatura dos urubus neotropicais coletados por pesquisadores, ele explica: "A sistemática é baseada na cor das partes nuas da cabeça e do pescoço, mas como a cor dessas partes desaparece nas peles preparadas, surgiram contradições nas descrições". Na última nota na imagem Chrostowski cita o ornitólogo francês Louis Jean Pierre Viellot autor do livro Histoire naturelle des oiseaux de l'Amérique Septentrionale (História natural dos pássaros da América Setentrional) publicado em 1807 /1808. Então, aí vemos que ele descreveu a ave, deu uma referência geográfica - colocando a pequena Verá Guarani no mapa ornitológico.
Notas
* Cathartes vem do grego e quer dizer "catarse", limpeza ou purificação. O urubu é um purificador do ambiente. Este urubu é uma das três espécies presentes no Parque Nacional do Iguaçu inclusive nas Cataratas do Iguaçu.
** Não se assuste! Os pássaros e outros animais coletados por antigos pesquisadores eram mortos. As expedições tinham, caçadores assim como tinham cozinheiros. No governo de Getulio Vargas, foi criado em 1937, o Conselho de Fiscalização das Expedições Científicas que pouco a pouco acabou coa expedições como conhecíamos e abriu espaço para iniciativas de apoio à ciência brasileira - já prevendo a criação de parques nacionais.
Mais sobre a fiscalização de expedições
Ruínas e Urubus, História da Ornitologia Paranaense de Fernando C. Straube
Nenhum comentário:
Postar um comentário