terça-feira, 18 de abril de 2023

No dia do Indio lembramos as antigas Mostras Gastronômicas Indígenas do René Sepúlveda

 
Foz do Iguaçu é uma terra onde a criatividade brota como relva e jorra como água. Tudo o que você pensar hoje, no sentido de ideia fantásticas, já jorraram antes e alguém, heroicamente, já fez. O que acontece é que pode não ter continuidade. Destaco hoje a quinta versão da Mostra da Culinária e Cultura Indígena de abril de 2007. 

Note que esta foi a quinta versão. Até onde foi? Quem estava à frente dela era o chefe René Eduardo Sepúlveda, então presidente da AGAB-CO que significa Associação de Gerentes de Alimentos e Bebidas da Costa Oeste. O que terá acontecido com a AGAB da Costa Oeste? Transcrevo o texto:

A Gazeta do Iguaçu - PAGINA 14

SEGUNDA FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2007

Associação lança mostra indígena amanhã em Foz

A mostra vai ser dia 19 de abril, mas o lançamento será dia 2: com um grupo de indígenas, artesanatos e autoridades

Assessoria

O Dia do Índio em Foz do Iguaçu é comemorado com muitas atividades artísticas, culturais e gastronômicas. Toda essa programação faz parte da V Mostra da Culinária e Cultural Indígena promovido pela AGAB-CO -Associação de Gerentes de Alimentos e Bebidas da Costa Oeste. Amanhã, dia 3. será lançado o evento para autoridades, tribos e imprensa local, no Hotel Rafain Centro, às 9h30. Além da apresentação do projeto, índios de diferentes tribos vão estar presentes para mostrar um pouco mais da cultura e também do artesanato. Eles vão estar à disposição dos convidados para ensinar como fazer peças com produtos extraídos da natureza, dançar e cantar.

Este ano, a mostra vai ser realizada no Centro de Cultura e Tecnologia para o Artesanato - Ñandeva, no Parque Tecnológico de Itaipu, no dia 19 de abril. Cerca de 200 índios, de seis diferentes tribos vão participar, preparando os pratos típicos de cada aldeia, jogando futebol, fazendo apresentações artísticas de danças e corais. Seis aldeias vão estar presentes na mostra: MBya Guarani (Porto Bertoni/PY) Maká (Ciudad del Leste/PY), Ache (Naranjal/ PY), Caigangues (Nova Laranjeiras/BR), Avá Guarani Tekoha Аñetete e Tekoha Itamarã, ambas de Diamante do Oeste, Paraná. 

A organização da mostra acredita que cerca de 2 mil alunos do Ensino Fun- damental devem visitar e participar de todas as ativi- dades do evento. Também estão sendo esperados acadêmicos das faculdades de Foz e cidades vizinhas, além de convidados e autoridades

"Essa é uma oportunidade que oferecemos estudantes das escolas Foz para conhecer como os índios vivem atualmente e tudo o que são capazes de desenvolver". [apontou] o presidente da AGABO René Eduardo Sepúlveda.

Este ano, uma grande infraestrutura está sendo montada no espaço Ñandeva, destinado para a mostra, e vai contar ainda com a participação direta de muitos profissionais da área gastronômica. Exemplo disso são os acadêmicos de Nutrição da Uniamérica, do Provopar, que vão preparar e servir o café da manhã e lanche da tarde para os indígenas.

Outro grupo impor "É uma oportunidade que oferecemos te que vai contribuir com como os índios vivem" sucesso desse evento ( turma de gastronomia que o Provopar/Foz oferece para a qualificação da mão de-obra. "Esses novos profissionais vão ter na prática o que estão aprendendo e ainda poderão estar diretamente em contato com diferentes tribos", ... René Sepúlveda. Informações (45) 9111 2296.



Nenhum comentário: