quinta-feira, 20 de julho de 2023

Foi por pouco Aviador Santos Dumont: o que teria sido da área das Cataratas do Iguaçu caso o Pai da Aviação não tivesse passado por aqui em 1916?

Título definitivo de Jesus Val sobre as 1.008 hectares ao redor dos "Saltos" 

Obrigado Santos Dumont! Vir às Cataratas foi seu voo mais alto! Sua visita continua rendendo!

Uma lista mais ou menos cronológica das tentativas de apoderação da área das Cataratas do Iguaçu:


1. Jesus Val ganhou as terras da Colônia Militar por ordem do Ministério da Guerra e Colônia Militar  por Título Definitivo assinado em 13 de Janeiro de 1912 (Documento acima)

2. Jesus Val faz negociação com Frederico Engel para tocar o hotel localizado na "esplanada do saltos" 


O Hotel Engel-Jesús Val na "Esplanada dos Santos"

3. Engel guia Santos Dumont na visita às Cataratas e na visita entrega Jesus Val como sendo um particular estrangeiro (1916)

4. Santos Dumont vai a Curitiba e intervem perante o Governador

5. Terra é desapropriada.Val vai para a Justiça (1916 - 1919). No final do processo tanto Val como Engel da iniciativa privada de Foz saem perdendo.

6. A Desapropriação da terra joga por terra negócios de Jesus Vaz com Aníbal Barbosa de Buenos Aires que pretendia construir uma Usina Hidrelétrica, um Hotel e uma Serraria. Havia multa por rescisão de contrato. O que deve ter afundado Val em dívidas. 

Hotel de Jesus Val - projeto "europófilíssimo"

Usina hidrelétrica de Jesús Val

Olaria de Jesús Val


7. Jorge Schimmelpfeng cresce os olhos naquela direção e começa fazer o Hotel Modelo dele (Anos 1920)

O Hotel Modelo de Jorge Schimmelpfeng


8. Mais tarde e já em operação, o Hotel Modelo pega fogo


9. Os próximos olhos a olharem na direção do "terreno da Galinha de Ovos de Ouro" foi o Governo Federal  que começa a construir o Hotel das Cataratas 



10. Hotel é inaugurado (1958) . O Rei do Turismo ganha a concessão; Quebrado,já que os cassinos foram fechados no Brasil, passa concessão para a RealTur do grupo da nascente REAL que termina nas mãos da Varig / Tropical 

11. Governo do Estado lidera iniciativa sui generis de uma revitalização do Parque Nacional do Iguaçu (1996/1967) tentando dar um golpe na Nação. (ver item 14)

12. Definido consórcio da Área de Visitação em 1999/2000. Ganha o  Consórcio SATIS que virou Cataratas S.A. que virou Cataratas URBIA (2022). 

13. Próximo golpe foi dado pelo Governo Federal que detonou a Varig/Tropical que terminaram falindo (2007)

14 Paraná registra em 2º Cartório de Registros de Foz do Iguaçu as ex-terras de Jesús Val como de propriedade do Estado. Justiça Federal anula registro (2012 - 2020)

15. Entra a Orient Express (2007)

16. Orient Express passa para a Belmond Hotéis (2014)

17. Belmond Hotéis é adquirida pelo grupo LVMG (Louis Vuitton Moët Hennessy).

18. Governo do estado cresce o olho e faz lei que estadualiza a arrecadação do Parque Nacional do Iguaçu (1920)

19. O Presidente Bolsonaro na política de abrir as porteiras para deixar o gado passar teoria defendida pelo seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, criou um estilo de neo-concessão modelo atrelado ao BNDES que entrega tudo que estiver dentro de um Parque Nacional a uma única concessionária. É previsível "desgostos" e desavenças no ar.

É o capítulo em que estamos! Proteger as Cataratas por seu valor Intrínseco, Paisagístico, Cultural, Natural e Espiritual é obrigação de todos. Sempre lutando para que estas maravilhas não tenham dono a não ser o povo brasileiro e os povos do mundo que fazem um desfile para aqui chegar e se beneficiarem daquele ambiente que Santos Dumont viu.

Aviso: 

Todas as informações são parte da Memória da Justiça Federal no Paraná. O processo inteiro está disponível para todos os olhos em PDF. Ou A Q U I Basta clicar!     

Nenhum comentário: