segunda-feira, 24 de julho de 2023

O Chaco Brasileiro - um bioma que o Brasil apagou

Assista o vídeo

A tarefa trinacional de hoje é apresentar a engenheira florestal Vane Costa

Parece que o brasileiro só sabe que existe um lugar chamado "Chaco" porque escuta falar que houve uma "Guerra do Chaco". Já para muita gente que transita entre Foz do Iguaçu e o Paraguai (quer dizer microcentro de CDE), é popular a expressão Chaco Boreal. E se perguntamos o que é Chaco Boreal, a primeira reposta será: é uma empresa de ônibus que liga Foz do Iguaçu a Hernandarias; Ponto para a empresa!


Minha missão hoje é apresentar uma mulher daquelas que não gostam de ver o mundo na mesmice. O nome dela é Vande Gosta, engenheira florestal. Eu nem sei onde ela mora. A Dra Vane Costa fala no vídeo sobre o Chaco que é "um bioma brasileiro que o Brasil não reconhece". No vídeo a nossa engenheira divulgadora científica lembra que o Chaco Sul americano é dividido nas seguintes porcentagens por país:
Argentina (40%), Bolívia (35%), Paraguai (20%) e Brasil (5%).
No Brasil o Chaco entra no bioma pantanal. Acho que é um bom tema para começar uma semana.

A cidade brasileira que representa o Chaco brasileiro é Porto Murtinho (MS) em frente a Carmelo Peralta no Paraguai. Nos comentários alguém lembra que esta região do "Pantanal" tem o nome de Nabileque. Mais uma coisa que lembra a necessidade de integração de informações entre os países chaquenhos Vane Costa

Nenhum comentário: