segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Caiaque Pólo de Foz. Guarde esta foto!


Memorize este símbolo. Este foi o logo do Campeonato Paranaense de Caiaque Pólo que aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, quer dizer, terminou ontem. O evento foi realizado nas piscinas do Centro de Convivência no bairro do Morumbi aqui em Foz do Iguaçu. Participaram equipes nas categorias inciante, cadete e aberta. Muito bonito ver pequenos iguaçuenses descobrindo um esporte tão completo como o caique pólo. Esporte que inclui o domínio do remo, do jogo e da bola e tranquilidade na água. Anote aí no seu diário. Voltarei ao assunto sobre este campeonato.

O Morumbi!

Sobre o Morumbi como um bairro até recentemente discriminado, é muito bonito ver a "promessa" de futuro. Falando em Morumbi, recentemente eu estive conversando com pessoas da Associação de Moradores. Um dos assuntos foi: quando o essa região deixou de ser cahamada de Chicão, para ser conhecida como "Morumbi". Vale dizer que não é só morumbi. São Morumbi I, Morumbi II, Morumbi III e Morumbi IV.

Além de ter o apelido de Chicão, a região conhecida como São Francisco, se chamava Rincão do São Francisco. Perguntei por quê? Me disseram que se era rincão deve ser porque era um cantinho. "'Rincão' significa 'canto', lá no Rio Grande", me disse um dos membros que é de origem nordestina ou mineira. Explicaram ainda que São Francisco mesmo é a diocesse. "Mas Parece antigamente que São Francisco era uma "gleba" que ia daqui até o Parque Nacional (do Iguaçu).

Mas gleba de quem? Como era o nome da gleba? - perguntei. Olhe o negócio é o seguinte, disse um dos interlocutores, se aproximando e soprando no meu ouvido: "dizem por aqui que a gleba, essa que estamos falando, era do Santos Dumont". Eu acho, continuou, que só pode ser. Por que o parque era do Santos Dumont, não era?

E assim fomos conversando por horas descobrindo coisas desse bairro-região de Foz do Iguaçu.

(Para saber mais sobre o campeonato, veja texto de Iran Schleder da Federação)

Nenhum comentário: