sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Foz de ontem, hoje. Mas se indo


Logo o asfalto cobrirá esta estradinha de chão vermelho. A camada preta e onipresente do asfalto vai permitir a ligação "expressa" entre a Avenida Costa e Silva e a Avenida das Cataratas. O projeto desviará o trânsito pesado de outras áreas da cidade, descongestionando o espaço e permitindo que as pessoas cheguem mais rápido aonde quer que possam ir.

No linguajar burocrático-politiquês este trecho se chama Lote 2 da obra financiada pelo Governo Federal com recusros da Caixa Econômica Federal. Esse pedaço de caminho vai da Avenida Felipe Wandscheer até o rio Mimby, onde se construirá uma ponte de uns R$ 120 mil, graças ao Programa Pró-Cidades. Ontem, havia dezenas de crianças tomando banho no rio de águas algo escura do rio Mimby - graças aos esgotos ilegais e legais lançados quilômetros antes.

O som de crianças rindo se misturava com o som da água que caía de uma cachoeirinha e do barulho de corpos inocente caindo na água. Como as crianças são belas e inocentes! Mas até isso, logo eles não terão mais. Serão histórias que eles contarão aos netos.

A casinha típica de uma Foz do Iguaçu que já não é, logo vai sair do local. Junto com ela, irão os patos, as patas e exército de patinhos que hoje ainda estão por ali. Foz ganhará uma avenida moderna desafogadora de trânsito. Por ela, em breve, passarão carros, automóveis, caminhões, ônibus, viaturas da PM, do IML, do SAMU-SIATE. A paz terá sido expulsa. A paz será já era. A terra vermelha será coberta de asfalto. O asfalto cobrirá as histórias e pegadas, de gente e bichos, desta terra aí.

Nenhum comentário: