sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Campanha da Fraternidade 2009: Paz é fruto da Justiça


O Carnaval terminou. O ano, oficialmente começa no Brasil. As TVs já começam a pautar o peixe e o chocolate que levam à Páscua (consumo). A Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade. A Paz que todo mundo diz que quer é fruto da Justiça. E, demos uma de Pôncio Pilatos e perguntemos "o que é justiça?" Seja lá o qual conceito tenhamos de justiça - a foto da campanha faz lembrar a Justiça Social que tem a ver com uma melhor divisão de benefícios e ônus.

No caso das pautas do peixe e do chocolate, destaca-se que o bacalhau do Porto está mais caro e que o peixe em geral subiu (o preço, não as cachoeiras para desova). E quantos brasileiros realmente vão comer bacalhau do Porto? Se a Paz é fruto da Justiça, entendo uma de duas coisas: ou nunca tivemos justiça ou nunca vamos ter paz.

Em Foz do Iguaçu, minha aldeia, terra onde a Justiça da divisão de ônus e bonus da prosperidade leva a juventude à extinção e à morte matada, nos resta pensar e refletir sobre o tema oficial da Campanha da Fraternidade: Segurança Pública com essa espécie de Justiça.

5 comentários:

Anônimo disse...

é realmente lindo o trabalho q vcs fazem

Marcela Eduarda disse...

o trabalho q vcs fazem é realmente lindo

Anônimo disse...

Cadê o amaor pelo próximo, o carinho pelas pessoas, o interesse pelo aprendizado e prática do GENUINO evangelho de Cristo?

Anônimo disse...

Cadê o amaor pelo próximo, o carinho pelas pessoas, o interesse pelo aprendizado e prática do GENUINO evangelho de Cristo?

Unknown disse...

Oi, acho o trabalho que vocês fazem mutito interessante! parabéns!!