sábado, 26 de setembro de 2009

Dia do Turismo: Festival Gastronômico no Centro de Artesanatos de Foz do Iguaçu II


Foto Marcos Labanca

Você ainda pode ir ao Festival Gastronômico e Cultural que está acontecendo no Centro Gastronômico de Foz do Iguaçu, em frente ao Hotel Bourbon até amanhã Dia Mundial do Turismo. Há barracas de comidas de Missal, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena e outros municípios que pertencem ao roteiro Caminhos do Lago de Itaipu. Há também danças, música e apresentações italianas, alemãs, polonesas mas tudo daqui (não é da Alemanha não). Esse pessoal está se organizando turisticamente. E turisticamente aqui significa que traga público à região e gere negócios e rendas.

Há uma entidade chamada Instituto de Turismo e Eventos dos Caminhos do Turismo Integrado ao Lago Itaipu. Nome grande, né? Deixe-me explicar: esse é o nome que está no papel. É a pessoa jurídica. O nome fantasia é Caminhos ao Lago Itaipu Convention & Visitors Bureau. Se você não entende ainda o que é Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) de Foz do Iguaçu talvez entender o CLI-CVB seja difícil.

Mas não precisa. É uma entidade que congrega empresários interessados em fazer "explodir" o turismo na ex-Costa Oeste incluindo Foz do Iguaçu. E turismo não é só uma coisa ondes poucos ganham. Turismo é negócio. Mas é também cultura, valorização das coisas locais, injeção de orgulho das coisas locais e muito mais. E todos devem ganhar com isso. A diferença é que Foz do Iguaçu, agora como Destino Indutor do Desenvolvimento Turístico-econômico de 45 municípios do Oeste, entre eles Cascavel, é parte desse movimento. Antes não. Antes Foz do Iguaçu era um Planeta independente firmemente localizado no Limbo.

Por isso, nesta semena do turismo, se voce puder vá visitar a Feira Gastronômica e veja o que os municípios oferecem em comida, bebida, dança, indústria, educação e outras possibilidades. Permita-se captar o espírito da coisa. Finalmente, cada Dia do Turismo tem um tema que dura até o próximo dia do turismo no ano seguinte. Assim amanhã, dia 27, é dia de comemorar a diversidade e o turismo é apresentado como veículo. Turismo: celebrando a diversidade! Esse é o tema do turismo hoje. Abra o olho para ver (e gostar d')a diferença.

Um comentário:

Marianinha disse...

Boa noite!!!

Estou a procura da Erva mate Kurupi para tererê... meu esposo é apaixonado pelo Paraguay e eu gostaria de fazer uma surpresa, trazendo pra ele a erva do tererê........ acaso poderia me ajudar?

Obrigada!