domingo, 28 de fevereiro de 2010

A Gruta Ecumênica do Sâo Francisco Morreu! Desculpe-me padres, mas não gostei



As obras terminaram! A antiga Gruta Ecumênica da Paróquia São Francisco no Morumbi em Foz do Iguaçu acabou. Em seu lugar foi colocada uma cruz que sem dúvida deve celebrar alguma coisa importante. Mas a Gruta Ecumênica acabou e eu não gostei. A Igreja faz o que quiser. Infelizmente repetimos o que acontece em toda a cidade que jé é pobre em esculturas, obras e qualquer outra demonstração de arte. O fim da gruta é para mim, que sou exagerado, o fim de uma época e a Igreja do São Francisco para mim não tem nada mais para ser mostrado - no que tange à arte inspiradora.

Aqui está a antiga gruta - que mostrava São Francisco falando com mulçumanos. A gruta sempre me chamou a atenção. Foi na época das Cruzadas quando em plena guerra, São Francisco se dirigiu ao acampamento militar árabe-mulçumano para conversar - criar pontes. Numa cidade como Foz do Iguaçu, o exemplo era singular!
Esta última foto é intermediária. Incorporando o papel do 'bairronauta' registrei aqui os momentos finais da morte da Gruta Ecumênica. Para fazer justiça à iniciativa de construção da Gruta, gostaria de saber quem foi o idealizador da Gruta Ecumênica, em que época foi e qual foi o motivo da iniciativa? Isso leva a querer saber o que mudou para que ela fosse extinta e substituída. Não creio que São Franscisco fizesse isso se estivesse trabalhando no bairro! Faria?

As outras postagens:
São Francisco e os Muçulmanos
Já era!Gruta Ecumênica

Nenhum comentário: