quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Peugeot 3008 2010 é lançado em Foz. Evento valorizou a fronteira

Este carrão foi lançado ontem pela manhã aqui em Foz do Iguaçu. Consegui colocar a materia na capa do Caderno de Turismo da Gazeta do Iguaçu de hoje. Isso porque para mim o lançamento valorizou "coisas da fronteira". Quem quer que tenha bolado o lançamento do carro podia tê-lo feito usando, como pano de fundo, as Cataratas ou a Itaipu. No meu modo de ver, ao escolher o Aeroporto de Foz (foto) e passar por lugares comuns da fronteira que serão percorridos por motoristas normais, os idealizadores confirmam o que eu sempre pensei: os atrativos da fronteira são muitos. Para quem é de fora e passa por um estrutura de migração em uma "fronteira de país", essa "passagem" é uma experiência pessoal cheia de possíveis significados, nervosismos mesmo que tudo esteja em ordem e o mundo esteja em paz. Um "checkpoint" -ponto de checagem é sempre um checkpoint. Você pode ser mandado de volta, você pode ter a saída negada, pode faltar documento do carro e sua carteira da OAB, Exército Brasileiro, da Marinha, do SUS não serão aceitas. O passageiro, o motorista, o viajante estarão ansiosos para deixar seu país para trás e louco para ver e experimentar o outro lado e sair da mesmice de seu país nem que seja para encontrar fronteiriços na mesmice, a mesmice do outro lado e a falta de "tesão" de quem vê tudo aquilo todos os dias. Por isso ontem quando fui à "Aduana Brasileira" (errado não é só Aduana, é PF, é RF, PRF é Vigilância Sanitária, é Saúde Animal) e vi os carros se preparando para passar a fronteira e notei que os motoristas e passageiros dos 20 Peugeot 3008 2010 estavam ansiosos, vivendo o momento. Pensei: esta é a foto! O Roger Meireles, fotógrafo, me lembrou que poderia ser preciso autorização para tirar a foto na estrutura oficial chamada de "Zona Primária" (às vezes são as duas coisas). Que autorização? Logo me vi meio controlando o trânsito. Espere um pouqinho! Venha, venha! Aqui! Essa é minha fronteira. O policial Rodoviário Federal observava os carros! Eu que estava de camisa camuflada - cor laranja - controlando o trânsito informei ao policial que eram os novíssimos P 3008 2010 estreiando uma encarnação no Brasil e Argentina. Imagine se policial rodiviário federal não gosta de carro! As placas de todos os carros eram de Porto Real. Eu, em genuína ignorância, pensei alto: essa cidade existe? O policial se juntou à minha dúvida: nunca ouvi falar mas já vou procurar no mapa! E eu já vou correndo para o Google, disse eu. O que terá acontecido em Puerto Iguazú onde os carros foram estacionados na redondeza do restaurante Acqua? Dever ter fundido a cabeza de todo mundo lá. ¿¡Puerto Real!? ¿Existe eso? E em Wanda? Aí sim deve ter causado uma muvuca!

Coloquei outro texto sobre o mesmo assunto no blog Notas do Turismo Foto 1 Roger Meireles / Foto 2 Cortesia ICVB
Confira abaixo links que vou colocando para material sobre o assunto:
Auto Esporte

Nenhum comentário: