segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Adeus TTU! Terminal vai deixar de ser integrado

Desde 2007, o Blog de Foz tem trabalhado para divulgar como funciona o Terminal de Transporte Urbano (TTU) de Foz do Iguaçu que desde sua inaguraçao em 2003 serviu como um terminal integrado. Um estudante da Uniamérica ou Unioeste que more no Morumbi ou Porto Meira ainda pode pegar o ônibus Porto Meira-Ponte, ficar no TTU e lá dentro sem pagar outra passagem, pegar o ônibus da Linha Universitáría e ir até a faculdade. A partir do dia 14,deste mês, ele não mais poderá fazer isso. Ele vai desembarcar no TTU - que não é mais integrado e lá, pagar outra vez, para ir a até a Universidade.

O TTU deixa de ser integrado e assim acaba o transporte urbano integrado ligado a ele e passa a existir, a partir do dia 14, a integração dos transportes via cartão Único. Se você tem o cartão Único, a integração funcionará dentro dele. O cartão contará o tempo em que você embarcou no Morumbi, Três Lagoas ou na Casa-do-Chapéu e lhe permitirá embarcar em outros ônibus sem que o cartão cobre nova passagem desde que esteja dentro de um complexo sistema de contagem que integra a viagem.

Hoje a palavra "integrado" já está sendo apagada dos ônibus na maior das sutilezas. O Blog de Foz continuará o trabalho de explicar como andar de ônibus em Foz do Iguaçu. Não sei se voce sabe, mas o blog recebe visitas de todo o Brasil, Mercosul e outros continentes consultando sobre ônibus e como circular na região usando o ônibus urbano. Para você que está lá fora, em Brasília, Porto Alegre, Buenos Aires ou Lisboa, lhe aviso: vai ficar mais complicado andar de ônibus em Foz do Iguaçu. Você vai pagar mais caro porque você ainda não tem cartão Único; vai pagar mais caro porque a "integração" acabou e vai ser mais explorado porque a informação sobre o assunto é mínima. Por enquanto veja A Q U I esta reportagem da RPC TV que anuncia as "mudanças".

* Más sobre el asunto en castellano
Changes in the Iguassu Falls Area local Bus System - English Info

Um comentário:

Pink Sisters disse...

Muito interessante. Me preocupa o discurso de implantação, e mais ainda as pessoas "encherem a boca" pra dizer que 90% do transporte urbano é adaptado para cadeirantes, quando isso já deveria abranger a totalidade, esperamos pra ver, e desejamos que as melhorias, como quase sempre, não estejam presentes somente nos discursos.