sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Notícias do 40º Travel Mart Latin America em Foz do Iguaçu II

William "Bill" Coleman
O Travel Mart Latin America  2016 foi o de número 40. Um importante número fechado. "No primeiro evento em Lima tivemos uns 50 suppliers e mais ou menos o mesmo número de "buyers". Muita gente que esteve no primeiro Travel Mart está aqui hoje e as empresas continuam no mercado embora alguma tenham sido vendidas a grupos maiores", disse Bill Coleman. Sobre a edição em Foz, a segunda do evento na cidade, Bill elogiou. "Deu tudo certo". 



O inglês Ben Box, editor do South American Handbook estava no Travel Mart  Latin America. Ele está na fronteira há dias onde esteve checando dados e atualizando informações para a próxima edição do livro que é referência para viajantes há 92 anos. A editora do livro mudou de donos ao longo do tempo mas permanece sendo uma "bíblia" para o viajante. Nesta viagem à fronteira ele fez levantamentos em Puerto Iguazú, Ciudad del Este e Foz do Iguaçu. Passou antes também em Encarnação, Paraguai. Ele também elogiou Foz do Iguaçu. "Se nota que a cidade mudou, há mais coisas para ver, para fazer, novos hotéis e mais agitação cultural", contou.        
Com Ben Box
Fui atacado pelo grave complexo do "papagaio de pirata" mas não poderia deixar de querer estar na foto com Ben Box. Cada indústria tem seus heróis e ele como editor do South American Handbook é um deles. Depois de Foz do Iguaçu ele está viajando para Caiena na Guiana Francesa onde acontece um evento de turismo. A viagem cobrirá também o Suriname e a Guiana Inglesa. Está começando uma movimentação interessante de turismo no norte da América do Sul. O contato é com operadores de grande porte na área de turismo de aventura na região que tem um pé no Caribe e outro na Amazônia com características próprias. Acima a foto da primeira edição do South American Handbook em 1924.       

Voltei ao estande da Napo Wldlife Center para me despedir. Gostaria de conhecer este projeto e quem sabe fosse possível replicá-lo no Brasil, na Argentina e no Paraguai onde as comunidades indígenas ou originais necessitam um meio de vida confiável e sustentável. Este projeto administrado pela comunidade Kichwa Añangu da selva equatoriana será para mim a lembrança do Travel Mart 2016. 



A Colombia esteve presente no Travel Mart Foz do Iguaçu por meio da Procolombia que é uma entidade oficial de promoção com a missão de promover as exportações do país em geral - o que inclui o turismo que é uma forma de exportação. A Procolombia tem escritório em São Paulo. Na foto, a assessora de turismo Natalia Mejía mostra um mapa do país localizado entre dois oceanos o Pacífico e o Atlântico. Um dos temas do "estande" foi o café colombiano. Eu quis saber a diferença da divulgação do 'café de colombia'  pelo tradicional Juan Valdez e a divulgação da Procolombia. Natalia Mejía lembrou que a divulgação da Preocolombia é institucional ao passo que a Juan Valdez é uma marca que pertence à Federacion Nacional de Cafeteros de Colombia.  



Outro colombiano presente no TMLA em Foz foi Hugo Vélez Lynton, gerente geral da empresa Panamericana de Viajes. Ele é responsável pelos destinos colombianos da empresa.  Esta é a Segunda Parte da postagem sobre o Travel Mart Latin America 2016 em Foz do Iguaçu. Confira também a Primeira Parte

Nenhum comentário: