sábado, 1 de junho de 2019

Gente feliz na Retirada de Kits para a 12ª Meia Maratona das Cataratas (2019)

Entrega de Kits para uns, Retirada de Kits para outros
O Marco das Três Fronteiras abre normalmente às 14h. Hoje, foi uma exceção. O atrativo abriu às 10h para a entrega de kits para os corredores da 12ª Meia Maratona das Cataratas. O Blog de Foz esteve no Marco das Três Fronteiras se contagiando com a alegria de atletas, corredores e seus acompanhantes. Confira algumas fotos! Click nelas para ampliar


Lilian Zarza de Assunção faz pose com uma das esculturas do Marco das Três Fronteiras.  Ela é parte de uma das equipes paraguaias que vieram participar na Meia Maratona das Cataratas. Ela é parte do grupo chamado "Chicas Runners" do Paraguai.
Marcelo Leandro Balduíno é de Foz do Iguaçu. Ele corre desde a primeira edição da Meia Maratona. Na foto Marcelo Leandro Balduíno está entre Carmem Mergen e Gabriela Balduíno. O pequeno João Miguel acompanha tudo. "Se deixar ele corre também", brincou.



Juceli Veronezi é de Pato Branco. Ela foi pódio da Meia Maratona em 2017 e prometeu que nesta edição vai dar pódio de novo.
 

Direto do Aeroporto
Já com a camiseta da corrida, prontos!
Charles Roberto Pranke, Lucinda Flach e Ana Maria Maldaner embarcaram em Porto Alegre às  11h30. Desembarcaram em Foz do Iguaçu e vieram direto do Aeroporto para o Marco das Três Fronteiras para pegar o kit de participação. Eles são de Dois Irmãos, região metropolitana de Porto Alegre.  É a primeira vez que eles vêm correr em Foz do Iguaçu, Lucinda Flach, ao centro da primeira foto, vai correr os 21 km. 

As irmãs Vitoria, Izadora e Beatriz de Ponta Grossa aproveitaram para testar a estrutura do Marco das Três Fronteiras. Na foto, Vitoria utiliza o telescópio do Marco para observar as Três Fronteiras. Perguntada sobre o que mais chamou a atenção na observação da área, ela disse que  foram os rios. "Este daqui (o Iguaçu) é mais marrom e aquele (o Paraná) é mais cinza e as águas não se misturam", contou.
 



Silvino Jorge Migliorini é de Laranjeiras do Sul (PR). Ele é veterano em corridas em Foz do Iguaçu. "No ano passado eu fiquei em terceiro lugar na minha categoria, a dos atletas com mais de 60", disse. Ele viaja com Tainara Vargas, amiga da família e a filha Lorena. Silvino contou que a primeira vez que veio a Foz do Iguaçu para correr foi nos anos 80. "Não me lembro mais o nome. Sei que era uma corrida que saía das Cataratas e percorria todo o trajeto até a Marinha". Opa, boa oportunidade para lembrar qual era o nome dessa corrida. Atenção Sérgio Lobato! Para quem é de fora de Foz explico que Sérgio  Lobato foi secretário de turismo de Foz do Iguaçu em diversas ocasiões e foi o criador ou idealizador de diversos eventos como a Pesca Internacional ao Dourado e o Festival Internacional de Paraquedismo. Não ficaria surpreso que se ele estivesse envolvido nessa corrida pioneira lembrada pelo nosso atleta Silvino Migliorini. Obrigado, Silvino! Você ajudou a cutucar a memória de Foz!   
 Margarita Caballero, Ana Liz Ramos e Amanda Almada vieram de Assunção, Paraguai e participam pela primeira vez na Meia Maratona das Cataratas. Elas posam aqui com o Quati personagem de Foz do Iguaçu. Elas sempre correm em Assunção. Entre as provas em que participam estão Meia Maratona de Assunção, Maratona Internacional de Assunção, Samsung Running, na Carrera de las Chicas - um evento em homenagem ao Dia da Mulher e na Music Running de 5km. 
Karina Tazinazzo do grupo de corredores de Paranavaí, Paraná, faz uma selfie no Marco das Três Fronteiras.
Foto um do corredores de Paranavaí
Foto dois dos corredores de Paranavaí
Os corredores de Paranavaí, possuem uma associação, a Acorrenor fundada há cinco anos e que já congrega mais de 180 pessoas. Vivian Tanaka Franco explicou que o grupo predefine provas para participar e na hora da viagem fretam ônibus, micro ônibus ou vans para marcar presença. Desta vez, na Meia Maratona, os 19 atletas participantes viajaram de micro ônibus. Os 19 atletas aparecem nas duas fotos acima.

No meio, de camisa verde, o biólogo Pedro Luiz Cazella Fogaça do grupo Cataratas do Iguaçu S.A. e a equipe de estagiários do Instituto    
E para concluir registramos a presença do Instituto Conhecer para Conservar formada por colaboradores da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. empresa que administra a área de visitação do Parque Nacional do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras. Em parceria com o Horto Florestal da Prefeitura de Foz do Iguaçu eles trabalham em um projeto para plantar 11.700 mudas de plantas até a próxima Meia Maratona em 2020. O número de mudas seria bom demais se fosse equivalente ao número de atletas inscritos - cerca de 4.800. Mas, pelo que entendi, como este ano se comemora os 80 anos do Parque Nacional do iguaçu, o número foi dobrado. As mudas serão plantadas em corredores ecológicos turísticos de Foz do Iguaçu. Os atletas devem apadrinhar uma muda. Ao passo que forem plantadas eles serão informados.



Nenhum comentário: