Está no ar o livreto digital "Cantos da Nossa Mata" lançado pelo grupo Birdwatching Foz este mês. O livreto é resultado da trilha educativa Aves do Meu Quintal ofertada no ano letivo de 2020. A formação contou com a participação de sete alunos das turmas de 1º ano "A" e "B" do Curso Técnico em Agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Manoel Moreira Pena (Colégio Agrícola), localizado em Foz do Iguaçu.
O lançamento do e-book ocorreu em um bate-papo mediado pela educadora ambiental Karini Scarpari, doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a participação dos idealizadores do curso, Derliz Moreno e Fabrício Vilela. A iniciativa foi concebida como uma "Pesquisa-Ação", na confluência inter e transdisciplinar entre a Educação Ambiental (EA) e a Educomunicação, tendo como foco a proteção da avifauna da Mata Atlântica – o segundo bioma mais biodiverso do planeta e que, hoje, possui somente 7% de área original. Na região Sul do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), que abrange 14 municípios, incluindo Foz do Iguaçu é
Baseado no método de Jornal Escolar do pedagogo Célestin Freinet, o modelo formativo desenvolvido pelo Birdwatching Foz teve seis encontros, os quais buscaram difundir e construir conhecimentos sobre as espécies de aves que integram a Unidade de Conservação (UC) regional. Promoveu-se o primeiro encontro presencialmente, em 9 de março de 2020, e os demais foram adaptados para a modalidade remota, devido à pandemia de COVID-19. Todavia, a retomada da trilha educomunicativa socioambiental aconteceu após quase cinco meses de intervalo, em 5 de agosto, e o percurso foi finalizado em 2 de setembro daquele ano. Encerrou-se a formação com uma aula teórico-prática de ilustração científica, ministrada pela Ilustradora Científica, Botânica, Naturalista, Ilustradora e Artista Visual, Cristiane Gardim. Ela ensinou aos jovens técnicas de desenho com materiais de fácil acesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário