Parte de um investimento de R$ 1.247.204,39 |
Blog de Foz / Meio Ambiente
O Parque do Monjolo deveria receber o título de Patrimônio Municipal Natural. Este não é um simples parque da cidade. Os observadores de pássaros, por exemplo, celebram a presença de várias dezenas de espécies de pássaros e aves que residem no Parque ou migram para ele ao longo do ano. Eles sabem extamente quais pássaros retornam todos os anos. O Parque do Monjolo foi criado para de alguma maneira proteger as nascentes do rio Monjolo. Mas agora o parque está em perigo graças ao "progresso". As recentes obras incluíram o lago do Monjolo na rota da drenagem das águas pluviais do atual bairro Monjolo. A solução técnica foi a criação de um equipamento que lembra uma barca, um batelão e até uma Arca ao contrário. O nome técnico dele é "dissipador de energia". O batelão deve servir para diminuir a velocidade da água e segurar objetos estranhos (lixo) depois de uma chuva. É parte do sistema de esgoto e "gestão" de água pluvial.
Logo depois da "arca" ou do batelão notei uma cicatriz na superfície do parque que serpenteava em direção ao lago. Segui a trilha da cicatriz. Me deparei com a "boca" de desague da água do bairro no outrora limpo lago mesmo com as piores chuvas. Como estava seco decidi entrar nele. Vi que havia umas três garrafas, uma de vidro e duas de termoplástico tipo polietileno (PET) ou polipropileno. Seja lá do que for não será bom para os peixes do Monjolo ou os pássaros residentes ou migratórios.
Isso muda tudo: na espera da primeira pessoa que faça uma ligação irregular de esgoto |
Não estou me metendo com a parte científica do projeto que é trabalho dos meus irmãos e co-humanos parentes os engenheiros. Temos também os irmãos arquitetos que se juntados ao projeto podem aplicar sua habilidade de construir coisas bonitas e agradáveis aos olhos e que se harmonizem com o entorno. Em um país como o Brasil que deu ao mundo um paisagista como Burle Marx, um paisagista certamente poderá ser de grande ajuda em projetos futuros de obras humanizadas na paisagem de Foz do Iguaçu. O sítio particular de Burle Marx acabou de entrar para a lista do Patrimônio Cultural da Unesco na categoria "passagem cultural". Com carinho, as obras de Foz poderiam buscar esta estética digna da mirada humana para a cidade!
Esqueci de pedir autorização para checar a obra |
Rendeu: saindo da boca de desague com duas garrafas e uma bolinha amarela |
Nenhum comentário:
Postar um comentário