segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Parque Monjolo em Foz é um ótimo lugar para observar pássaros

A ilha flutuante do Monjolo (ou será uma península?): mini paraíso de diversidade
Um close do capinzal na ponta direita da ilha

Água é vida -  O coração do Parque Mojolo ou Parque das Nascentes do histórico porém quase invisível e mal tratado Rio Monjolo em Foz do Iguaçu é uma ilha flutuante em uma das extremidades desse espaço público iguaçuense. O capinzal formado ao redor de um núcleo de aguapés e talvez alguma terra firme pois árvores pioneiras de bom porte, como as embaúbas,  já estão lá. 



Frango d'água (Gallinula galeata) no lado continental do Lago do Monjolo
Frango d'água (Gallinula galeata)

Em 15 minutos de estar sentado calmamente olhando as águas do lago agitadas por um ventinho leve, consegui anotar pelo menos 10 espécies de pássaros que só estão alí por causa da água, da ilhota flutuante de vegetação impenetrável para o homens e seus animais "cúmplices" como cachorro e gato.  

A lista rápida inclui um casal ou pelo menos dois indivíduos de carões (Aramus guarauna), várias jaçanãs (Jacana jacana), um frango d'água (Gallinula galeata), um socozinho, dois martins pescadores, várias tesourinhas (Tyrannus savana) , uma garça branca, vários chupins (Molothrus bonariensis) e muitas andorinhas. 

Todos os pássaros mencionados até aqui estão ligados à água inclusive os chupins que parecem terem ninhos na ilhota. Ao redor do Parque há uma palmeira, identificada até agora, pode haver mais, com ninhos de  caturritas. 
 
Um martim pescador observa o lago do alto do galho seco de uma embaúba

Ao redor do Parque em terrenos baldios com gramíneas que lembram o arroz, é possível escutar e ver tizius - também conhecidos como tizirro, saltador, veludinho  e papa-arroz. O nome científico tem um som curioso. Se você aprende nunca o esquecerá: Volatinia jacarina. Gostou do nome? Tudo no tiziu é interessante. O canto dele parece um assovio que soa como tiiizíu. Ele é chamado de saltador porque toda vez que canta, dá um salto para cima, fazendo um círculo no ar e volta para o mesmo lugar. A wikiaves assim explica o nome científico do tiziu: "do (latim) volatinia diminutivo de volatus = voo, pequeno voo; e do (tupi) jacarini = aquele que voa para cima e para baixo. Há tiziu em terrenos baldios ao lado de suas casas. Prestem atenção vizinhança do parque! Observem a natureza é bom para diminuir o colesterol. 

Brigas e perseguições acontecem. Duas tesourinhas, em um voo perigoso, perseguem um martim pescador. Em terra uma garça branca passa o tempo sobre suas longas pernas à espera de peixes. Ela sempre está a pouca distância dos iguaçuenses que passam horas, com suas varas de pescar, sentados à beira do lago. É um spot popular. Um pescador falou que não importa se pesca ou não. O importante é estar sentado horas sem celular, sem televisão e sem perturbação. Ele estava a uns três metros da garça branca que, de seu local estratégico, vigiava o anzol do pescador. É o que se pode chamar de compartilhamento entre espécies. Pescar no monjolo é uma espécie de ócio-pesca. Um um jovem senhor viu o blogueiro observando os pássaros e perguntou:

- Você não pesca? Se quiser eu consigo uma vara.  Ao saber que o lance era só olhar pássaros, jacaré (tem uma jacaré aí, cuidado, disse), gente (mamíferos)  o rapaz, para puxar conversa, disse: Já viu a garça? Não a branca aquela preta (o carão, da família dos ibis), apontando. Aí veio a pergunta da popular ornitologia gastronômica brasileira: dá pra comer garça?    
 

Nenhum comentário: